Guerra Fria.pdf

  • Uploaded by: alexandrasofiaaaa
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Guerra Fria.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 546
  • Pages: 10
A Guerra Fria: a era das superpotências

A divisão da Europa após a Segunda Guerra Mundial

A cortina de ferro

A Europa estava dividida em dois blocos políticos e ideológicos antagónicos Os EUA e o mundo ocidental defendiam: - os sistemas de mercado livre;

- a democracia parlamentar; - que estes princípios fossem adotados, não só na Europa, mas também noutras regiões do mundo.

A URSS defendia: - o socialismo e a economia planificada;

- a tomada de poder pelos comunistas na Europa de Leste; - o apoio aos movimentos de libertação nas nações ainda submetidas ao colonialismo.

A divisão da Europa após a Segunda Guerra Mundial

O papel do plano Marshall  Tinha como objetivo apoiar a recuperação económica da Europa, garantindo a contenção da agitação social, que favorecia a expansão do comunismo, e mantendo próspera a economia americana.

Integrado

Doutrina Truman

Defendia

- a manutenção da paz;

- a expansão da prosperidade; - a implantação do modelo americano.

A Guerra Fria e a política de blocos

A Guerra Fria e o equilíbrio do terror

Principais caraterísticas da Guerra Fria Recurso dos dois blocos em confronto:

 à espionagem;  à propaganda ideológica;  à corrida aos armamentos;  à utilização do direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A Guerra Fria e a política de blocos As alianças militares e as áreas de influência estratégica

O Terceiro Mundo face à bipolarização do mundo O papel do Movimento dos Não Alinhados (MNA) Objetivos do MNA – Definir o papel dos países do chamado Terceiro Mundo face às grandes potências, no contexto da Guerra Fria; – Organizar uma maior intervenção política destes países na cena internacional, de forma a conseguirem relações mais justas com o Norte.

O MNA procurou desenvolver uma terceira via política, a do não alinhamento por nenhum dos blocos, Leste e Oeste, no período da Guerra Fria.

A ambiguidade do não alinhamento e a divergência entre os seus membros contribuíram para o fracasso da organização.

A coexistência pacífica e o desanuviamento Coexistência pacífica  desanuviamento das relações Leste-Oeste

1953 – Morte de Estaline e subida ao poder de Nikita Kruchtchev. 1955 – Condenação do MacCarthismo nos EUA. 1956 – Início de um processo de «desestalinização», com a denúncia do poder pessoal e do culto da «personalidade». 1963 – Criação do célebre «telefone vermelho» entre o Kremlin e a Casa Branca. 1972 – Assinatura do 1.° Tratado de Limitação de Armas Estratégicas (SALT I). 1975 – Conferência de Helsínquia.

1979 – Assinatura do Tratado de Limitação de Armas Estratégicas (SALT II). Capa do Komsomolskaya Pravda, de 10.05.1945 – Jornal soviético

Um novo mapa político surge na Europa com o fim da Guerra Fria A Europa após o fim da Guerra Fria

O fim da guerra fria Acontecimentos que conduziram ao fim da Guerra Fria 1985 – Mikhail Gorbatchev lançou a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (transparência).

1986 – Assinatura do Tratado de Washington, primeiro acordo de verdadeiro desarmamento nuclear e convencional. 1988 – As tropas soviéticas retiram do Afeganistão. Selo ilustrativo da Cimeira de Malta.

1989 – Queda do Muro de Berlim e derrocada do bloco de Leste.

Setor do Muro de Berlim.

1991 – Dissolução do Pacto de Varsóvia e assinatura do Tratado Start I (Strategic Arms Reductions Talks).

Fim

Related Documents

Guerra
June 2020 22
Guerra
May 2020 22
Guerra
May 2020 27
Guerra
May 2020 14
Guerra
April 2020 15
Guerra Asimetrica
May 2020 0

More Documents from ""