OBJECTIVOS INDIVIDUAIS DO PROFESSOR (Ficha de Apoio - Alguns exemplos hipotéticos) PROFESSOR___________________________________________________________________________ DEPARTAMENTO CURRICULAR________________________
GRUPO ________________________
PERÍODO DE AVALIAÇÃO: de _______________ a ________________ 1. Resultados escolares dos alunos 1. Alcançar uma percentagem de 90% na taxa de sucesso no 11º ano de escolaridade, na disciplina de História. 2. Manter o nível de desempenho dos alunos de 9º ano nas competências de análise e tratamento de fontes, localização no espaço e comunicação. 3. Melhorar o nível de desempenho dos alunos do 8º ano nas competências de localização temporal e contextualização. 4. Manter no 6º Ano a percentagem de 100% de aprovações, obtida no 5º Ano. 5. Melhorar o nível de desempenho dos alunos do 4º ano nas competências da leitura e escrita. 6. Reduzir 0,5 valores, na diferença entre a média das classificações internas (CIF) e a média das classificações no exame nacional da disciplina de Matemática. 2. Abandono escolar Empenhar-me na análise das situações, na detecção das causas, na proposta de estratégias, bem como nas suas planificação, realização e avaliação, visando, nas turmas que lecciono e em colaboração com a respectiva equipa de professores, atingir as metas definidas pelo Agrupamento para o abandono escolar e/ou para a saída antecipada dos alunos. 3. Apoio à aprendizagem dos alunos 1. Colaborar com o conselho de turma na definição e implementação de estratégias de adequação curricular para alunos com dificuldades de aprendizagem permanente. 2. Prestar apoio educativo aos alunos, utilizando, entre outros, o tempo para actividades de apoio educativo da componente lectiva e da componente não lectiva de trabalho de estabelecimento. 3. Prestar apoio a alunos, individualmente ou em grupo, em sala de aula, tendo em atenção os princípios da pedagogia diferenciada. 4. Participação nas estruturas de orientação educativa e nos órgãos de gestão 1. Participar, no âmbito do conselho de turma, na planificação, na execução, no acompanhamento e na avaliação do projecto curricular de turma. 2. Participar na avaliação diagnostica dos alunos com NEE’s. 3. Coordenar as actividades do Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas, de modo a dinamizar a cooperação e a partilha de experiências entre os professores com vista a melhorar a articulação do currículo. 4. Pautar a intervenção no conselho pedagógico pelo apoio à respectiva coordenação, pela colaboração na apresentação de propostas ligadas ao desenvolvimento das competências deste órgão, pela regulação e acompanhamento da aplicação das decisões tomadas e pela avaliação dos resultados. 5. Intervir no Conselho Geral Transitório, visando a prossecução das competências deste órgão, apresentando propostas e ideias, analisando, discutindo e criticando documentos e outras propostas, num registo de cooperação institucional solidária.
5. Relação com a comunidade 1. Realizar as actividades definidas, no âmbito das relações entre a escola e a comunidade educativa, pelo projecto educativo, pelo plano anual ou pelo(s) projecto(s) curricular(e)s de turma, que sejam da minha responsabilidade.
2. Envolver a comunidade educativa na auto-avaliação da escola, segundo modalidades a definir 3. Manter relações abertas e cordiais com os pais e encarregados de educação, nos contactos com os mesmos, esclarecendo-os, respondendo às suas questões, analisando situações e problemas dos seus educandos. 4. Potenciar os saberes e os recursos do meio para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. 6. Formação contínua 1. Realizar a Acção de Formação apresentada pelo Centro de Formação Agora «As ciências são divertidas». 2. Frequentar o seminário «Políticas sociais, feminismo e novos modelos de família», promovido pela FLUC, entre os dias 15 e 18 de Janeiro de 2009. 3. Frequentar o atelier «Poesia para a infância», promovido pelo Núcleo de Artes e Ideias de Freixo de Espada à Cinta. 4. Participar no XXIV Encontro Nacional de Professores de Inglês, promovido pela respectiva Associação nacional. 7. Participação e dinamização de projectos e actividades curriculares e extracurriculares do plano anual, dos projectos curriculares de turma 1. Coordenar as actividades da equipa de auto-avaliação da escola, recolhendo, tratando e divulgando a informação em tempo oportuno pelos órgãos de administração e gestão e pela comunidade educativa. 2. Na sequência dos resultados da auto-avaliação, colaborar com os órgãos de administração e gestão e com a comunidade educativa na concepção, dinamização e avaliação de um plano de melhoria do Agrupamento. 3. Colaborar na concepção, realização e avaliação dos projectos curriculares das turmas que lecciono, desenvolvendo em particular as acções e iniciativas enquadradas nas disciplinas que lecciono.
O PROFESSOR:
O AVALIADOR: DATA_____/____/____
DATA_____/____/____