UNIVERSIDADE TIRADENTES CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
MATHEUS NÓBREGA SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL TÍTULO: TER CRIATIVIDADE É APRENDER A SER
Recife 2019
MATHEUS NÓBREGA SANTOS
MATHEUS NÓBREGA SANTOS TÍTULO: TER CRIATIVIDADE É APRENDER A SER
Produção Textual apresentada ao Curso De Odontologia, sob orientação do Prof. MsC Irazano Passos, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Criatividade e Inovação.
Recife 2019
I) Responda os três (03) tópicos e redija o resumo opinativo
1) Qual é a sua atitude, quando todas as pessoas pensam diferente de você? Cite um exemplo, de qualquer natureza. Registrar de maneira clara e resumida como age cada componente da dupla, em no mínimo cinco (05) linhas.
A minha atitude, quando as pessoas pensam diferente de mim, é guardar meu pensamento pra mim, ouvir os demais, e traçar o melhor caminho para mostrar que meu pensamento é o correto, ou para tentar somar minha opinião a dos demais pois, afinal, confio no meu pensamento. Para isso, uso muito da paciência, e deixo o tempo falar. Um exemplo disso, é quando estou em um trabalho em grupo, onde sei a forma correta de fazê-lo, porém o grupo tem uma opinião diferente da minha. Eu, escuto, cedo ao proposto pela maioria, porém na hora de executar a minha parte do trabalho, faço do jeito que acho correto, a fim de mostrar para o grupo que a forma, como eles pensam, está equivocada, e que o melhor caminho é o meu.
2) Como saber se você insiste nos seus pontos de vista por coerência, ou teimosia?
Dando tempo ao tempo e esperando os resultados. Não adianta ficar sustentando um pensamento, se os resultados, ou o caminho para os mesmos, mostram que ele
está errado. Isso é teimosia. O mais sensato, é ter uma visão ampla da situação, para enxergar se o seu pensamento tem um fundamento, ou não. Caso o seu pensamento não seja o escolhido, dentre os demais, com cautela e humildade, vá inserindo o seu pensamento, e vendo se o feedback é positivo ou não, se estiver sendo positivo, ele tem coerência.
3) Construa uma relação entre as etapas da fábula e o processo criativo. A fabula pode ser muito bem relacionada ao processo criativo. No processo criativo, é preciso que você confie no seu pensamento, e em você, e acredite que a sua ideia é real. Não importa se vão rir, ou pensar diferente, de você. O grão de areia confiava no seu pensamento, e por isso, num momento de escuridão, quando todos foram levados com ele ao fundo do mar, ele recorreu a sua ideia, seu pensamento, para trazer algo novo.
I) Na próxima etapa, faça uma conexão entre as suas três respostas e a
inspiração que o tema / vídeo provocam em você. Opine, alerte, critique se achar necessário, sinta-se livre, sem se perder – para isto, é decisivo que você conheça o tema que a disciplina propõe / discute / aborda. Livre para a construção em texto de 01 (uma) página, individualmente ou em dupla, você pode tudo. Utilizar e complementar trechos do que respondeu, por exemplo, até criar situações, enredos teus, sejam seu temperamento, curso ou profissão quais forem. Demonstre pontos de vista, possibilidades, intenções. Converse, argumente.