Projeto de Iniciação Cientifica Junior na PUC/SP
Durante dois anos as Profas Marisa Cavalcante e Cristiane Tavolaro desenvolveram na PUC/SP o “Projeto de extensão Instrumentação para o Ensino de Física a partir dos recursos didáticos oferecidos pela EXPERIMENTOTECA para o Ensino Médio ” envolvendo professores da rede pública do Estado de São Paulo. Dentre outros objetivos, o projeto visava capacitar professores para a utilização de Kits de experimentos de Física em sistema de empréstimo, similar ao empréstimo de livros por uma biblioteca. Os Kits da EXPERIMENTOTECA para o Ensino Médio foram desenvolvidos pelo Centro de Ciências de Divulgação
Cientifica e Cultural – CDCC da USP/SP e doados à PUC/SP como resultado de uma parceria com o GoPEF (Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da PUC/SP) para o seu desenvolvimento. Para assegurar um maior alcance do projeto, estabelecemos uma parceria com a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Secretaria de Estado da Educação de São Paulo) que autorizou e homologou o curso de atualização “Experimentoteca em Física no Ensino Médio” com carga horária de 65 horas tanto para o 2º semestre de 2007 quanto para o 1º e 2º semestre de 2008. Este procedimento garantiu aos professores um certificado emitido pela CENP e PUC/SP podendo ser contabilizado para a promoção na carreira. Foram capacitados no 1º semestre de 2008 e 2º semestre de 2007 cerca de 20 professores que constituíram dois grupos de trabalho com encontros realizados nos laboratórios do Centro de Exatas da PUC/SP todas às 5 a feiras das 14:00 às 17:00 horas. Pretendíamos atingir cerca de 20 escolas públicas e somente em duas versões do curso atingimos pelo menos o dobro deste número. Somente no 1º semestre de 2008 foram envolvidas 12 escolas públicas e uma escola particular e cerca de 6000 alunos puderam ser privilegiados direta ou indiretamente. Um dos objetivos deste trabalho de capacitação foi à criação de uma estrutura que garantisse a interação prolongada Universidade/Escola, através de atividades de atualização e reflexão sobre a prática pedagógica desses professores, de modo a orientá-los para uma mudança de postura que incorpore novas tecnologias de ensino. Consideramos que os professores que concluíram esta primeira etapa do processo através dos cursos de atualização oferecidos no 2º Semestre de 2007 e 1º semestre de 2008 representam exatamente estes profissionais multiplicadores. Foi com estes profissionais que formamos a equipe que propôs o projeto de Iniciação Cientifica Junior em tela. Nesta equipe temos além das pesquisadoras do GoPEF/PUC/SP temos dois professores que concluíram o curso de atualização em 2007 que são os professores Ethel e Manoel e três professores que concluíram o curso no 1º semestre de 2008 que são os professores Alessandro, Roger e Orivaldo que estão aqui neste blog.
Destacamos pelo menos três pontos fundamentais diferencia o nosso projeto de outros desta natureza:
que
No nosso projeto o professor da rede pública também é envolvido e faz a vez de orientador 2. O professor orientador e os estudantes enfrentam o desafio de elaborar um projeto que deve ser implantado em suas escolas de origem, o que além de contribuir para a formação cientifica dos estudantes permite-nos vislumbrar aspectos associados ao desenvolvimento de ações com responsabilidade social, o que certamente é mais um fator que o diferencia de outros projetos desta natureza. 3. O conhecimento é construído através de desafios relacionados a um tema estruturador previamente estabelecido e alvo das investigações dos estudantes. 4. Além do espaço físico real, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC São Paulo em que um conjunto de atividades são desenvolvidas, criamos também este espaço virtual em que tanto os participantes do projeto quanto toda a comunidade poderão interagir para a construção do conhecimento. 1.
Esta é um pouco da nossa história e espero que agora você também caminhe conosco nesta trajetória. Sejam bem vindos a este espaço.