WWW.JOSEPONTES.COM
WWW.JOSEPONTES.COM
WWW.JOSEPONTES.COM
3º Edição ampliada
A todos aqueles que amam a Deus, fazem evangelismo e investem na obra missionária
WWW.JOSEPONTES.COM
WWW.JOSEPONTES.COM
INDICE
INTRODUCÃO O que é o puro evangelho de Cristo? Quem deve evangelizar? Movimentos “Modernos” de evangelização: Vantagens e Desvantagens” Resgatando o verdadeiro Evangelismo Como dominar o Plano de Salvação COMO EVANGELIZAR: Sua família Seus colegas Seus vizinhos Nos presídios Nos Hospitais Casa x casa Adeptos de seitas Orientações para profissionais (médicos, dentistas, professores, desportistas etc) Orientações para patrões Orientações para empregados Palavra final
WWW.JOSEPONTES.COM
WWW.JOSEPONTES.COM
COMO EVANGELIZAR...
É um livro que irá ajudá-lo a tornar-se um filho de Deus frutífero e ganhar muitas almas para o reino do Senhor Jesus. Este é um verdadeiro manual de orientação práticas, para quem é médico, detento, arquiteto, mãe de família, patrão, empregado, estudante, ou outra profissão, e deseja saber evangelizar, conhecer biblicamente o plano de Salvação e Glorificar a Deus no lugar que vive o seu labor cotidiano.
Transforme este livro em um curso e ministre na sua comunidade.Com certeza este estudo irá transformar pessoas a tornarem-se discípulos produtivos do Reino de Deus, fazendo grande diferença por onde passar, começando dentro da sua própria casa.
O autor
WWW.JOSEPONTES.COM
WWW.JOSEPONTES.COM
INTRODUÇÃO
Evangelizar sempre foi e sempre será uma prioridade nos planos de Deus para os seus servos. Desde o livro de Gênesis até o apocalipse, encontramos inúmeras vezes lições de homens e mulheres transmitindo a mensagem de Deus para a conversão de outros semelhantes seus. Quando Deus planejou o resgate do homem caído, Ele o fez como alvo central da sua vontade e é exatamente isso o GRANDE PLANO de Deus, seu maior anseio, o máximo de todo seu projeto da criação humana, ou seja, o resgate e a conversão daquele que está perdido, e isso só é possível através da mensagem salvadora do evangelho, através do evangelismo transmitido pelos salvos em Cristo. Enquanto o evangelismo é prioridade para Deus,esse mesmo evangelismo é a obra que o Diabo mais detesta. Por quê? Porque é exatamente através da mensagem pregada que o ser humano é transportado do reino das trevas para o reino da luz, e ele, o diabo, perde seus escravos seguidores, é devido a esse fator que a evangelização é o alvo central que o inimigo quer destruir, ele lutará com todas as forças para que a igreja e os crentes parem de evangelizar, esfriem na transmissão da salvação. Isso é muito sério, pense e reflita. Por outro lado, vemos que, em toda a historia da igreja, até os nossos dias, evangelizar sempre foi a tarefa de poucos, talvez 90% dos nossos crentes nunca experimentaram o gozo de ver uma alma salva, nunca evangelizaram seus familiares, colegas, vizinhos etc.É impressionante, mas muitos Seminaristas que estão preparando-se nos Seminários Teológicos das cidades, nunca evangelizaram ninguém. Outros ainda acham que evangelizar é só para pessoas formadas, como pastores, missionários, evangelistas, presidentes dos jovens etc. Observamos que essa idéia já está mudando e muitos cristãos “comuns”, leigos, estão despertando e entendendo o seu papel no corpo de Cristo, ou seja, frutificar para gloria de Deus. Todos os salvos de verdade tem a missão de evangelizar onde vivem, essa é a tarefa prioritária para um servo de Deus. Dentro desse despertamento, encontra-se um grande problema, muitos estão querendo evangelizar dentro dos seus lares, na sua profissão, na escola e em todo seu campo de ação, mas sentem-se incapacitados, sem conteúdo bíblico, sem uma orientação lógica, sistemática e com pouco preparo para enfrentar as terríveis heresias que estão se espalhando por todos os lugares. Ainda há outro agravante, que é a popularização do evangelho; cantores
WWW.JOSEPONTES.COM
WWW.JOSEPONTES.COM famosos se dizem crentes, temos hoje centenas de emissoras de rádios evangélicas, redes de TV, propagadas variadas, grandes espetáculos, culto da prosperidade, culto da amizade, culto dos empresários, culto dos artistas e ainda o grande movimento carismático católico cantando nossos hinos, profetizando, falando em línguas, evangelizando e realizando grandes cultos de oração. Além de tudo isso, ainda temos bem crescente em todo o Brasil, o ecumenismo entre os evangélicos, católicos, espíritas etc. Nunca em nenhum tempo foi tão difícil discernir o certo e o errado, o que é o evangelho puro e o que não é. O que é licito dentro da evangelização ou não. Dentro desse desafio estão algumas perguntas: Como evangelizar minha família? Como evangelizar meus vizinhos e colegas? Qual o papel prioritário dos profissionais liberais? Qual o papel dos empresários evangélicos? Como pregar um evangelho puro no meio de tanta confusão teológica? Afinal, o que Deus quer de mim? São respostas para essas perguntas que as paginas a seguir procuram trazer; de forma simples, essencialmente bíblicas e objetivas. Necessitamos urgentemente resgatar a pureza, a simplicidade, o poder e o conteúdo sem variações do evangelho de Cristo; pessoas que O amem acima de tudo, e transmitam de forma clara e incansável a sua mensagem salvadora onde estão plantados, e até os confins da terra.
“Nisto é glorificado o meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.” João 15.8
WWW.JOSEPONTES.COM
WWW.JOSEPONTES.COM O QUE É O PURO EVANGELHO DE JESUS CRISTO Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 1 Cor. 3.11 O evangelho de Cristo é o plano único de Deus concretizado através da vida, da morte e ressurreição de Jesus Cristo, pelo qual o ser humano é liberto da escravidão do pecado e da condenação eterna. O apóstolo Paulo escreve aos Romanos, cap. 1. Versos 16 e 17: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que N’ele crer... Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho...” O evangelho são boas novas de Deus para o homem perdido, é Deus, reconciliando o ser humano com Ele mesmo, pois no Éden, quando do pecado de Adão, todos os seres humanos foram feitos pecadores e se tornaram inimigos do Deus Santo, escravos do pecado e condenados a perdição e ao inferno eterno. Como diz a Bíblia: ...todos... estão debaixo do pecado. Como está escrito: Não há justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram... Rom. 3.9-12 a Pois todos pecaram e estão longe da Gloria de Deus. Roma. 3.23 Deus enviou seu filho amado Jesus Cristo à terra para nascer como homem, viver como homem e sofrer terríveis males terrenos tudo por amor e resgate do homem pecador. A gloria do evangelho é o eterno e imensurável amor de Deus em buscar da ovelha perdida. A essência do evangelho está em salvar a alma do homem das garras do diabo, da escravidão do pecado e a perdição eterna. A obra primária de Cristo nunca foi dar ao homem prosperidade material e um “céu” aqui na terra, nem tão pouco livrá-lo de tribulações, doenças ou sofrimentos na terra; essas coisas podem acontecer normalmente, mas nunca como prioridade absoluta na obra que Cristo fez na Cruz. O puro Evangelismo de Cristo é Ele mesmo Salvando-nos do inferno eterno e aqui na terra vivermos uma vida para sua glória, tenho comunhão com Ele, comunhão com os nossos semelhantes e ensinando a sua mensagem aos perdidos sem esperança.
WWW.JOSEPONTES.COM
WWW.JOSEPONTES.COM ... a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens os seus pecados... 2º Cor. 5.19 QUEM DEVE EVANGELIZAR E tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos DEU O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO. II Cor. 5:18 Começo este assunto com a seguinte afirmação: NEM TODO CRENTE É CHAMADO PARA FAZER MISSÕES, INDO ÀS TRIBOS INDÍGENAS, ÀS DISTANTES NAÇÕES OU RINCÕES SERTANEJOS; MAS TODO CRENTE VERDADEIRO TEM UM CHAMADO ESPECÍFICO, QUE É O DE EVANGELIZAR NO MEIO EM QUE VIVE. No livro de Efésios (cap.4, vers.11) está escrito que o próprio Jesus, no meio da sua igreja, escolheu uns para apóstolos, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. O texto fala de alguns e não de todos. O mesmo se aplica aos dons espirituais, que o próprio Espírito Santo distribui na igreja; Ele o faz, não escolhendo os mais “santos”, os merecedores ou os especiais no rebanho, mas com quem lhe apraz (veja I Cor. 12.4 a 11), para um fim proveitoso na Igreja. Nem todos têm o dom de curar, nem todos têm o dom de línguas, nem todos têm o chamado para ser pastor, e assim por diante. Na nossa cultura, doente pelo capitalismo cruel e pela aparência exagerada, fizemos uma certa distribuição de valores de status evangélico, ou seja, aqueles que falam em línguas, profetizam, são eloquentes na pregação e aparecem na mídia, são tidos como mais abençoados e espirituais, esses são requeridos, buscados, e até idolatrados; enquanto um crente “comum” sente-se incapaz de cumprir alguma missão dentro do corpo, ele é apenas um consumista dos produtos evangélicos e um espectador das inúmeras programações da sua Igreja.
ADQUIRA A VERSÃO COMPLETA DIGITAL PARA DOWNLOAD EM WWW.JOSEPONTES.COM
WWW.JOSEPONTES.COM