Aula 2 E Aula 3

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aula 2 E Aula 3 as PDF for free.

More details

  • Words: 475
  • Pages: 6
Banco de Dados Aula 2 Lidiane Teixeira

Introdução a Banco de Dados

Introdução a Banco de Dados Lidiane Teixeira

 Conceito: Banco de Dados é um sistema de

armazenamento de dados em computador, isto é,um sistema cujo objetivo global é registrar e manter informações.  Um banco de dados é um conjunto de tabelas.  Uma coleção de dados organizados de tal forma que possam ser acessados e utilizados por muitas aplicações diferentes.

Introdução a Banco de Dados Lidiane Teixeira

Requisitos que um Banco de Dados deve satisfazer:      

Permitir o controle (redução)da redundância,para evitar a inconsistência dos dados e informações; Permitir o compartilhamento dos dados entre aplicações. Permitir aplicar restrições de segurança. Permitir o controle da integridade, ou seja,assegurar que os dados estão corretos. Permitir a independência entre os dados e aplicações. Permitir e manter o relacionamento entre dados.

Introdução a Banco de Dados Lidiane Teixeira

Um banco de dados possui as seguintes propriedades: 







Um banco de dados é projetado, construído e populado com dados para um propósito específico. Um banco de dados possui um conjunto pré definido de usuários e aplicações. Um banco de dados representa algum aspecto do mundo real, o que é chamado de “Mini-Mundo”. Um banco de dados pode ser criado e mantido por um conjunto de aplicações desenvolvidas especialmente para esta tarefa ou por um “Sistema Gerenciador de Banco de Dados” SGBD.

Introdução a Banco de Dados Lidiane Teixeira

Componentes de um Banco de Dados Um banco de dados é composto pelas seguintes partes: 



 

Gerenciador de Acesso ao Disco: O SGBD utiliza o Sistema Operacional para acessar os dados armazenados em disco, controlando o acesso concorrente às tabelas do Banco de Dados. O Gerenciador controla todas as pesquisas (queries) solicitadas pelos usuários no modo interativo, os acessos do compilador DML, os acessos feitos pelo Processador do Banco de Dados ao Dicionário de Dados e também aos próprios dados. O Compilador DDL (Data Definition Language) processa as definições do esquema do Banco de Dados, acessando quando necessário o Dicionário de Dados do Banco de Dados. O Dicionário de Dados contém o esquema do Banco de Dados, suas tabelas, índices, forma de acesso e relacionamentos existentes. O Processador do Banco de Dados manipula requisições à própria Base de Dados em tempo de execução. É o responsável pelas atualizações e integridade da Base de Da

Introdução a Banco de Dados Lidiane Teixeira

Exercício 2. Descreva com suas palavras o que são dados. 3. De onde podemos extrair os dados? 4. Quais os tipos de dados? 5. O que é um banco de dados? 6. De que é composto um banco de dados? 7. Descreva os requisitos de um banco de dados. 8. Descreva as propriedades de um banco de dados. 9. Quais os componentes de um banco de dados?

Related Documents

Aula 2 E Aula 3
November 2019 33
Aula 1 E 2
December 2019 31
Aula 3
November 2019 26
Aula 3
August 2019 34
Aula 3
June 2020 13
Aula 3
October 2019 28