COACHING LÉIA CORDEIRO GAGLIONONE
ESTRUTURA DO MÓDULO 1o AULA Cenário Origem Conceitos Vantagens
1. INTRODUÇÃO: CENÁRIO EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE PROCESSOS CRESCIMENTO OTIMIZADO
1. INTRODUÇÃO: PROFISSIONAIS ALTAMENTE QUALIFICADOS
PESSOAS ATINGIREM OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES ALINHAMENTO VALORES / CRENÇAS PRÓPRIAS E ORGANIZACIONAIS
1. ORIGEM: COACH – palavra inglesa com várias origens: • Francesa - Coche, • Alemão arcaico - Kotsche, • Holandesa e Sul Africana – Koets, • Húngara – kocsi.
1. ORIGEM: Séc. XV condado de Komárom-Esztergom, Cidade Kocs(Hungria)
Kocsi szeke.
Metáfora - COACH (tutor - séc. XVIII) - guiava as crianças pelos campos do conhecimento. Analogia - carruagens - transportavam as pessoas pelos campos da Inglaterra. “Veículo para o transporte de pessoas”
1. ORIGEM: Famílias ricas
servos
assuntos importantes
formação dos filhos Crianças foram coached - tradução livre: “foram instruídas dentro da carruagem”.
1. ORIGEM: Meio empresarial - o desenvolvimento de alguém para a liderança - “fazer o coaching“. Sentido de treinador em esportes - início do século XX - universidades americanas. “Técnico ou treinador de profissionais.”
1. ORIGEM: COACHING - o nome do processo. COACH - o profissional que conduz o processo de desenvolvimento. COACHEE - o nome que se dá ao cliente que contrata o coach.
1. CONCEITO: “Processo
utilizado pela liderança quando se quer melhorar o comportamento no trabalho ou perfil do colaborador”. (BROCATO, 2003)
3. CONCEITO: Processo estruturado que visa o atingimento dos objetivos prédefinidos, desenvolvido através da relação profissional entre COACH e COACHEE embasados na confiança mútua, dedicação e entusiasmo.
3. CONCEITO: “Atividade de aconselhamento ao executivo profissional visando orientar e otimizar o desenvolvimento de sua carreira, à luz dos anseios pessoais, aptidões e mapeamento das suas características e necessidades de aprimoramento”.(EDUCAR MAIS, 2003)
1. COACH:
COACHING
É o profissional treinado para ouvir atentamente, descobrir e entender a maneira que o cliente pensa, e fazer as perguntas corretas. Tem por objetivo levar o COACHEE a criar estratégias que o ajudem a alcançar metas que ele considera importantes.
4. COACH: Performance através dos relacionamentos, Cria uma ligação ao invés de divisão, Apela para a paixão - brilho nos olhos, Torna os outros poderosos, Trabalha com
uma visão que não impõe
limites, Engaja os outros na visão, Não se leva a sério demais.
4. COACH:
COACHING
4.1 Perfil: empático, honesto, profissionalismo, ético, integridade confidencialidade disponibilidade, abertura,
4. COACH:
COACHING
4.1 Perfil: flexibilidade confiança, entusiasmo, respeito, conhecimentos e treino específico experiência empresarial, dedicação 100% ao seu sucesso.
4. COACH: 4.1 Perfil:
COACHING
Manter Coachee focado no que deseja dentro da realidade atual olhando futuro
4. VANTAGENS: Facilitar o acompanhamento do desempenho pessoal para o indivíduo e para a organização com melhoria da performance; Promover a aquisição e o aperfeiçoamento de competências; Promover a busca de melhores resultados;
4. VANTAGENS: Promover o desenvolvimento integrado (pessoal e profissional) das pessoas da organização e na organização; Fortalecer a confiança através da parceria; Favorecer o autoconhecimento e desenvolvimento de competências conhecidas e desconhecidas; Aumentar a satisfação profissional;
4. VANTAGENS: Reter os talentos da organização; Maximizar o crescimento pessoal e do negócio; Melhor a qualidade de vida; Melhorar o clima organizacional; Melhorar o enfoque nos resultados;
4. VANTAGENS: Aumentar a motivação das pessoas; Melhorar a adaptação à mudança; Melhorar o funcionamento das equipes
SONHO
AÇÃO
OBJETIVOS
METAS
O ICEBERG DO COACHING
Conhecimentos, Habilidades
Valores, Crenças, Atitudes
Conhecimento inadequado das expectativas organizacionais
Problema de atitude ou desempenho
Orientar/ redirecionar (coaching)