– Univ. Lusíada de Lisboa – Faculdade de Arquitectura e Artes – Licenciatura em Arquitectura (Mestrado Integrado) – – Planeamento Regional e Urbano – 4º Ano – Turma V – Aluno n.º 11087208 – André Roldão S. Tribolet –
Enquadramento
O Sitio da Internet (site) da Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano tem uma primeira Página, a página de acolhimento (homepage) que distribui os visitantes por três sítios na internet (sites) diferentes:
1. Portal do Ordenam ento do Território e do Urbanism o ↓ h ttp :// www.d g o td u.p t/c h a n ne l . asp x ?c h a n ne l ID= 2 8 8 0 6 0 1F -0 B 3E -4 4B 5 -BB 2 C-7 B D7 9 14 CB 6E E 2. D G O T D U – D i r e c ç ã o G e r a l d o O r d e nam en t o d o Te r r i t ó r i o e D e s e nv o l v↓ im e nt o U r b a n o h ttp :/ / www.d g o td u .p t/c h a n ne l. asp x ?c h a n ne l ID= CC3 2 4 3 4A -4 A 2 C-4 8 0E -9 6 4 1 - DD8 0 8 C2 7 3 B 1 0 ↓ 3. SNIT – Sistem a Nacional de Informação Territorial h ttp : // www.d g o td u .p t/c h a nne l. asp x ?c h an ne l ID= 1 4 4EE 7 2 D -1 8A 4 -4 CCA -9AB A -7 3 0 3 CDE AA 0 C6
Em cada um destes portais é-nos dado acesso imediato, em foco, a uma mensagem de acolhimento, à esquerda um menu interno dentro do portal, bem como do lado direito um conjunto de hiperligações (links) dentro do site para diversos organismos ligado ao Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, nomeadamente para o Plano Nacional da Politica de Ordenamento do Território (PNPOT), os Planos de Ordenamento do Território em Vigor Contém Símbolo de Acessibilidade à Web no canto inferior direito, que significa que a informação (escrita) apresentada no ecrã pode ser lida com leitores de ecrã, permitindo ser lida tanto com softwares de leitura em voz como linhas Braille (para invisuais).
Temas
De seguida apresenta-se algumas citações importantes retiradas do site:
• «A Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU) é o organismo público nacional responsável pela prossecução da política de ordenamento do território e de urbanismo. A DGOTDU é um serviço central do Estado, integrado no Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.» • «O Portal do Ordenamento do Território e do Urbanismo (Portal OT/U) é o interface criado pela DGOTDU para assegurar o acesso ao SNIT, à página web da DGOTDU, à futura página web do Observatório e a um conjunto vasto de outros sítios web e de informação relacionada com a temática do ordenamento do território e do desenvolvimento urbano, no âmbito nacional e internacional.» • «O Sistema Nacional de Informação Territorial (SNIT) é um sistema de informação oficial de âmbito nacional, desenvolvido e gerido pela DGOTDU, partilhado pelas entidades públicas com responsabilidade na gestão territorial, que se destina a servir finalidades de acompanhamento e avaliação da política de ordenamento do território e urbanismo e de informação sobre o território e o estado do seu ordenamento.»
Apontamentos
Em cada um destes portais é-nos dado acesso imediato, em foco, a uma mensagem de acolhimento, à esquerda um menu interno dentro do portal, bem como do lado direito um conjunto de hiperligações (links) dentro do site para diversos organismos ligado ao Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, nomeadamente para o Plano Nacional da Politica de Ordenamento do Território (PNPOT), os Planos de Ordenamento do Território em Vigor, Arquivo Histórico, etc. Portugal está no top 10 no que diz respeito ao acesso e utilização de equipamentos electrónicos de primeira e das ferramentas nelas disponíveis, nomeadamente da internet. Porém é dos países em que os cidadãos menos participam na sua democracia, como se pode verificar em eleições em que a taxa de absentismo é grande quando comparada com outros países Europeus.
Abordagem
Conceptualmente é correcto que um espaço na internet é nos dias de hoje uma ferramenta de cidadania. Como tal é de louvar o enorme esforço da DGOTDU não tanto pelo Web-design, mas pela vasta preparação de conteúdos a fim de estes estarem disponíveis. É dos primeiros portais inteiramente interactivos em instituições estaduais. O único problema encontrado é a falta de clareza na informação prestada. O Arquitecto e o Engenheiro são os principais técnicos envolvidos no fazer cidade. Usando palavras de João Ferrão: “Portugal não necessita de mais cidades, mas de mais cidade.” e como tal é imprescindível a participação através de pareceres de todos, o que só pode acontecer positivamente quando todos têm acesso à informação. Um cidadão normal não sabe onde encontrar a informação no site. Além disso a sua estrutura está estanque ou o seu design está demasiado denso, não permitindo mais crescimento em si, apenas se forem criados mais divisões na homepage, ou o re-estruturamento completo, que se pode verificar oneroso. Assim sendo apesar de ser já um passo num sentido de sustentabilidade urbana, ainda há mais passos a dar, tão importantes quanto este primeiro que foi organizar e preparar informação para uma plataforma online.
– O Sitio da DGOTDU na Internet – Lisboa, Terça-Feira, 10 de Março de 2009