TCP/IP e roteamento
Aula 3
Aula 3 Cisco IOS (Internetworking Operating System); IOS e sua interface de usuário; Componentes do roteador; Tipos de memória de um roteador; Processadores; Interfaces; Modos do IOS; Comandos de ajuda do IOS; Modo de Configuração; Gerenciando imagens IOS.
Cisco IOS (Internetworking Operating System)
IOS e sua interface de usuário O IOS é o nome do sistema operacional dos roteadores da Cisco; Os roteadores executam a CLI (commandline interface).
Componentes do roteador Todos os roteadores cisco possuem uma porta console: Destina-se ao acesso administrativo local a partir de um terminal ASCII ou de um computador que usa um emulador de terminal.
A maioria tem uma porta auxiliar: Destina-se ao acesso discado assíncrono a partir de um terminal ASCII ou de um emulador de terminal.
Tipos de memória de um roteador RAM: é usada pelo roteador pelo mesmo motivo que é usada por qualquer outro computador: para trabalho de armazenagem; ROM: armazena uma imagem “inicializável” do IOS. Contém o código usado para se inicializar o roteador até que ele saiba onde obter a imagem do IOS completa; Flash: armazena imagens do IOS totalmente funcionais e é onde o roteador costuma obter seu IOS no momento da inicialização. NVRAM: (nonvolatile RAM) armazena o arquivo de configuração inicial ou de startup. Com exceção da RAM, todos estes tipos de meórias são do tipo permanente.
Tipos de memória de um roteador
Processadores Variam de modelo para modelo; A maioria dos roteadores Cisco utiliza processadores RISC, otimizando o desempenho de seus equipamentos; A CPU é responsável por executar instruções no sistema operacional; Algumas dessas funções são a inicialização do sistema, o roteamento de pacotes e o controle de interfaces de rede.
Interfaces São usadas por um roteador para rotear pacotes e fazer a ponte entre quadros por meio de um roteador; Por causa das novas tecnologias, os tipos de interfaces disponíveis mudam conforme o tempo; Em alguns roteadores, o número de interface é um único número; Em algumas famílias de roteadores, a interface é numerada primeiro com o slot no qual reside a placa, seguido de uma barra e seguido do número da porte naquela placa;
Interfaces Exemplo: A porta 3 da placa no slot 2 seria interface 2/3; A numeração inicia com 0 para slots de placa e para portas de qualquer placa.
Interface de linha de comando O CLI significa que o usuário está digitando comandos em um terminal, em um emulador de terminais ou em uma conexão Telnet; Para acessar a CLI, deve-se usar um dos três métodos:
Interface de linha de comando Independente do modo de acesso utilizado, o usuário da CLI, depois de executar o login, é colocado inicialmente no modo usuário; Ao acessar a CLI, algumas senhas podem ser exigidas; Este modo permite somente visualização das configurações, não permitindo que se altere as configurações vigentes.
Modos do IOS Telnet
Aux
Console
User Mode Router>
enable
disable Privileged (Enable) Mode Router#
Modo Privilegiado (enable) Este modo recebe este nome por causa do comando usado para se chegar a tal modo; Podem ser executados comandos privilegiados.
Navegando na CLI do IOS Há diversas referências disponíveis para ajudar os usuários na utilização do IOS; A documentação do IOS está disponível em CD e a Cisco fornece gratuitamente; É quase impossível lembrar todos os comandos do IOS (manuais de referência com 2 palmos de altura); O IOS disponibiliza uma ajuda interativa para que os usuários verifiquem os comandos utilizados.
Comandos de ajuda do IOS
Processos de configuração e o arquivo de configuração O processo de alteração e manipulação de arquivos de configuração incluem: A configuração de um dispositivo IOS; A manipulação de configurações em andamento; A movimentação de arquivos de configuração.
O modo de configuração é um outro modo de configuração para a CLI da Cisco; Alterar a configuração do roteador, digitando diversos comandos de configuração é a finalidade do modo de configuração.
Relação entre o modo usuário e o modo privilegiado
Modo de Configuração Os comandos digitados atualizam o arquivo de configuração ativo; As alterações são movidas para o arquivo de configuração ativo a cada vez que o usuário pressionar a tecla ENTER e surtem efeito imediatamente pelo roteador; O comando interface é o comando de configuração de contexto mais usado.
Modo de Configuração Ctrl+z (ou exit) é utilizado para sair do modo de configuração e retornar ao modo privilegiado; O comando end do modo de configuração também sai de qualquer ponto do modo de configuração, retornando ao modo privilegiado; Os comandos exit dos submodos ou contextos de modo de configuração retrocedem um nível em direção ao modo de configuração global.
Modos: CLI ^Z enable
User EXEC
configure Privileged EXEC
disable
exit or ^Z
Reload and Break continue
ROM Monitor
Global Config
Specific Configs
exit
Modos de Configuração do IOS Privileged Mode Router#
Config terminal (config t)
Router <protocol> (Router rip)
Configuration Mode Router(config)#
Interface (interface ethernet 0)
Interface Configuration Mode Router(config-if)#
Router Configuration Mode Router(config-router)#
Interfaces • LANs – Ethernet (Ethernet 0, E0, E1, etc.) – FastEthernet (FastEthernet 0, F0, F1, etc.) – Token Ring (TokenRing 0, TO0, TO1, etc.)
• WANs – Serial 0, S0, S1, etc.
Interfaces do roteador
Modo de Configuração da Interface • Configuração: – Router(config)#interface e0 – Router(config)#interface s0
Levantando uma Interface Por default, todas as interfaces estão em modo administrativo shutdown. Para ativar a interface use o comando no shutdown para ativar a interface no modo de configuração da interface.
Configurando endereços IP Os endereços IPs são configurados no modo de configuração da interface: Router#config terminal Router(config)#interface s0 Router(config-if)#ip address 200.1.1.1 255.255.225.0 Router(config-if)#no shutdown Router(config-if)#exit
Gerenciados arquivos de Configuração É importante distinguir entre o arquivo de configuração usado na inicialização e o arquivo de configuração ativo; O arquivo de configuração da inicialização está na NVRAM; O arquivo que está na RAM é o arquivo que o roteador usa durante a operação; O roteador copia o arquivo de configuração armazenado na NVRAM para a RAM, como parte do processo de inicialização; O método mais simples para se manipular arquivos de configuração e movê-los para dentro e para fora de um roteador é usando um servidor TFTP.
Comando copy É usado para mover arquivos de configuração entre a RAM, a NVRAM e um servidor TFTP; Os arquivos podem ser copiados de acordo com a figura abaixo:
Configuração inicial (modo setup) Diferenças entre o modo de configuração e o modo setup; Setup: é um modo de configuração de roteador que solicita ao usuário parâmetros de configuração básicos.
Entrando no modo setup
Modo de configuração setup do roteador
Gerenciando imagens IOS Uma tarefa comum é migrar para um novo nível de IOS; Imagem IOS é um termo que se refere ao arquivo que contêm o IOS; Gerenciar arquivos de imagem implica em obter novas imagens IOS da Cisco, fazer backup das usadas atualmente e atualizar o roteador com a nova imagem; Os arquivos IOS costumam ser armazenados na memória flash, que é regravável e de armazenamento permanente.
Processo completo de atualização do IOS
Referência bibliográfica • Odom, Wendell. Cisco CCNA – Guia de certificação do Exame CCNA. Editora Alta Books, Rio de Janeiro, 2002.