Ft3 - Mru E Mrua.pdf

  • Uploaded by: Joana Alves Quitério
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ft3 - Mru E Mrua.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 2,409
  • Pages: 9
Ficha de Trabalho do Capítulo 3

MRU e MRUA Observações: 

Os alunos devem vir às aulas teóricas (quando não for possível usem os acetatos),

devem ler as folhas de apoio, estudar os exercícios resolvidos antes de vir para a aula prática. 

Nesta ficha de trabalho estão os exercícios indicados para resolução nas aulas

práticas e estudo dos alunos dentro e fora das aulas. 

O docente pode, sempre que as dúvidas dos discentes o justifique, fazer outros

exercícios adicionais de reforço destes mesmos assuntos.

Sumário: 

Posição, deslocamento, velocidade média, velocidade (instantânea), aceleração

média e aceleração (instantânea). 

Equação do movimento, da velocidade e da aceleração.



Gráfico da posição versus tempo, velocidade versus tempo e aceleração versus tempo.



Características do Movimento Rectilíneo Uniforme (MRU).



Características do Movimento Rectilíneo Uniformemente Acelerado (MRUA).



Cálculo da distância percorrida através da área no gráfico v-t.

Note que em alguns exercícios é fornecido um valor numérico para a solução final, recorrendo a uma calculadora, não necessário nos mini-testes, na frequência e nos exames, mas necessário nos trabalhos de casa. Exercícios Propostos I - MRU .......................................................................................... 2 Exercícios Propostos II - MRUA ..................................................................................... 3 Exercícios Auto-Avaliação ............................................................................................... 4 Exercícios Verdadeiro/Falso............................................................................................. 5 Perguntas de Escolha Múltipla ......................................................................................... 5 Soluções dos Exercícios Propostos, Avançados e Verdadeiro/Falso ............................... 7 Formulário Comentado do Capítulo 3 .............................................................................. 9

Agradeço a indicação de gralhas e sugestões:

1

Exercícios Propostos I - MRU EPI.1. Uma bicicleta, durante a sua trajectória rectilínea, percorre 100 m em cada 50 s. x (m)

0

100

200

t (s)

0

50

100

a) Construa o gráfico posição-tempo, i.e., gráfico x-t. b) Calcule a velocidade média para os intervalos de tempo: 0s,50s  ; 50s,100s  . O que pode concluir perante os valores da velocidade média calculada, em relação ao tipo de movimento que a bicicleta tem no intervalo de tempo em estudo? c) Sabendo o valor da velocidade para cada intervalo de tempo, construa o gráfico velocidadetempo, i.e., gráfico v-t. d) Sabendo que a velocidade é constante, quanto acha que é o valor da aceleração média? e) Represente o gráfico aceleração-tempo, i.e., gráfico a-t. f) Escreva a lei do movimento da bicicleta.

EPI.2. Uma partícula move-se ao longo de uma recta, com movimento cuja lei pode ser traduzida por:

x  30  15t

(S.I.)

a) Qual o tipo de movimento deste móvel: MRU ou MRUA? b) Indique o valor da posição, da velocidade e da aceleração para o instante inicial. c) Esboce o gráfico posição versus tempo. d) Esboce o gráfico velocidade versus tempo. e) Esboce o gráfico aceleração versus tempo. f) Qual a posição do corpo ao fim de 3 segundos de movimento? g) Qual o deslocamento do corpo ao fim de 3 segundos de movimento? h) Qual a distância percorrida pelo corpo em 3 segundos de movimento? i) Qual a distância percorrida pelo corpo no 3º segundo do movimento? j) O corpo pára? Em caso afirmativo indique em que instante(s)? k) O corpo passa na origem? Em caso afirmativo indique em que instante(s)?

EPI.3. Refaça todas as alíneas anteriores para

Agradeço a indicação de gralhas e sugestões:

x  30 15t

(S.I.)

2

Exercícios Propostos II - MRUA EPII.1. Uma partícula move-se ao longo de uma recta, com movimento cuja lei pode ser traduzida por: x  4t  10  t 2

(S.I.)

a) Qual o tipo de movimento deste móvel: MRU ou MRUA? b) Indique o valor da posição, da velocidade e da aceleração para o instante inicial. c) Qual a posição do corpo ao fim de 3 segundos de movimento?

EPII.2. Refaça todas as alíneas anteriores para

x  10  4t  t 2

(S.I.)

EPII.3. Qual dos gráficos v versus t da figura seguinte melhor descreve:

a) o movimento de uma partícula com velocidade positiva e aceleração negativa. b) o movimento de uma partícula com velocidade negativa e aceleração negativa. c) o movimento de uma partícula com movimento rectilíneo e uniforme (MRU). EPII.4. Um avião a jacto aterra com uma velocidade de 100 ms−1 e pode desacelerar a uma taxa máxima de 5.0 m s−2 até parar. a) A partir do instante em que ele toca na pista de aterragem, qual é o tempo mínimo necessário para ele parar? b) Pode este avião aterrar, em condições de segurança, num aeroporto pequeno em que a pista tem 0.80 km de comprimento?

Agradeço a indicação de gralhas e sugestões:

3

Exercícios Auto-Avaliação EAA.1 Admita que um Porsche é acelerado uniformemente de 80.5 km/h em t=0 até 113km/h em t=9s. Qual dos gráficos, da figura seguinte, melhor descreve o movimento desse veículo?

EAA.2 Um electrão atinge uma tela de televisão com velocidade de 3.00×106 ms-1. Admitindo-se que o electrão percorreu a distância de 400 mm, acelerado de forma uniforme a partir do repouso, determine a sua aceleração média.

EAA.3 Um avião de combate a incêndios está preparado para lançar água, enquanto voa horizontalmente a uma velocidade de 315 km/h e a uma altitude de 80 m. Determine a distância d, relativamente ao início de um incêndio florestal, para a qual o piloto deve iniciar a descarga da água. Assuma que o movimento da água pode ser aproximado pelo movimento de uma partícula.

EAA.4 Para cada um dos gráficos de x versus t da figura seguinte, responda às questões que se seguem: a) A velocidade no instante t2 e maior, menor ou igual à velocidade no instante t1? b) O módulo da velocidade no instante t2 e maior, menor ou igual à velocidade no instante t1?

Agradeço a indicação de gralhas e sugestões:

4

Exercícios Verdadeiro/Falso EVF.1 Um corpo em queda livre tem movimento rectilíneo uniforme porque a velocidade aumenta de forma uniforme.

EVF.2 Um corpo lançado horizontalmente tem MRUA porque a aceleração é constante.

EVF.3 Uma partícula move-se ao longo de uma recta, com movimento com lei do movimento dada por x  2t 2 m/s2, pelo que tem MRUA com a  2 m/s2.

EVF.4 Uma partícula move-se ao longo de uma recta, com movimento com lei do movimento dada por x  5t 3 m/s3, pelo que tem MRUA com a  10 m/s2.

Perguntas de Escolha Múltipla 1- Para um observador na Lua um avião estacionado num Aeroporto está em que estado? a) Repouso. b) Movimento. 2- Para um passageiro de um avião que observa um carro enquanto o sobrevoa, este está: a) Sempre em movimento. b) Em movimento excepto se o carro se movimentar exactamente com a mesma velocidade do avião. c) Em repouso se o carro estiver parado. d) Em repouso. e) Nenhuma das alíneas anteriores. 3- Dois pára-quedistas executam uma formação em queda livre, para cada um deles: a) A Terra está em movimento assim como o seu parceiro pois este está a cair. b) Tanto a Terra como o parceiro estão em repouso. c) A Terra está em movimento e o seu parceiro está em repouso. d) A Terra está em repouso mas o seu companheiro está em movimento (queda). e) Nenhuma das alíneas anteriores. 4) Dois móveis A e B percorrem a mesma trajectória rectilínea. As suas equações horárias são: xA = 30 - 80 t e xB = 10 + 20 t (t em horas e x em km) O instante e a posição de encontro dos dois móveis é: A) 1 800s e 15 000m a partir da origem. B) 720s e 14 000m a partir da origem. C) 3 600s e 20 000m a partir da origem. D) 1 800s e 20 000m a partir da origem. E) Nenhuma das alíneas anteriores. Agradeço a indicação de gralhas e sugestões:

5

5. Num dado instante: A) a uma aceleração nula corresponde sempre um estado de repouso da partícula. B) se uma partícula tem aceleração constante não nula, a sua velocidade é também constante. C) e num movimento curvilíneo uniforme, os vectores velocidade e aceleração são perpendiculares. 6. Uma partícula move-se rectilineamente de acordo com a seguinte equação do movimento: xt   9  2t  t 2 (S.I.), Seleccione a alternativa correcta. (A) No instante zero, a partícula dista 90 dm da origem; (B) A equação da velocidade é v=2+2t. (C) O valor constante da aceleração é 0.5 m/s2 (D) A partícula não inverte o sentido do movimento. (E) Nenhuma das anteriores. 7. Considere um corpo cujo movimento é descrito pelo gráfico seguinte: Escolha a opção correcta: 20 v(km/h) (A) a velocidade média do corpo no intervalo [2s, 4s] é -20km/h. (B) a aceleração média no intervalo B C A D E t(h) 2 4 6 8 [4h, 6h] é de 10 km/h2. -10 (C) o corpo está na mesma posição nos instantes 5h e 7h. -20 (D) Todas as anteriores. (E) Nenhuma das alíneas anteriores. 8. A figura apresenta a posição em função do tempo para dois corpos A e B que se movem ao longo do mesmo eixo. Escolha a afirmação correcta: (A) No instante t = 4,5 s a velocidade do corpo B é superior à do corpo A. (B) No instante t = 3,5 s a aceleração do corpo B é superior à do corpo A. (C) No instante t = 2,5 s a posição do corpo A é igual à do corpo B. (D) Todas as anteriores. (E) Nenhuma das anteriores.

Agradeço a indicação de gralhas e sugestões:

6

Soluções dos Exercícios Propostos, Avançados e Verdadeiro/Falso EPI.1 b) - vmédia 0 s ,50 s  2m / s . d) amédia 

- vmédia 50 s ,100 s  2m / s .

v v f  vi   0 porque v f  vi  constante. t t f  ti

f) x  2t (S.I.) EPI.2 a) Comparando a expressão dada para a lei do movimento com as expressões gerais conclui-se que este móvel tem MRU. b) x0  30m ; a0 v0  v  constante  15m / s ; f) x  3s    30  15  3 m  75m

g) x  x  3s   x  0s   15  3m  45m . h) s  45m . i) x  3s   x  2s   15  3  15  2  m  15m , em cada segundo ele percorre 15 m, qualquer que seja esse segundo. j) o corpo pára nos instantes em que a velocidade seja nula. Neste caso isso não acontece. k) o corpo passa na origem nos instantes em que a posição seja nula. Neste caso isso não acontece para um valor de t positivo, logo não passa na origem. EPI.3 a) Conclui-se que este móvel tem MRU. b) x0  30m ; v0  v  constante  15m / s ;

a0

f) x  3s    30  15  3 m  15m

g) x  x  3s   x  0    15  30  m  45m h) s  45m i) a distância pedida são 15 m. j) o corpo pára nos instantes em que a velocidade seja nula. Neste caso isso não acontece. k) t = 2s. EPII.1 a) MRUA. b) x0  10m ;

v0  4m / s ;

EPII.2 a) MRUA. b) x0  10m ;

v0  4.0m / s ;

a  2m / s 2

c) x  3s    10  4  3  32  m  13m

a  2m / s 2

c) x  3s   1.0  32  4.0  3  10  m  31m . EPII.3. a) Gráfico (e). b) Gráfico (d). c) Gráficos (a) e (b).

Agradeço a indicação de gralhas e sugestões:

7

EPII.4. a) tmin 

v  v0 0ms -1  100ms -1   20s amax 5ms-2

b) O avião não poderia aterrar, em condições de segurança, numa pista com 800 m de comprimento. EAA.1 Diz que o carro é acelerado uniformemente pelo que o gráfico v-t tem que ser um segmento de recta. Por outro lado, a velocidade inicial não é nula, pelo que não passa na origem do referencial. Resposta: C. EAA.2 9  1012 m / s 2 (3 A.S.) 0.800  11.25 1012 m / s 2  calc.

 3 A.S.

1.13 1013 m / s 2  

EAA.3 1260 103 m (2 A.S.) 3600 s  0,35 103 m / s   calc.  Respostas 1-b 2-b 3-c 4. B) 5. C) 6. (A) No instante zero, a partícula dista 90 dm da origem; 7. (D) Todas as anteriores. 8. (C) No instante t = 2,5 s a posição do corpo A é igual à do corpo B.

Agradeço a indicação de gralhas e sugestões:

8

Formulário Comentado do Capítulo 3

x  x f  xi ;

vmed 

x x f  xi v f  vi   ; t t f  ti 2

x  x0  vt ;

v  v0  at ,

amed 

v v f  vi  t t f  ti

x  x0  v0t  at 2 / 2 , v 2  v02  2.a.x

x  x f  xi - deslocamento.

vmed 

x x f  xi v f  vi   - velocidade média pode ser calculada de duas formas distintas de t t f  ti 2

acordo com os dados conhecidos.

x  x0  vt - Lei do movimento do MRU (módulo da velocidade constante) – variação da posição com o tempo é linear, i.e., a posição é directamente proporcional ao tempo, a constante de proporcionalidade é a velocidade v . - x0 representa a posição inicial do móvel.

As expressões seguintes aplicam-te todas ao MRUA (módulo da aceleração constante) - Lei do movimento do MRUA: x  x0  v0t 

1 2 at – variação da posição com o tempo é 2

quadrática. - Lei da velocidade: v  v0  at – variação da velocidade com o tempo é linear, i.e., a velocidade é directamente proporcional ao tempo, a constante de proporcionalidade é a aceleração a .

v 2  v02  2.a.x - esta expressão designa-se por equação das velocidades e é adequada a problemas em que a variável tempo não é considerada – não é dada, nem pedida.

Agradeço a indicação de gralhas e sugestões:

9

Related Documents

Ft3 - Mru E Mrua.pdf
April 2020 5
Ft3
April 2020 7
Mru
June 2020 9
Mru
April 2020 17
Mru
June 2020 9
Mru
May 2020 13

More Documents from ""

November 2019 8
Filosofia 10 Ano.docx
April 2020 4
Farmacos
April 2020 22
Marketing Viral
November 2019 19
April 2020 22