Aula 3

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aula 3 as PDF for free.

More details

  • Words: 979
  • Pages: 5
Fundamentos de Sistemas de Informação Curso: Sistemas de Informação

Turma: 4° semestre

AULA 3 – 21/08/09 COMPONENTES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Pessoas: • Realimentam o SI com novos dados que geram novas informações; • Interagem diretamente com o SI. • Utilizam as informações geradas para algum processo de tomada de decisão (ambiente de trabalho); Organização: • Unidades que exercem diferentes funções, tais como: vendas, produção, educação; Tecnologia: • Meio pelo qual os dados são transformados em informação; • Pode ser: lápis e papel; giz,… computador: hardware, software e comunicações. PAPEL ESTRATÉGICO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Mudam as metas, as operações, os produtos, os serviços ou os relacionamentos ambientais das organizações para ajudá-las a ganhar vantagens sobre os concorrentes. • Sistemas de informação estratégicos devem se diferenciar dos sistemas de nível estratégico para gerentes seniores que focam problemas de decisão de longo prazo. • Sistemas de informação estratégicos podem ser usados em todos os níveis da organização e podem ser mais de longo alcance que os outros tipos de sistemas. • Os sistemas de informação estratégicos mudam fundamentalmente as metas de uma empresa, seus produtos, serviços ou relações internas e externas. • Sistemas de informação estratégicos alteram profundamente o modo como as empresas conduzem seu negócio ou mesmo o próprio negócio da empresa. Dados • São sucessões de fatos brutos, que não foram organizados, processados, relacionados, avaliados ou interpretados, representando apenas partes isoladas de eventos, situações ou 1

Fundamentos de Sistemas de Informação Curso: Sistemas de Informação

Turma: 4° semestre

ocorrências. Constituem as unidades básicas a partir das quais informações poderão ser elaboradas ou obtidas. Exemplo: 24ºC. A temperatura, sem qualquer outro atributo ou complemento, constitui em um exemplo de dado. Para que ela tenha significado, outros dados complementares precisam ser obtidos e relacionados. Analogia: um dado representa um tijolo isolado. Nessa situação, ele não tem um valor significativo, necessitando estar associado a outros dados (tijolos) para que algo maior possa ser concebido. Tipos de Dados Alfanuméricos – Nºs, letras e outros caracteres Imagem – Imagens gráficas ou fotos Áudio – Som, ruídos ou tons Vídeo – Imagens em movimento Informações Quando os dados passam por algum tipo de relacionamento, avaliação, interpretação ou organização tem-se a geração de informação. Também pode ser definido como a interpretação individual, não sistemática dos dados. A partir do momento em que dados são transformados em informações, decisões podem ser tomadas.

Exemplo: Esfriou naquela manhã de setembro.

2

Fundamentos de Sistemas de Informação Curso: Sistemas de Informação

Turma: 4° semestre

Características da Informação Valiosa Precisa – não contém erro Completa – contém todos os fatos importantes Econômica – equilibrar o valor da informação com o custo de produzí-la Flexível – pode ser usada por uma variedade de propósitos. Ex.: Estoque -> Vendedor, Gerente de Produção e Executivo Financeiro Pontual – obtida quando necessária Verificável – pode ser conferida Segura – somente aos usuários que possuem acesso Analogia: uma informação é obtida a partir do relacionamento de diversos dados. Dado é um tijolo, o que permite concluir que a informação é uma parede composta de tijolos relacionados e organizados de maneira coerente e útil. Lembre-se: • uma pilha de tijolos não constitui uma parede; • um simples agrupamento de dados não constitui uma informação. É preciso que esses dados estejam classificados, filtrados e organizados para que tenhamos uma informação. Conhecimento É a combinação de informação contextual, experiência, insight. São difíceis de estruturar, de capturar em máquinas e de difícil transferência. É o discernimento entre várias informações e também se acrescentam dados históricos. Exemplo: Nesta época do ano, normalmente, é difícil chover em Santos e sempre está mais quente. Analogia: o dado é um tijolo, a informação é uma parede construída por vários tijolos e o conhecimento é um cômodo construído a partir da organização e correto relacionamento de várias paredes. Metadados Em diversas situações pode ser necessário o uso de um dado para explicar um outro dado (dado sobre dado ou explicação sobre um dado) ou mesmo agregar um maior significado a uma informação, como uma espécie de rótulo que antecipa o conteúdo (ou tipo de conteúdo) a ser disponível. Metadados também são considerados dicionários de dados. Exemplo: Um banco pode gerar um informe diário com o uso de metadados que indicam a natureza de cada dado apresentado, funcionando como rótulos. A partir desses rótulos, uma empresa poderá gerar automaticamente um sumário executivo que reúna apenas os dados de seu interesse imediato.

3

Fundamentos de Sistemas de Informação Curso: Sistemas de Informação

Turma: 4° semestre

Inteligência É a capacidade de construção de situações adversas a partir de outras vividas ou vivencias seja de ordem histórica, por analogia ou ambas. Exemplo: Apesar de haver dados sobre o clima de Santos, historicamente nesta época não chove e a temperatura tende ser amena, no entanto as cidades próximas estão com a temperatura relativamente abaixo da média, então Santos deve seguir esta tendência.

4

Fundamentos de Sistemas de Informação Curso: Sistemas de Informação

Turma: 4° semestre

Analogia: os dados são os tijolos que compõem as paredes (informação) que constituirão os cômodos (conhecimento) que serão arranjados com maior ou menor propriedade (maior ou menor inteligência). Em resumo, a organização desses cômodos dará a conformação final de uma casa (inteligência). Sabedoria É a capacidade de cruzar informações acumuladas com tal inteligência que seja possível a tomada de decisões para longo prazo com reduzido índice de erros. Exemplo: diferente de decidir entre a melhor data de uma viagem é a escolha do melhor local para a construção de uma casa, um prédio ou mesmo a abertura de um negócio. Analogia: com o dado (tijolo) são construídas as informações (paredes) e com elas o conhecimento (cômodos). Com organização coerente das informações e seu inter-relacionamento e eventual complementação têm-se a inteligência (casa). A sabedoria é a capacidade de utilizar adequadamente e de maneira ampla a inteligência disponível sobre determinado assunto.

Dados

informação

Conhecimento

Sabedoria

5

Related Documents

Aula 3
November 2019 26
Aula 3
August 2019 34
Aula 3
June 2020 13
Aula 3
October 2019 28
Aula (3)
May 2020 12
Aula 3
November 2019 18