ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Internet no ensino-aprendizagem das Artes Visuais ____________________________________________________________________
Relatório Final Em primeiro lugar, gostaria mais uma vez de reforçar que escrever não é de todo o que gosto de fazer. Como já disse, adoro ler e comunicar oralmente, em especial ouvir e conhecer o “mundo” das pessoas que me rodeiam. Isso ajuda-me a partilhar ideias, experiências e saberes. Em termos de informática estou longe de ter o background que gostaria de ter. A cada Acção de Formação encontro sempre formandos muito mais actualizados e com muitos mais conhecimentos do que eu. Mas longe de me sentir incomodada com isso, sei que no final terei aprendido um pouco mais. É por isso, e apesar de actualmente estas Acções não serem financiadas e saírem um pouco dispendiosas, que as considero um benefício em proveito próprio e um bem comum, porque posso partilhar conhecimentos com outras pessoas e alunos. Valorizando-me intelectualmente e profissionalmente. Como tal, todos os anos tento pelo menos fazer uma Acção de Formação. Este ano lectivo 2008/09, tive alguma dificuldade em encontrar uma que me motivasse e em simultâneo fosse compatível com o meu horário e calendário escolar, com tudo o que isso implicava. Ao decidir-me por esta acção tive receio de estar a repetir a Acção que fiz no passado e que se chamava “Artes Plásticas na Internet”. Como não tinha acesso aos objectivos, não tinha maneira de saber se estaria a bisar saberes, no entanto achei que valia a pena tentar, já que iria aprofundar conhecimentos e só por isso já valeria a pena... Eis-me então aqui ao fim de seis sessões a escrever este relatório. Esta Acção de Formação foi um desafio para mim em todos os sentidos: desde a localização/espaço; ao tema e às suas potencialidades; ao facto de ter que trabalhar em grupo com alguém que não conhecia; ao facto de ter que realizar um trabalho de raiz de cariz individual e de grupo. Logo na primeira Sessão, deparei-me com o ter que ir para o centro de Lisboa, não me interpretem mal, até considero a capital uma cidade muito bonita, mas enfrentar a poluição e o stress do trânsito era de todo um mal que gostaria de evitar. Para além disso, estacionar não é fácil, são pelo menos duas ou três voltas ao quarteirão até conseguir um buraco exíguo. Uma verdadeira aventura! Depois quando cheguei ao lugar onde iria decorrer a Acção senti um pouco de claustrofobia, já que também a zona era muito pequena para tantos formandos (é que estou “mal” habituada, a uma sala de aula ampla), enfim, mas lá ultrapassei essa situação como qualquer ser humano que se adapta às circunstâncias da vida... 1
ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Internet no ensino-aprendizagem das Artes Visuais ____________________________________________________________________ PRIMEIRA SESSÃO A primeira sessão foi como sempre, igual a tantas outras. Etapas: - Preenchimento de dados pessoais e preenchimento de um inquérito à acerca dos nossos conhecimentos e expectativas sobre a Acção. - Breve apresentação dos Formadores quanto ao seu Currículo e fornecimento de sites, links e e-mails da Formação e Associação. - Apresentação dos objectivos e passos da Formação bem como explicação dos trabalhos de grupo e trabalhos individuais a desenvolver. Referindo os parâmetros da Avaliação. - Criação de um e-mail individual no Gmail. Dificuldades/comentários: Nesta primeira sessão não senti dificuldades na criação do e-mail uma vez que já possuía outras contas, precisamente no Gmail.
SEGUNDA SESSÃO No início desta sessão fiz um convite à colega Zulmira para se juntar ao nosso grupo, constituído por mim e pela Sara Freire. Foi um desafio pois se à Sara já a conhecia desde a Faculdade (sempre trabalhamos juntas, quer enquanto colegas de faculdade quer enquanto colegas de trabalho, no ano em que por coincidência efectivamos na mesma escola) à Zulmira não a conhecíamos se não desta Formação. Foi de forma espontânea que isso aconteceu e ela coitada meio atordoada lá aceitou trabalhar com duas desconhecidas, mesmo apesar de conhecer outras pessoas na Formação. Que corajosa! Considerei que trabalhar com alguém diferente iria proporcionar ideias novas e partilha de saberes, não nos permitindo a mim e à Sara ficar “agarradas” ao que era cómodo e habitual por já nos conhecermos tão bem. Claro que nesse dia senti alguma apreensão e penso que as duas terão sentido o mesmo. Para além disso, estávamos no início de uma Formação e sempre que isso acontece temos sempre aquele medo do desconhecido que se vai ultrapassando à medida que se vai aprofundando conteúdos.
2
ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Internet no ensino-aprendizagem das Artes Visuais ____________________________________________________________________ Etapas: - Foram escolhidos os elementos do grupo (para os que ainda não o tinham feito). - Foi preenchida uma grelha com os elementos que constituíam cada grupo de trabalho. - Os formandos fizeram pedidos de permissão para ter acesso como leitores ao blogue da Formação e pediram permissão para ter acesso como leitores/autores do blogue do diário da formação. - Os grupos de trabalho criaram um blogue de grupo. - Nesses blogues os elementos do grupo fizeram pedidos e aceitaram os convites para conceder privilégios de administradores, o mesmo acontecendo com os Formadores da Acção de Formação. - Foi elaborado em grupo ou individualmente um pequeno texto acerca da primeira e segunda sessão, que foi postada no Diário da formação. Dificuldades/comentários: Esta sessão foi um pouco cansativa, isto porque estávamos todos em fases diferentes e a repetição de passos tornou-se algo confusa. Ainda assim quando no sossego do lar fiz uma retrospectiva, tudo se apresentou de forma mais simples e fácil.
TERCEIRA SESSÃO Nesta sessão A Zulmira deu a sugestão do tema do Grupo: “ Composição” (composição na obra de Arte). Em conjunto decidimos que de forma individual iríamos abordar os sub temas: “Estrutura” ao cargo da Zulmira; “Movimento” ao cargo da Sara e “Peso Visual” ao meu cargo. Etapas: - Foi feita a personalização dos blogues de grupo: sendo seleccionado o modelo da página; sendo alteradas as cores do fundo principal, onde foram escolhidas as cores e o estilo das letras quer no fundo principal quer nos links laterais, etc... - Foram definidos os temas e sub temas (AO/LO`S individuais) dos grupos. Dificuldades/comentários: Não senti dificuldades e achei a sessão bastante enriquecedora já que aprendi novas potencialidades das ferramentas do blogue. A partir desta sessão comecei a pesquisar sobre o meu sub tema e tema de grupo, quer através dos livros quer através da Internet. Começando a organizar ideias e planificando/ estruturando o meu trabalho. Fiz 3
ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Internet no ensino-aprendizagem das Artes Visuais ____________________________________________________________________ isso aproveitando todos os bocadinhos livres na escola e em casa. Gosto de ir fazendo o trabalho aos poucos e poucos. Não trabalho bem sob stress.
QUARTA SESSÃO Etapas: - Os Formadores fizeram uma breve introdução ao Scribd e ao Authorstream e pediram-nos como trabalho de casa que criássemos uma conta em ambos. - Foram mostradas as potencialidades do site wwwpicnik.com que nos permitiu mudar os cabeçalhos dos nossos blogues de Grupo. - Criamos janelas de Links nas colunas laterais dos nossos blogues. - Aprendemos a colocar links, imagens e vídeos na coluna central/principal dos nossos blogues. Dificuldades/comentários: Esta sessão foi bastante intensa (muita informação em tão curto espaço de tempo) mas à parte dos nomes difíceis de pronunciar e decorar foi bastante divertido criar cabeçalhos e descobrir como introduzir links e vídeos.
QUINTA SESSÃO Etapas: - Foi-nos relembrado que todos teríamos que conceder nos nossos blogues individuais privilégios de administrador aos Formadores. - Aprendemos a colocar apresentações em PowerPoint no Authorstream e a incorpora-las nos nossos blogues. - Aprendemos a colocar documentos em Word e em pdf e outros suportes no Scribd e incorpora-los nos nossos blogues. - Foi-nos pedido que começássemos ou continuássemos a trabalhar nos nossos blogues.
Dificuldades/comentários: Nesta sessão aproveitei para fazer diversas experiências com o Scribd e Authorstream introduzindo
4
ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Internet no ensino-aprendizagem das Artes Visuais ____________________________________________________________________ documentos em suporte pdf e um PowerPoint alusivos ao meu sub tema. Aproveitei também para mostralos às minhas colegas de grupo, onde trocamos e expressamos opiniões. Não os deixei ficar no blogue porque os mesmos não estavam totalmente concluídos.
SEXTA SESSÃO Etapas: - Essencialmente aproveitámos para tirar dúvidas, aprendemos a incorporar músicas na parte lateral dos nossos blogues e trabalhamos nos nossos blogues de grupo e blogues individuais. - Foi-nos pedido que fizéssemos o relatório final e que o entregássemos na próxima sessão (a sétima e última sessão) em suporte de papel devidamente assinado e em suporte digital ou antes, através do Scribd.
Dificuldades/comentários: Nesta sessão aproveitei para tirar algumas dúvidas mas ainda me faltou aprender a incorporar música nos PowerPoints realizados (vai ser na próxima sessão uma vez que nesta, não tinha um CD de originais e pelo que me foi dito o ficheiro da música tem que estar em suporte weave...será assim que se escreve? Esta linguagem informática é sempre um mistério para mim, nunca sei se estou a chamar os nomes certos). Estivemos também a incorporar música na parte lateral dos nossos blogues. Fiquei um pouco frustrada pois a música só aparecia por breves trinta segundos e a imagem da caixa de diálogo figurava cortada. Em grupo estivemos a tirar dúvidas umas às outras e a mostrar o que tínhamos realizado em termos de apresentação de trabalhos. Deixei ficar o meu trabalho individual e um PowerPoint no blogue de grupo por mais um dia mas depois retirei-os dos blogues para finaliza-los. Em substituição ficou no entanto uma música no blogue individual.
SÉTIMA E ÚLTIMA SESSÃO Etapas: - Tirar as últimas dúvidas e dar os últimos retoques dos trabalhos. - Aprender e fazer migrar os nossos blogues para outros endereços. - Apresentação dos trabalhos. 5
ACÇÃO DE FORMAÇÃO A Internet no ensino-aprendizagem das Artes Visuais ____________________________________________________________________ Dificuldades/comentários: Nesta Sessão, e não tendo o dom da adivinhação, vou com certeza sentir alivio por esta Acção estar a chegar ao fim. Não porque não gostasse de aprender mais um pouco (pois tenho a certeza que muito mais havia para se dizer) mas porque é menos uma tarefa neste já longo e cansativo ano lectivo.
AUTO-AVALIAÇÃO
Quanto à minha auto-avaliação, considerando que: frequentei a Acção de Formação de forma assídua e pontual; participei de forma activa tirando dúvidas, apresentando ideias e dando o meu contributo semanal para o diário da formação. Aplicando os conhecimentos adquiridos com exemplos; planifiquei, organizei e estruturei o produto que apresentei no blogue individual e contribui para a concepção do blogue principal/de grupo. Aplicando os saberes de forma o mais criativa e originalmente possível. E atendendo ao facto de ter executado tudo o que me foi pedido com alguma facilidade. Apesar de não conhecer todas as potencialidades do blogue, considero que a minha classificação se situa ao nível do Excelente – nível 9. Lisboa, 3 de Junho de 2009 A Formanda __________Dora Silva___________ (Dora Maria Dias da Silva)
6