Utilizando Gnome-Nettol para obter informações mais simples de gerência de redes Danilo Dias¹ ¹Faculdade
de Sistemas de Informação – Universidade Federal do Pará(UFPA) - Campus Santarém
[email protected]
Resumo: Este artigo pretende demonstrar como usar o aplicativo GnomeNettol para realizar as pesquisas mais comuns na área de gerência redes de computadores. Palavras chaves: gerência de redes, plataformas, ferramentas, consulta 1. Introdução O objetivo da Gerência de Redes é monitorar e controlar os elementos da rede (sejam eles físicos ou lógicos), assegurando um certo nível de qualidade de serviço. Para realizar esta tarefa, os gerentes de redes são geralmente auxiliados por um sistema de gerência de redes. Um sistema de gerência de rede pode ser definido como uma coleção de ferramentas integradas para a monitoração e controle da rede. Este sistema oferece uma interface única, com informações sobre a rede e pode oferecer também um conjunto poderoso e amigável de comandos que são usados para executar quase todas as tarefas da gerência da rede [STALLINGS]. [1] O objetivo deste artigo é mostrar que podemos formar nossas plataformas de gerência a partir de ferramentas simples e que mais nos agradam, sendo assim usaremos neste artigo a ferramenta Gnome-Nettol para executarmos os serviços mais comuns na área de gerência de redes de computadores. A seguir apresentaremos a ferramenta que iremos usar para nossas tarefas simples em gerencia, explicaremos também as ferramentas mais comuns de linha de comando e o passo-a-passo usando Gnome-Nettol.
2. Gnome-Nettol A ferramenta Gnome-Nettol é usada para obter informações de rede, oferece interfaces gráficas para usuários das ferramentas de rede mais comuns da linha de comando, incluindo: * ifconfig * ping * netstat * traceroute * varredura de portas ("port scanning") * consultas DNS ("DNS lookup") * finger * whois 3. Ifconfig Ifconfig é um comando de UNIX que controla diretamente placa de redes através de comandos. Nos da informação sobre as interfaces de rede. 3.1 Observando uma interface de rede usando Gnome-Nettol Apenas precisamos ir em dispositivo de rede e selecionar a interface que queremos obter informação.
4. Ping Ping é um comando que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. . Seu funcionamento consiste no envio de pacotes para o equipamento de destino e na "escuta" das respostas. Se o equipamento de destino estiver ativo, uma "resposta" (o "pong", uma analogia ao famoso jogo de ping-pong) é devolvida ao computador solicitante. O autor da ferramenta, Mike Muuss, deu a ele este nome pois lembrava o som que o sonar emitia. (Depois Dave Mills arrumou um significado para a sigla, "Packet Internet Grouper (Groper)", algo como "Procurador de Pacotes da Internet").[2] 4.1 Efetuando um ping usando Gnome-Nettol Para efetuar um ping usando a ferramenta Gnome-Nettol você só precisa digitar o número do ip desejado no campo endereço de rede, escolha a quantidade de pacotes para enviar no campo solicitações e clique no ícone verde escrito ping.
5. Netstat Netstat (network estatistic) é uma ferramenta, comum ao Windows, unix e Linux, utilizada para se obter informações sobre as (de saída e de entrada), tabelas de roteamento, e um gama de informações sobre as estatísticas da utilização da interface na rede.[3] 5.1 Obtendo informações netstat usando Gnome-Nettol Em exibir escolha o tipo de informação que deseja obter sobre a rede e clique em Netstat, se tiver disponível, a informação aparece logo em baixo.
6. Traceroute Para sabermos como uma conexão percorre na rede, basta utilizarmos programas de rastreamento de rotas. Esses programas, monitoram os pontos desde a origem até o destino, um a um, com resultados de tempo de acesso de um roteador ao outro, perdas de dados e a porcentagem de erros dos pacotes de dados. 6.1 Rastreamento de rota usando o Gnome-Nettol Apenas coloque o ip da maquina que deseja rastrear a rota e clique no
ícone verde rastrear, os dados de rastreamento deverão aparecer logo em baixo.
7. Varredura de portas A varredura de portas é o processo de se conectar TCP e UDP de sistemas para descobrir que serviços estão em execução ou em estado de escuta. 7.1 Solicitar varredura de portas usando Gnome-Nettol Apenas digite o ip que deseja fazer a consulta de varredura de portas no campo endereço de rede e clique em varrer, o resultado deverá aparecer no campo logo abaixo.
8. Consultas DNS ("DNS lookup") O tipo de consulta DNS serve para se obter informações sobre servidores de nomes que a maquina usa entre outros tipos de informações como informação de e-mail e etc. 8.1 Efetuando consultas utilizando o Gnome-Nettol Digite o domínio ou o ip de quem deseja saber as informações no campo endereço de rede e logo em baixo no campo tipo de informação solicite qual informação ou informações deseja obter e clique em consultar.
9. Finger Finger é um comando de troca de informação sobre utilizadores. O protocolo descrito no RFC é um protocolo muito simples que permite aceder à informação sobre utilizadores de uma maquina remota. (o comando Finger também funciona numa maquina local, efetuando pedidos sobre utilizadores à própria maquina. Mas neste caso não é usado o protocolo de comunicação de redes) De uma forma genérica o funcionamento do Finger resume-se a efetuar uma conexão à porta 79 do servidor, e a realizar um pedido. O servidor envia a resposta de acordo com os dados do pedido. Em técnicas hackers, o protocolo finger é usado pra capturar senhas de todos os usuários de um sistema para que se possa ter acesso root ao sistema sem a necessidade de quebrar a senha ou usuário por força bruta. Se o pedido for feito em DotIn no sistema, será retornado um erro provocando a quebra do sistema, eis aí o principal motivo de protocolo finger ser quase inexistente na maioria das redes e sua porta protegida diretamente pelo firewall. Um exemplo de quebra por erro finger aconteceu no ano de 2006 em Salvador, quando um cracker travou o sistema de um supermercado local. Os dados enviados são em formato ASCII com os códigos de CR e LF no
final.[4] 9.1 Efetuando um finger usando Gnome-Nettol Num campo digite o nome do usuário da maquina que deseja efetuar o finger e logo abaixo digite o ip da maquina em endereço de rede e depois clique em finger.
10. Whois WHOIS é um protocolo UDP específico para consultar informações de contato e DNS sobre entidades na internet. Uma entidade na internet pode ser um nome de domínio, um endereço IP ou um AS(Sistema Autônomo). O protocolo WHOIS apresenta três tipos de contatos para uma entidade: Contato Administrativo (Admin Contact), Contato Técnico (Technical Contact) e Contato de Cobrança (Registrant Contact). Estes contatos são informações de responsabilidade do provedor de internet, que as nomeia de acordo com as políticas internas de sua rede.[5]
10.1 Efetuando consulta whois utilizando Gnome-Nettol Para efetuar uma consulta whois no Gnome-Nettol basta colocar o nome ou ip que deseja obter a informação no campo endereço do domínio e clique em whois.
11. Conclusão Podemos ver que ferramentas simples podem ser bastante eficientes quando sabemos como emprega-las para gerencia de redes, vimos também que a ferramenta em questão nos dá uma ótima interface para as ferramentas mais comuns de rede que devemos utilizar em nosso dia a dia, fica claro portanto que o aplicativo Gnome-Nettol se mostrou eficiente para se obter as informações mais simples de gerencia de redes.
12. Referencias [1] Melhores práticas em gerencia de redes - Raquel V. Lopes. [2] http://en.wikipedia.org/wiki/Ping [3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Netstat [4] http://en.wikipedia.org/wiki/finger [5] http://en.wikipedia.org/wiki/Whois http://projects.gnome.org/gnome-network/screenshots.shtml http://packages.debian.org/unstable/gnome/gnome-nettool http://pt.kioskea.net/contents/outils-reseau/netstat.php3 http://www.ituiutaba.uemg.br/ec/site/professores/adriana_guimaraes/incidentes deseguranca.pdf