Aula 2 - Profa. Leia Cordeiro

  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Aula 2 - Profa. Leia Cordeiro as PDF for free.

More details

  • Words: 1,549
  • Pages: 12
COACHING AULA 2 LÉIA CORDEIRO GAGLIONONE [email protected]

ESTRUTURA DO MÓDULO 2o AULA  SISTEMA PESSOAL  ELEMENTOS

BÁSICOS

 APLICAÇÃO  TIPOS

1. SISTEMA PESSOAL 

PERCEPÇÃO



OBJETIVOS PESSOAIS



COMPETÊNCIAS



CRENÇAS



VALORES

AUTOCONCEITO

SUA MENSAGEM É…

7%

O QUE VOCÊ DIZ

38%

A MANEIRA COMO VOCÊ DIZ

55%

A SUA LINGUAGEM CORPORAL

PERCEPÇÃO • A Percepção é a maneira como vemos, entendemos e julgamos o mundo e as pessoas. • É formada a partir das experiências individuais e influências marcantes em nossas vidas, como: - cidade onde nascemos, família, escola que freqüentamos, religião,ambiente de trabalho, amigos, entre outros aspectos. É possível que pessoas diferentes interpretem de forma diferente o mesmo fato.

PERCEPÇÃO “Se desejarmos fazer mudanças significativas, precisamos trabalhar nas percepções que determinam nossa conduta, passar a ver as coisas de modo diferente, pensar e agir de um jeito diferente... ...Ter flexibilidade e sempre levarmos em conta pontos de vista diferentes dos nossos.”

OS CANAIS DE SENSORIAIS

TESTE - CANAIS SENSORIAIS

Responda às perguntas abaixo escolhendo apenas uma opção (a, b ou c), marcando com um “X” a resposta que mais se aproxime da sua maneira de ser:

1. a) b) c)

Eu gostaria mais de responder este questionário... verbalmente por escrito realizando tarefas

2. a) b) c)

Para me agradar é só me dar algo... útil sonoro bonito

TESTE CANAIS SENSORIAIS 1

B

A

C

2

C

B

A

3 4 5

A A B

B C A

C B C

6

C

B

A

7 8 9

A C C

B A A

C B B

10

B

A

C

11 12

C B

B C

A A

13 14 15

B A C

C B A

A C B

16

A

C

B

17 18 19

A C B

B A C

C B A

20

B

A

C

SOMA: X5

VISUAL

X5

AUDITIVO

X5

CINESTÉSICO

CANAIS SENSORIAIS VISUAL

Na sua comunicação utiliza palavras que para ela demonstra a sua maneira de ver o mundo e espera que seu ouvinte veja as coisas que ela está dizendo. • Destaca cores, paisagens, aparência, beleza, brilho, tamanho, luminosidade, forma, movimento, dimensões, contrastes, distâncias: • A idéia não está clara para mim. • Teremos um futuro brilhante. • Você viu o que aconteceu?

CANAIS SENSORIAIS VISUAL

• Cria imagens das:  Propostas: - Eu estou te ouvindo. - Vamos esclarecer um pouco isto. - Eu vejo isto dessa maneira.  Coisas: - Isto parece bem.  Situação enfocada: - Eu vejo o que você me diz. - Quando olho para trás, isso parece diferente. - Por uma nova perspectiva.

CANAIS SENSORIAIS AUDITIVO

Na forma de comunicar-se utiliza palavras que para ela demonstra a sua maneira de escutar os sons que ela sugere através da suas palavras e espera que seu ouvinte ouça as coisas que ela está dizendo.

• Isto me soa bem.

• A idéia me soou bem.

• Entendi de estalo.

• Eu disse a mim mesmo.

• Eu ouço meu interior.

• Algo me disse para ter cuidado.

CANAIS SENSORIAIS AUDITIVO

Fala do ritmo, cria sons na sua fala, usa a

imaginação

para

transmitir

idéias

auditivas

que dêem

sonoridade

ao

ouvinte,

utiliza

expressões:

CANAIS SENSORIAIS - CINESTÉSICO

Ao comunicar-se utiliza palavras que para ela entram em contato com as emoções e sensações, que atinjam o coração do seu ouvinte. • Eu tenho a sensação de que isso é bom. • Mergulhe no problema e vá em frente. • Você é tão incessível! • Você percebeu a situação?

CANAIS SENSORIAIS

• Fala para o coração das pessoas, • Libertar sensações, • Emoções: - Alegria

- Expectativa

- Angústia

- Tristeza

- Raiva

- Admiração

- Espanto

- Indignação

Na sua comunicação utiliza palavras que para ela entram em contato com as emoções e sensações, que atinjam o coração do seu ouvinte.

COMO FUNCIONAM OS OLH0S VISUAL CONSTRUÍDO

VISUAL LEMBRADO

AUDITIVO LEMBRADO

AUDITIVO CONSTRUÍDO

DIALOGO INTERNO

CINESTÉSICO

OBJETIVOS PESSOAIS “Objetivos são os objetos ou eventos futuros pelos quais lutamos com a finalidade de satisfazer as nossas necessidades. Um dado objetivo (por exemplo, uma renda mais alta) pode estar relacionado a várias necessidades (como segurança, prestígio e realização). Também vários objetivos (por exemplo, obter sucesso como gerente, gerar novas idéias e estudar ciências sociais) podem estar relacionados a uma necessidade primária (talvez a concretização do potencial criativo)”. COHEN (2003, p.169)

COMPETÊNCIAS “Competências são as áreas de conhecimento, habilidade e capacidade que aumentam a eficácia da pessoa em lidar com o mundo”. Estas podem ser inatas (nasce com elas) ou adquiridas (aprende durante a vida). COHEN (2003, p.170)

CRENÇAS “Crenças são idéias que as pessoas têm sobre o mundo e seu funcionamento. Todos têm crenças sobre pessoas, natureza humana, sentido da vida, o que é o mundo dos negócios, como são os professores e assim por diante. A pessoa leva suas crenças para todas as situações e procura confirmar aquelas que se encaixam na situação”. COHEN (2003, p.171)

VALORES “Os valores formam o alicerce do caráter da pessoa. Embora alguns dos valores possam mudar no correr da vida, eles tendem a permanecer profundamente enraizado na personalidade”. COHEN (2003, p.173)

AUTOCONCEITO “A coerência geral do sistema pessoal é organizada pelo autoconceito individual – a maneira como a pessoa se vê. O autoconceito reflete a forma singular pela qual cada pessoa organiza objetivos, competências, crenças e valores”. COHEN (2003, p.174)

CRENÇAS POR QUE? RECURSOS E HABILIDADES COMO? COMPORTAMENTO O QUE? AMBIENTE ONDE ? QUANDO ?

70% DOS PROBLEMAS ESTÃO AQUI

90% DOS PROBLEMAS

ELEMENTOS BÁSICOS  Ouvir 

ativamente

Nível e forma adequada a si próprio ao outro e o contexto (apoio, soluções, estruturando, rotulando...)

 Intuição 

e Empatia

Impressões e palpites (verificá-los), comunicação

nãoverbal, colocar-se na posição do outro, demonstrar o entendimento

 Estabelecimento

de Metas

Metas SMART  “Que benefício isto me traz?”  Lembretes  Equilíbrio no desenvolvimento 

ELEMENTOS BÁSICOS  Questionamento

Produtivo

O que você quer? O que você ganha se conseguir isso? Como você saberá que conseguiu? Comprometimento Mútuo 



Metas de desempenho do trabalho  ações a implementar  apoio político, técnico e material prestar pelo COACH  Metas de crescimento pessoal  Atitudes que o COACHEE e o COACH devem desenvolver  Apoio político, técnico e material* que o coach deve prestar 

 Atuação

Situacional

Comportamento de Apoio

Atuação Situacional

APOIO Baixa Diretividade Alto Apoio

DELEGAÇÃO Baixa Diretividade Baixo Apoio

COACHING Alta Diretividade Alto Apoio

DIREÇÃO Alta Diretividade Baixo Apoio

Comportamento de Directividade

APLICAÇÃO Conflitos referentes valores e papéis: ajuda as equipes estabelecerem relacionamentos pessoais que funcionem como aglutinadores e não separadores das pessoas e dos seus papéis;  Conflitos de natureza pessoal: pode “ajudar as pessoas a alcançar uma vida mais feliz, serena, criativa, plena e equilibrada” (site: VCM, 2003), dentro e subsidiariamente fora da empresa;  Situações críticas de diferentes origens nos processos decisórios da empresa;  Questionamentos variados sobre o desenvolvimento das pessoas. 

Os tipos de COACHING COACHING

EXECUTIVO COACHING DE ORIENTAÇÃO DE CARREIRA  COACHING de NEGÓCIOS  COACHING LIDERANÇA  COACHING DE EQUIPE  COACHING PARA ESPORTES  COACHING DE VIDA OU LIFE COACHING  COACHING DE RELACIONAMENTOS 

COACHING EXECUTIVO Aprimoramento de competências primordiais, alinhadas com a organização, visando o equilíbrio do executivo em todas as suas áreas (liderança e tomada de decisões estratégicas) - alta performance (desenvolver competências pessoais e profissionais).

COACHING DE NEGÓCIOS Trabalhar situações específicas em novos projetos ou negócios ou na continuação de consultoria ou treinamento – garantir continuidade do processo de crescimento e inovação. Focado nas competências pessoais e profissionais e "know-how“ específico noDOS seuNEGÓCIOS mercado. RODA

ASSUMIR RISCOS

COMUNICAÇÃO

DELEGAR FOCO NO CLIENTE

LIDERANDO PELO EXEMPLO

TRABALHO EM EQUIPE

TOMADA DE DECISÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

COACHING DE ORIENTAÇÃO E CARREIRA Alinhar os objetivos profissionais através do assessoramento e desenvolvimento das competências primordiais para a sua carreira. Destaca os seus pontos fortes, trabalhar os pontos a serem desenvolvidos - auto-avaliação do é importante para sua vida profissional para tomar decisões, podendo efetuar mudanças nos comportamentos evitando transtornos.

COACHING DE LIDERANÇA Focado na própria liderança orientando o seu colaborador para o desenvolvimento do seu desempenho e de toda a equipe adotando metas claras e criando indicadores mensuráveis.

COACHING DE EQUIPE Ajudar a equipe a executar suas atividades de forma fácil e eficiente focando no potencial de toda a equipe e nas ações individualizadas com a criação de uma cultura colaborativa apoio e ambiente de trabalho saudável e estimulador.

COACHING PARA ESPORTE Conduzido normalmente por um exatleta que conhece o esporte e domina as técnicas para estimular o esportista a aprimorar a técnicas empregadas no referido esporte.Foco está no atleta quebrar os seus próprios recordes.

COACHING DE VIDA OU LIFE COACHING 



Equilibrar as dimensões da vida do COACHEE (pessoal, profissional, social, relacionamentos, familiar, espiritual, entre outras) alinhando todas as dimensões para não despender energia para que se possa ter alta performance pessoal e profissional. Utilizado quando quer mudar radicalmente sua vida, mas precisa ser estimulado para sentir-se motivado, ter segurança e direcionamento.

COACHING DE VIDA OU LIFE COACHING Focar na reorganização da vida pessoal através da intervenção nos seus pontos de insatisfação para equilibrar sua vida com relação aos seus valores. Podem ser construídos projetos de vida para diversas áreas (desenvolvimento pessoal, profissional, financeira, relacionamento conjugal – filhos e família, saúde, lazer, emocional, espiritual, entre outros).

Related Documents