Impugnação Laudo Perito Médico.docx

  • Uploaded by: Marcelo Dos Reis Moreira
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Impugnação Laudo Perito Médico.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 871
  • Pages: 3
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 3ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOÃO DE MERITO – RJ

PROCESSO Nº 0029625-29.2011.8.19.0054

MARILENE MARQUES RAMOS DRUMOND, já devidamente qualificado nos autos da Ação de Concessão de Benefício Previdenciário, sob o número em epigrafe, que move em desfavor do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência por seu procurador manifestar-se sobre Laudo Pericial apresentado pela Ilustre médico perito Sr. Rafael Veloso Spinola, nos termos que segue: O Ilustre perito foi designado pelo Nobre Julgador para realizar perícia a fim constatar a incapacidade laborativa da Autora. Para tanto, fora realizada perícia na ora demandante. Entretanto, como será demonstrado, descabida se faz a conclusão do respeitável perito, porquanto passa-se a expor: a) Das Respostas aos Quesitos Acerca do Estado de Incapacidade do Autor O Nobre Perito fora questionado a cerca da incapacidade laborativa da Autora, inclusive se a doença a qual está acometida lhe impediria de exercer qualquer atividade que lhe garanta subsistência, ou ao menos a atual atividade profissional que vinha exercendo. Entretanto, as respostas do médico perito não foram esclarecedoras, limitando-se a responder com “Não” os questionamentos deste juízo, sendo que apenas em uma das perguntas, desenvolveu sua resposta, sendo igualmente breve, e sem justificar quais os meios utilizados para chegar a conclusão exposta em sua resposta. Sendo assim, merece guarida a presente Impugnação, porquanto o laudo apresentado em nada esclarece sobre a doença e a incapacidade da Autora. É certo que o julgador não está adstrito à conclusão contida no laudo pericial, mas a simples leitura do mesmo demonstra que a r. Perito não buscou comprovar a existência ou não da incapacidade laborativa do Autor, somente limitando-se a responder negativamente os quesitos apresentados. Ora, os atestados médicos apresentados são suficientes para afastar a conclusão equivocada do laudo pericial, porquanto a doença da Autora lhe causa sim incapacidade laborativa, preenchendo

todos os requisitos que autorizam a concessão do benefício requerido, porquanto não possui mais condições de exercer seu labor. Nesse sentido é o entendimento do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul: APELAÇÃO CÍVEL. ACIDENTE DO TRABALHO. AUXILIO-DOENÇA. PREVISÃO CONSTITUCIONAL DA PROTEÇÃO AO TRABALHADOR. EXAME DA LEGISLAÇÃO. LAUDO PERICIAL AFASTADO. INCAPACIDADE E NEXO CAUSAL ENTRE A DOENÇA ALEGADA E A ATIVIDADE LABORAL COMPROVADOS. SENTENÇA DE IMPROCEDENTE REFORMADA. - AGRAVO RETIDO - REALIZAÇÃO DE NOVA PROVA PERICIAL - DESNECESSIDADE – [...] O magistrado não está adstrito ao laudo pericial, podendo formar a sua convicção com outros elementos ou fatos provados nos autos, de acordo os artigos1311 e4366 doCPCC. [...] Concessão do benefício auxílio-doença até que o segurado esteja habilitado ao desempenho de outra atividade compatível com sua limitação física e que garanta a sua subsistência, nos termos do artigo622 da Lei nº8.21333333/91. AGRAVO RETIDO E APELO DESPROVIDOS. (Apelação Cível TJ-RS - AC: 70052341757 RS, Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Data de Julgamento: 27/03/2013, Nona Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 04/04/2013)

Ademais, ressalta-se que, conforme relatado em exordial, apesar da Autora estar sob tratamento tal tratamento não debela as crises do mesmo, motivo pelo qual a Autora não possui condições de laborar, sendo este o motivo intrínseco pelo qual deverá ser afastada a conclusão pericial do r. Perito. Outrossim, necessário ser aplicado ao presente caso o princípio in dubio pro misero, que determina a interpretação do conjunto fático-probatório de forma mais favorável ao segurado. Tal princípio possui aplicação em diversos precedentes recentes no TJ/RJ, sendo que fora utilizado em casos análogos ao do Autor, devendo igualmente ser utilizado no caso em concreto, a fim de garantir a defesa dos direitos do demandante. Nesse sentido: APELAÇÃO CÍVEL ACIDENTE DO TRABALHO. AUXILIO-DOENÇA. RESTABELECIMENTO. COMPROVAÇÃO DE INCAPACIDADE. LER/DORT. INAPTIDÃO PARA EXERCÍCIO DO TRABALHO. [...] Precedentes. Hipótese em que o conjunto fático-probatório dos autos indica a persistência da incapacidade laborativa da parte autora ao desempenho de suas atividades laborativas habituais. O magistrado não está adstrito ao laudo pericial, podendo formar a sua convicção com outros elementos ou fatos provados nos autos, de acordo os artigos 131 e 436 do CPC. Aplicação do princípio in dubio pro misero, que determina a interpretação do conjunto fático-probatório de forma mais favorável ao segurado. Concessão do benefício auxílio-doença até que o segurado esteja habilitado ao desempenho de outra atividade compatível com sua limitação física e que garanta a sua subsistência, nos termos do artigo 62 da Lei nº 8.213/91. APELO PARCIALMENTE PROVIDO. (Apelação Cível, TJ-RS - AC: 70053400321 RS, Relator: Leonel Pires Ohlweiler, Data de Julgamento: 24/04/2013, Nona Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 10/05/2013)

Diante todo o exposto, e de toda a inconformidade apresentada pelo Perito nomeado, vem a Autora Impugnar o Laudo Pericial apresentado pelo Ilustre médico perito Sr. Rafael Veloso Spinola, requerendo que seja afastada a conclusão pericial chegada pelo médico referido, devendo ser levado em consideração o conjunto fático-probatório dos autos, em especial os atestados médicos acostados, que demonstram a incapacidade laborativa da Autora, bem como ainda que seja levado em consideração que a medicação que a demandante faz uso não debela as sequelas e sintomas de sua doença.

Termos em que pede deferimento.

Rio de Janeiro, RJ, 14 de dezembro de 2018.

MARCELO DOS REIS MOREIRA OAB/RJ 182078

Related Documents

Laudo
October 2019 18
Perito
May 2020 8
Laudo Pericial
May 2020 14
Laudo - Empresa
October 2019 22
Perito Pf
May 2020 3

More Documents from ""

June 2020 6
November 2019 3
December 2019 10
December 2019 4
December 2019 10