Alaum-outubro 2009

  • Uploaded by: Hermínia T. Sousa
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Alaum-outubro 2009 as PDF for free.

More details

  • Words: 5,386
  • Pages: 16
ALAUM O PERIÓDICO DE QUEM QUER SABER MAIS

OUTUBRO 2009

ANO 13

Nº 148

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

OUTUBRO MÊS DE CONFERÊNCIAS

3e4

CONFERÊNCIA GERAL DA IGREJA 10 e 11

CONFERÊNCIA DA ESTACA DE SETÚBAL

PROVAVELMENTE A MAIOR REUNIÃO TESTEMUNHOS SUD DE TODO O MUNDO

Todos os primeiros Domingos de cada mês, em todas as capelas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, temos a oportunidade de assistir e participar numa reunião sacramental especial, trata-se de um encontro onde depois de se tomar o sacramento, o púlpito fica à disposição de toda a congregação para poder prestar o seu testemunho. O testemunho é uma declaração pública das crenças básicas de cada pessoa, onde os membros da Igreja que o desejam, levantam-se do seu lugar dirigindo-se ao púlpito onde prestam o seu testemunho para toda a congregação sobre aquilo que sentem em relação à Igreja e ao Salvador Jesus Cristo. Com a massificação dos novos meios de comunicação a transmissão da palavra quer falada, quer escrita, conhece hoje uma nova dinâmica graças a popularização da Internet. Não é segredo para ninguém que a net já quase suplanta a própria televisão e todos os Partidos, clubes, responsáveis políticos, Igrejas, etc. não

DE

deixam de fazer uso deste instrumento que permite levar a sua mensagem a casa de cada um dos destinatários em tempo real. Assim, também o testemunho de um qualquer anónimo membro da Igreja, prestado perante uma pequena congregação poderá agora ser levado ao conhecimento de milhares e milhares de pessoas das mais variadas raças, credos e línguas. Por isso, colocamos em funcionamento aquela que é hoje a maior reunião virtual de testemunhos sud, em língua portuguesa. Um sitio na Internet dedicado a todos aqueles que pretendem partilhar a sua fé com as pessoas que conhecem e com aquelas que nunca viram. Trata-se do www.testemunhomormon.net e aqui poderemos ler o testemunho, ver a foto, saber a profissão, a nacionalidade e o nome do irmão que ali partilhou os seus sentimentos em relação à Igreja e a Jesus Cristo. Se ainda não partilhou o seu testemunho, convidamo-lo a fazer agora, nunca saberá se as suas palavras aqui escritas poderão algum dia vir a iluminar a vida de alguém que ande na escuridão espiritual. Faça-o hoje mesmo, envie o seu texto para o endereço [email protected] e nós publicaremos naquela que é já, muito provavelmente, a maior reunião virtual de testemunhos mórmons de todo o mundo.

CENTO E CINQUENTA IDEIAS PARA A REUNIÃO FAMILIAR

História da família 1. Usando revistas antigas, façam um cartaz de colagens sobre vocês. 2. Leiam uma página ou história contida em seu diário ou de alguém da sua familia. 3. Comecem um diário familiar. 4. Visitem o CHF da sua estaca e comecem sua história familiar. 5. Preparem a árvore genealógica de sua família 6. Entrevistem o membro mais velho da sua família. 7. Reúna a família para ver um álbum antigo de fotos e conte histórias a respeito delas 8. Instalem o programa PAF da Igreja e comecem a inserir dados de sua família. Serviço 9. Preparem um jogo e façam-no em um asilo ou mesmo na casa dos avós. 10. Escrevam cartas para os avós, um missionário, um líder da ala ou um amigo da família. 11. Limpem o lixo de um parque local. 12. Perguntem para um vizinho mais velho como sua família pode ajudá-lo. 13. Participem de assembleias de sua cidade ou amigos do bairro para projetos humanitários. 14. Convidem um membro da sua família que não seja membro para um a reunião familiar ou integração da ala. 15. Lavem o carro de alguém que não tem condições físicas. 16. Visitem um membro de sua família que não seja da Igreja. 17. Adotem um avô ou uma avó na Igreja ou na vizinhança. 18. Faça fantoches e leve as crianças para uma apresentação a alguém doente no hospital (os fantoches podem cantar hinos da Igreja) . 19. Preparem um programa musical e apresentem-no em um orfanato, asilo ou hospital. Convide outras famílias para se juntar à sua nesta atividade. Faça cópias das letras das músicas e dê de presente para quem os assistir. Apreciação musical

20. Ouçam musica clássica com as luzes apagadas, deitados no chão e conversem sobre o que a música lembra. 21. Aprenda (ou ensine a família) a reger hinos da igreja e peça uma oportunidade para o bispado para mostrar seu novo dom em uma reunido sacramental. 22. Façam seus próprios instrumentos musicais e comecem uma banda na sua família. 23. Aprendam sobre teoria e termos musicais. 24. Decorem um hino favorito da família e adotem-no como o hino oficial da família. 25. Façam um baile da família. Aproveite para ensinar aos jovens a como dançar nos padrões. 26. Vão a um concerto musical na sua cidade ou ouça a orquestra municipal. Falem sobre o efeito da boa música em nossos pensamentos. 27. Tenham uma noite de cânticos de hinos da Igreja. 28. Façam jogos que ajudem as crianças a memorizar os hinos da Igreja. Desenvolvendo técnicas em casa 29. Aprendam a fazer pequenos reparos em casa usando martelo, chaves-de-fenda, etc. 30. Ensine aos adolescentes e/ou aos filhos que estão se preparando para uma missão de tempo integral a pregar botão, a preparar pratos básicos e a lavar/passar roupas. 31. Comecem seu armazenamento fazendo um kit de 72 horas. 32. Façam um serviço voluntário em um hospital, asilo ou cuidem de um vizinho doente. 33. Façam um calendário das designações das tarefas de cada membro da família. 34. Deixe os filhos fazerem compras para a semana (com sua supervisão), mostre o valor do dinheiro e compre uma pizza com o que eles conseguirem economizar. 35. Faça um livro de receitas da sua família. 36. Faça um cartaz das metas da sua família. 37. Plantem uma árvore ou algumas flores. Discutam sobre fé em Alma 32: 28-43. 38. Faça uma aula sobre orçamento familiar. 39. Tenham uma noite da etiqueta em casa e pratiquem as novas técnicas em um jantar especial (em um restaurante ou não, mas de modo formal). 40. Aprendam sobre jardinagem dentro de casa (como fazer uma pequena horta usando materiais recicláveis).

História da Igreja 41. Estudem um profeta, imprimindo sua foto (ou pedindo às crianças que o desenhem) e lendo sobre sua vida nos manuais da Igreja. 42. Façam um passeio virtual em alguns lugares históricos da Igreja (ele podem ser encontrados nos manuais ou na Internet).

43. Estudem a história da Igreja em sua área. Convide um pioneiro da sua ala para contar histórias sobre a Igreja na época de seu batismo. 44. Estudem a biografia do profeta atual. 45. Aprendam sobre o a história do templo mais próximo de sua casa. Atividades fora de casa 46. Aprendam como sua usa uma bússola. Tenham uma aula sobre seguir cuidadosamente as palavras dos nossos líderes. 47. Aprendam como se fazer uma fogueira, assem salsichas e façam cachorro quente selvagem. 48. Confeccione pipas para toda a família e faça um festival de pipas em casa. 49. Façam barcos de papel, coloque-os em alguma água corrente. Podem cantar o hino “Mestre o Mar se Revolta”. 50. Faça uma viagem histórica com sua família. 51. Saiam para pescar e comparem com a obra missionária, usando Mateus 4:19 e Marcos 1:17. 52. Façam uma caminhada. Aprendam sobre segurança e certas ocasiões no mato, etc. 53. Leve a família para nadar a ensine sobre segurança em ambientes com água. 54. Saiam para um passeio de bicicleta e aprendam sobre segurança (você pode comparar os equipamentos com a armadura de Deus ou falar sobre como nos protegemos em nossa caminhada rumo à Exaltação). 55. Observem pássaros e preparem-se para uma aula sobre a Criação. 56. Aprendam coordenação motora ao fazer brincadeiras no quintal. Comunidade e cultura 57. Leiam uma história das escrituras e pintem uma gravura sobre o tema. 58. Façam uma noite do patriotismo em casa, com pratos da cor do país, cerimonia da bandeira e hinos do país. 59. Visitem um museu ou uma exposição. 60. Façam ornamentos para a árvore de natal (sem nenhum custo) 61. Façam uma refeição étnica, aprendam sobre o país e, com o tempo, prepare um livro com receitas da várias partes do mundo. 62. Aprendam sobre costumes natalicios em outros países. 63. Procure eventos em sua cidade ou comunidade. 64. Visite teatros comunitários como SESC e SESI (geralmente eles são gratuitos). 65. Leiam trechos da história de um membro proeminente da sua comunidade (quem foi o personagem que deu nome à minha rua?). 66. Leiam a história de um militar que vivenciou uma guerra. 67. Aprendam como apoiar as tropas militares do país. 68. Divirtam-se fazendo poemas. 69. Aprendam uma coreografia ou façam um teatro em família. 70. Façam uma foto da família como nos tempos antigos. 71. Façam um arranjo de flores. 72. Façam uma decoração para presentear alguém. Espriritualidade 73. Andem pelos jardins dos templos (se não há a possibilidade de ir até um, veja fotos pela Internet). Faça um picnic, memo que seja virtual! 74. Decorem as Regras de Fé. 75. Façam uma reunião de testemunho da família. 76. Reveja o Progresso Pessoal, Dever Para Com Deus, Fé em Deus ou as metas de cada filho.

77. Faça uma noite missionária. 78. Faça um jejum em família por alguém doente com problemas e termine o jejum com uma noite familiar sobre como se sentiram durante o jejum. 79. Estude sobre o Plano de Salvação. 80. Por que as pessoas boas sofrem? Tenha uma aula sobre provações. 81. Visitem um site da Igreja e converse com sua família sobre ele. 82. Aprendam sobre gratidão. Façam cartas de gratidão para a família. 83. Pintem um cartaz para leitura de escrituras e oração (mande um mail para [email protected] para receber um modelo)

Aprendendo coisas novas 84. Aprendam novos sistemas de medidas e pesos. 85. Aprendam o alfabeto na linguagem dos sinais. 86. Aprendam código Morse. 87. Façam um campeonato de algum jogo (Bets, por exemplo). 88. Aprendam técnicas de fotografia. 89. Aprendam como se exercitar em família. 90. Façam uma noite cultural. 91. Escrevam uma história juntos. 92. Aprendam a história da dança. 93. Estudem a aplicar princípios do livro “Pregar meu Evangelho”. 94. Visitem uma biblioteca. 95. Tente tocar instrumentos musicais. 96. Aprendam mágicas e preparem um show em sua casa (para quem fala inglês, tente o site Mysterynet.com) 97. Ensine bons hábitos de estudos. 98. Aprenda algo cultural novo. Segurança 99. Aprendam primeiros socorros. 100. Faça um kit de primeiros socorros e deixe-o visível à família. 101. Visite o corpo de bombeiros. 102. Aprenda sobre como agir em caso de se perder. 103. Fale sobre como dizer não às drogas, ao álcool e outras substâncias nocivas. 104. Ensinem sobre o uso seguro da Internet. 105. Traga alguém para falar sobre boa nutrição e práticas saudáveis. 106. Faça um pequeno cartaz sobre telefones úteis e coloque perto do telefone. 107. Como se preparar para um blecaute. 108. Faça um Kit de sobrevivência. 109. Como proteger sua casa de bandidos. 110. Como reagir em caso de falso sequestro (tenha uma palavra-chave que só a família conhece) 111. Quando alguém entrar em estado de choque. 112. Como reagir em acidentes de trânsito. 113. Tratar sangramentos.

Para crianças 114. Converse com a professora da Primária sobre o que foi ensinado na semana anterior (ou pergunte às próprias crianças) e reforce o que foi ensinado. 115. Leia a história da Criação de maneira que elas entendam. 116. Ensine sobre o nascimento de Cristo. 117. Leia uma história das escrituras e peça que elas desenhem o que se lembram. Para adolescentes 118. Relembrem as aulas ensinadas na Igreja. 119. Faça uma noite das profissões. 120. Peça que eles preparem mensagens baseadas nos valores da Moças, no Progresso Pessoal ou no Dever Para com Deus. 121. Convide os missionários para falar sobre a vida deles. Para adultos solteiros ou casais sem filhos 122. Faça cupons valendo “1 Noite Familiar Grátis” e distribua aos amigos. 123. Faça um projeto humanitário. 124. Escreva uma carta com mensagem positiva a um líder local, um militar, um profissional ou um missionário. 125. Escreva em seu diário. 126. Escreva a história da sua família. 127. Ofereça-se para arrumar brinquedos quebrados de uma criança carente. 128. Compre envelopes de alguma associação de caridade. 129. Estude um discurso da mais recente Conferência Geral. 130. Ofereça-se para sair com o cachorro do vizinho e dar banho no animal. 131. Vá a um hospital e conte histórias para alguém doente. 132. Procure uma história interessante sobre alguém da sua família que há tempos não vê. 133. Procure um princípio que mais gosta de estudar e compartilhe com os outros. 134. Convide um membro da sua unidade para ensinar sobre o trabalho genealógico. 135. Prepare nomes para o templo. Vá ao templo e faça o trabalho vicário por seus ancestrais. Para se divertir 136. Está quente ? Compre sorvete ou façam uma limonada em família. 137. Está frio? Façam um chocolate quente com pão na chapa. 138. Choveu? Procure atividades para a chuva. 139. Contem histórias ao redor de uma fogueira. 140. Assistam ao pôr-do-sol e depois olhem as estrelas no céu. Falem sobre as belas obras do Criador. 141. Vistam-se como um personagem das escrituras e contem sua história. 142. Brinquem de charadas com os personagens das escrituras. 143. Assistam ao nascer do sol. 144. Façam um picnic. (Se chover, faça o picnic na sala, debaixo do cobertor) 145. Façam uma caça ao tesouro familiar (os enigmas podem ser escrituras, gravuras, fotos do templo etc). 146. Faça um campeonato de bolas de chiclete. 147. Concurso de culinária. 148. Dancem na chuva. 149. Preparem a árvore de natal cantando hinos natalícios. 150. Façam os próprios cartões de aniversário e natal da família.

BELA BRAXTON Ao regressar a casa ontem à noite, depois de visitar a nossa querida Márcia, a minha filha de onze anos perguntou-me, pensativa, “-Mãe, porque é que o Pai Celestial deixa que estas coisas aconteçam?” Ela não se referia ao facto da Márcia se encontrar em casa com ossos partidos, mas sim ao fatídico acidente que tirou a vida do “nosso” Tiago, e que nos deixou marcas profundas e sentimentos de perda e tristeza tão à flor da pele. É nestas alturas que paramos para pensar no que realmente acreditamos. A resposta que dei à minha filha é a mesma que compartilho aqui: Eu não sei. Não sei a resposta para todas as coisas, mas isto eu sei...SEI que Deus vive. Sei que por mais absurdo que pareça por vezes, todas a coisas contribuem para o nosso bem. Sei que existe um plano divino que nos trará felicidade e vida eterna com nossa família e amigos se obedecermos aos Seus mandamentos. Sei que o sacrifício expiatório de Cristo é um milagre que actua nas nossas vidas diariamente, sei que Ele é nosso Salvador e Redentor, e que sem Ele, nada na vida faz sentido. Sei que a dor é necessária para que possamos distinguir e desfrutar da alegria... sei que podemos ser felizes num mundo cheio de dor e tristeza. Sei que nunca estamos sós, mesmo quando assim o parece, e que o Pai Celestial sempre nos ajudará, desde que Lhe abramos espaço na nossa vida. Sei que o Evangelho foi restaurado, e que viver na Terra nos dias de hoje é um privilégio enorme, pois temos todas as ferramentas para utilizar na nossa vida, e fazer desta um testemunho que amamos nosso Salvador. Sei que “não importa como um homem morreu, mas sim a maneira como ele viveu”. Sei que somente pela Fé podemos seguir em frente. “E disse ele: Conheces tu a condescendência de Deus? E disse-lhe eu: Sei que ele ama seus filhos; não conheço, no entanto, o significado de todas as coisas”. (1Nefi 11: 16-17) Deus ama-nos. Este conhecimento me basta. Em nome de Jesus Cristo, Amén.

ESTE E QUASE DUAS CENTENAS DE OUTROS TESTEMUNHOS PODERÁ ENCONTRAR NO

www.testemunhomormon.net

PAPARAZZI Muitos já tinham saudades, desta colorida coluna social, só que por motivos que se prendem com falta de espaço não tem sido possível inseri-la, mas hoje aqui vai para matar saudades.

O ARTUR JÁ ESTÁ EM ÁFRICA O irmão Artur Miranda, foi desobrigado dos seus chamados de serviço da Ala Setúbal I, atendendo a que começou a trabalhar em Angola, como o mais alto responsável por uma empresa que ali se dedica ao ramo das águas e dos refrigerantes. O irmão Artur deixou cá a sua família, por enquanto, até que reúna as condições necessárias para que todos mudem para Luanda.

CHÁ DE BÉBÉ PARA A CRISTINA MELO As irmãs da Sociedade de Socorro da Ala, fizeram um chá de bebé tendo como homenageada a irmã Cristina Melo, que serve como presidente da Organização da Primária. Trata-se de uma actividade de convívio social, onde as mulheres da Soc. Soc. tem oportunidade de fazer ofertas de peças que serão úteis ao bebé que está prestes a nascer, uma forma de solidariedade que sempre minimiza os custos com o enxoval da terceira fillha do casal Melo.

A SINEIDE ESTÁ A SEGUIR

OS BRAXTON MUDARAM-SE PARA A ALA I

O próximo chá de bebé está prestes a acontecer, desta vez a homenageada é a irmã Sineide, a talentosa professora da Escola Dominical Adultos, que veio solteira do Brasil para casar com o nosso então viúvo, Inácio Picanço.

O CASAMENTO DO ANO

Os Braxton vieram de Viseu para a Ala Setúbal II e agora mudaram-se para Setúbal I onde o irmão Braxton já foi chamado para consultor na organização dos Rapazes e a irmã Bela para conselheira na Sociedade de Socorro da Ala. O irmão Braxton é norte-americano e fez missão no norte de Portugal, a irmã Bela é filha do primeiro casal que conheceu a Igreja em Viseu. O casal tem duas crianças que frequentam a Organização da Primária.

Bem, por falar em casamentos, quem está prestes a “dar o nó” é a nossa jovem Vânia Sacramento com o Rodrigo Silva, da Ala Setúbal II, este casalinho de ex-missionários ficarão a viver na zona abrangida pela nossa Ala, pelo que o Quórum de Élderes da Ala Setúbal I ficará mais rico com um novo membro. O casamento terá lugar no dia 31 deste mês de Outubro e será realizado em Amares, uma pequena localidade no norte de Portugal, no Parque Nacional do Gerês, imaginem só , com o frio que faz por aquelas bandas…

QUEREM MAIS ? ENTÃO PORTEM-SE BEM E FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES, VOLTAMOS NO PRÓXIMO MÊS

O ALAUM EM TERRAS AFRICANAS São milhares e milhares as pessoas oriundas das antigas colónias portuguesas de África que habitam em Portugal, são igualmente largos milhares de pessoas que directa ou indirectamente se encontram ligadas, quer por laços de sangue quer por afectividade àquelas quentes terras africanas. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está em plena expansão em África, onde se encontra já implantada em mais de três dezenas de países e com a Obra Missionária a avançar em muitos outros. Também nas antigas colónias portuguesas de África a Igreja já se encontra implementada em Cabo Verde, com uma Missão própria e várias congregações locais, em Moçambique, também com a sua própria Missão e a expandir-se nas regiões da Beira e de Maputo e mais recentemente em Angola para onde foram enviados os primeiros missionários oriundos da Missão Moçambique. O GIA (Grupo Informativo Alaum) começou agora também a apoiar directamente os seus irmãos africanos, criando para o efeito quatro novos blogues para ali difundir as notícias específicas de interesse para os mormons em particular e para a população em geral, de cada um desses países. E foi assim que vimos nascer o MORABEZA MÓRMON http://morabezamormon.blogspot.co m dedicado a Cabo Verde; o MWANGOLÉ MÓRMON http://mwangolemormon.blogspot.co

m dedicado a Angola; o JOIA DO INDICO http://joiadoindico.blogspot.com com atenção focada sobre Moçambique e o TCHILOLI http://tchiloli.blogspot.com para São Tomé e Príncipe, um país onde a Igreja ainda não está fisicamente presente. Esta é também uma forma de fazer Obra Missionária, divulgando informação credível sobre a Igreja, informação que poderá ser utilizada pelos meios de comunicação social locais, informação que também serve para que pessoas que eventualmente estejam interessadas em conhecer mais sobre a Igreja possam dispor. Estes espaços funcionam também, de certa forma, como os percursores dos nossos missionários que irão levar àquelas pessoas as boas novas do evangelho restaurado. Agora quaisquer SUD, especialmente aqueles que estão ligados a estas nações, podem também partilhar ativamente da Obra Missionária em terras africanas, para isso basta que nos enviem o seu testemunho sobre a Igreja, as noticias sud que forem tendo daqueles países, ou enviando fotos e textos para publicação. Onde todos ajudam nada custa e se quisermos continuar a ser informados, temos também de informar, isto porque o GIA funciona exatamente com a colaboração ativa de todos os seus leitores e visitantes, cada um deles é um repórter e você que nos está a ler neste momento é um colaborador, por isso contamos consigo. Ao trabalho, vamos ajudar a O.M. em África.

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DENTRO DA IGREJA “ As metas são extremamente importantes para cada líder. É conveniente que o mesmo as determine e que incentive os que dele dependem a que se sintam identificados com elas; que sejam metas realistas e que possam ser atingidas, mas que sejam sempre maiores que as anteriores, metas possíveis de estabelecer e de cumprir; além disso o líder deve ter um sistema de comunicação, uma fonte de informação contínua que o permita conhecer o seu funcionamento. “ • Spencer W. Kimball; “ A Imagem de uma Estaca “ “ Para alcançar as metas determinadas, necessitarão entre outras coisas, de um plano de formação que esteja direccionado a preparar e a motivar os líderes do sacerdócio e as organizações auxiliares no cumprimento das suas responsabilidades. Em todas as reuniões (...) existe um tempo para instrução sobre Doutrina e Responsabilidades, sendo que em muitas delas esse tempo é limitado, mas em outras, dispomos de mais tempo para desenvolver um plano de formação sem ter que criar reuniões adicionais. Em espírito de oração (...) devem ponderar nas necessidades daqueles vão receber a formação e das pessoas que eles têm a seu cuidado. Devem também ponderar nos resultados que desejam atingir segundo o estabelecido no documento: “Enfoques que os Líderes Devem Enfatizar ao Ensinar” e finalmente devem seleccionar os temas para cada uma das reuniões e designar os líderes responsáveis pela formação. Os que forem designados para dar a formação devem utilizar as escrituras, os manuais de instrução e o documento “ Ênfase para a formação dos líderes – recursos para utilização nas acções de formação”. Elder Francisco J. Viñas

ALAUM O PERIÓDICO DE QUEM QUER SABER MAIS Desde 1996, revista de edição mensal, sem pretenciosismos literários ou de estilo. De distribuição gratuita entre membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A publicação é financiada por doações voluntárias dos seus leitores. Os textos aqui publicados são da responsabilidade dos seus autores, podendo eventualmente, não serem coincidentes com a posição oficial da Igreja. As reproduções são livres, devendo ser sempre mencionado o nome do autor e da publicação. Responsável editorial : Rui Gaspar

A OBRA MISSIONÁRIA SUD NA ESTACA DE SETÚBAL COMEÇA A DAR OS SEUS FRUTOS

Está a ser anormal, para aquilo que estávamos habituados nos últimos tempos, a quantidade de batismos que se têm vindo a realizar na Estaca de Setúbal, levando mesmo o Presidente da Estaca, irmão Amaro Graça, a elogiar publicamente, no decurso da Reunião Geral do Sacerdócio, o líder da Obra Missionária do Seixal, pelo seu excelente trabalho, naquela Unidade SUD. Porém, a par do meritório trabalho que a Ala do Seixal tem vindo a levar a efeito, o facto é que o fenómeno está a acontecer um pouco por toda a Missão Portugal - Lisboa que nos primeiros quatro meses deste ano, batizou mais pessoas do que em todo o ano passado.

Também em Setúbal, mais propriamente na Ala Setúbal II tem-se sucedido os batismos, conforme temos vindo a anunciar na página informativa Lugar Mormon e até no pequeno ramo Vasco da Gama (Moita/Montijo) o fenómeno não é raro como podemos ver pelo texto publicado pelo seu presidente na página informativa do www.alaum.net e que transcrevemos abaixo.

O Senhor está de olhos postos no seu pequeno rebanho do ramo Vasco da Gama da Estaca de Setúbal - Portugal

No próximo sábado dia 19 pelas 18:00 na capela da Ala do Barreiro (isto porque a capela do pequeno ramo não têm pia Batismal), irá realizar-se pela 4ª semana consecutiva mais um batismo do Ramo Vasco da Gama. Esta senda de batismos iníciou-se com a chegada aqui de dois excelentes jovens que adoram fazer aquilo para que foram chamados; Ensinar e Batizar. Elder Miller e Elder Jardim. É assim que se chamam os valentes jovens que com o seu testemunho, amor e exemplo despertaram no coração dos membros do Ramo Vasco da Gama o gosto de ver filhos de Deus a descerem às águas do batismo. Iniciando esta senda com o pequeno Daniel Bernardo, membro da classe dos CTR na Primária do Ramo, seguindo com o jovem converso Alan Costa ( um jovem de ouro) continuando com a maravilhosa Liliana, uma menina que já à alguns meses acompanha a nossa primária todos os Domingos, continuaremos no próximo sábado dia 19 pelas 18:00 horas com a mãe e o Big Brother da Liliana Campos. Iremos descansar no sábado dia 26, mas voltaremos em força logo no primeiro sábado do mês de Outubro onde iremos ver descer às águas do Batismo mais uma família maravilhosa de conversos, e assim por diante! " Quando todas as circunstâncias se encontram os milagres acontecem. Dêem às circunstâncias os nomes que quiserem!" Luís Sousa

OS JOVENS SUD DA CIDADE DE SETÚBAL LEVARAM A EFEITO MAIS UM PROJETO DE SERVIÇO No âmbito do seu programa de progresso “Fé em Deus” os jovens sud da Cidade de Setúbal, independentemente de terem a sua própria liderança, quoruns e alas separadas, levam a efeito acções conjuntas que os ajuda a melhor se conhecerem e a fortalecerem-se na fé.

E foi assim que no final do mês passado realizaram mais uma acção, desta vez tratou-se de uma actividade de serviço e ajuda ao próximo. Logo pela manhã, bem cedo, os jovens e seus líderes compareceram na casa de um casal idoso e doente, afim de tratarem dos espaços exteriores da sua residência. A acção que estava programada para ser concluída na parte da manhã acabou por se prolongar pela tarde, porquanto o trabalho foi muito e os jovens não quiseram deixar por acabar aquilo que começaram.

Assim, foi necessário que a liderança tivesse de improvisar um almoço volante e fosse buscar umas pizzas que os jovens degustaram com muito agrado, a par de umas saborosas maçãs que

os donos da casa lhes ofertaram.

Durante todo o dia, os jovens cortaram arbustos e sebes, ensacando as ramagens e carregando-as para junto dos contentores de recolha de lixo e detritos, limparam canteiros, podaram árvores, varreram e lavaram os empedrados e finalmente pintaram os muros.

No final do dia os espaços exteriores da moradia nem pareciam os mesmos, muito mais bonitos, alegres e aptos a melhor enfrentarem as vicissitudes do Inverno que se aproxima. Nesta acção, os jovens tiveram a acompanhá-los para além dos seus líderes o bispo Manuel de Sousa, líder da ala Setúbal I, bem como uma pequena equipa de apoio do Grupo de Sumo Sacerdotes . E para que fique registado para a posteridade, como sempre vem acontecendo nestes eventos, foram tiradas várias fotos as quais podem ser vistas no

http://balafom.blogspot.com

ANUALMENTE MAIS DE UM QUARTO DE MILHÃO DE PESSOAS ENGROSSAM AS FILEIRAS MÓRMONS

O CRESCIMENTO DA IGREJA SUD NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA Nos Estados Unidos, cerca de meia centena de Estacas (Dioceses SUD) deverão ser brevemente divididas, devido à grande quantidade de Unidades que as compõem. Porém, para que as Estacas sejam divididas elas deverão terão ter a quantidade suficiente de portadores do sacerdócio que permita o seu normal funcionamento, quer ao nível nas Alas, quer na liderança da nova Estaca, o que dará origem a novos desafios e será um bom indicador de crescimento da Igreja naquele país. Espera-se a criação de pelo menos uma centena de Unidades sud , nos Estados Unidos da América, tendo até ao momento sido criadas mais setenta novas congregações locais este ano.

NOVA ESTACA EM ESPANHA A Estaca Vitória Espanha acaba de ser criada em Bilbao. Trata-se da 10ª Estaca a ser organizada neste país e a primeira no norte de Espanha. A nova estaca inclui cinco novas Alas: Santander; San Sebastian; Bilbau; Logroño e Pamplona, bem como três Ramos : Las arenas; Vitória e Burgos. O crescimento da Igreja Sud no norte de Espanha tem sido lento mas firme, a nova estaca é o resultado de décadas de trabalho missionário. O distrito de Bilbau que foi usado para a formação da nova estaca, foi inicialmente organizado em 1980

TAMBÉM NA INDIA A IGREJA CONTINUA A CRESCER A Primeira Presidência da Igreja aprovou a constituição de três novos distritos na Índia. Estes distritos serão criados a 11 de Outubro em Chennai, Coimbatore e Vishakhapatnam. O distrito de Chennai incluirá pelo menos dois ramos na cidade e outro ramo fora dela. Atendendo a que os ramos que compõem os três distritos que agora irão ser criados, têm já muitos fieis, é muito provável que os mesmos venham de novo a ser divididos noutros três. Este crescimento mórmon na Índia, tem sido fruto de décadas de trabalho missionário e de treino da liderança local. Actualmente existem na Índia trinta congregações sud, três distritos e duas Missões.

NO DIA 12 DESTE MÊS MAIS DE CEM MIL VOLUNTÁRIOS MÓRMONS BRASILEIROS DESENCADEARÃO A MAIOR ACÇÃO

MÃOS QUE AJUDAM NUMA SÓ NAÇÃO

O Brasil levará a efeito a maior acção de voluntariado mórmon alguma vez realizada por uma só nação. Depois de à 10 anos ter sido criado naquele país o Programa MÃOS QUE AJUDAM hoje o mesmo está considerado como programa oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e é uma referencia da Igreja em diversas partes do mundo, na vertente do voluntariado e da solidariedade. Mas, este ano é um ano especial, os brasileiros comemoram o 10º aniversário do nascimento do MÃOS QUE AJUDAM e por isso mais de cem mil voluntários de todas as estacas (dioceses) brasileiras vão entrar em acção no dia 12 de Outubro, desempenhando as mais diversas tarefas de apoio e solidariedade para com as comunidades locais onde estão inseridas. Da limpeza de praças e lugares públicos ao plantio de arvores e arbustos, da pintura de escolas a pequenas reformas e reparações, do apoio a idosos à entrega de kits para recém-nascidos, de tudo um pouco será feito por uma multidão de mais de 100 000 voluntários mórmons que envergarão o seu colete identificativo, como se de uma farda de trabalho se tratasse. Os meios de comunicação social de todo o país já começaram a fazer eco deste acontecimento e são incontáveis os artigos e as notícias que por todo este enorme país dão conta do que é o MÃOS QUE AJUDAM e o que a Igreja está a fazer voluntariamente pelo Brasil. A TV GLOBO, parceira neste projecto de à cinco anos a esta parte, divulga por intermédio das suas 122 estações filiadas um spot informativo com duração de três minutos, nos 15 dias que antecedem a acção, de forma a sensibilizar e informar a população para o que vai acontecer. Trata-se de um spot em que as imagens de acções já realizadas ocupam 27 segundos e os três restantes levam o logótipo da TV GLOBO que nos últimos anos tem assinado a frase “solidariedade a gente vê por aqui” e quando se trata de solidariedade os SUD estão sempre bem presentes.

GRUPO INFORMATIVO ALAUM www.alaum.net sitio base do GIA www.testemunhomormon.net reunião virtual de testemunhos sud www.voluntáriomormon.net acções do voluntariado mórmon http://lugarmormon.blogspot.com as noticias diárias sud http://balafom.blogspot.com histórias contadas por intermédio da fotografia http://sexualidademormon.blogspot.com página temática sobre sexualidade http://humorsud.blogspot.com piadas mórmons http://morabezamormon.blogspot.com blog dedicado aos sud de Cabo Verde http://joiadoindico.blogspot.com blog dedicado aos sud de Moçambique http://mwangolemormon.blogspot.com Blog dedicado aos sud de Angola http://tchiloli.blogspot.com blog de divulgação para São Tomé e Príncipe

Related Documents

2009
June 2020 15
2009
June 2020 13
2009
December 2019 40
2009
May 2020 23
2009
December 2019 36
2009
April 2020 40

More Documents from ""