A Floresta Brasileira.pdf

  • Uploaded by: Carla
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View A Floresta Brasileira.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 3,691
  • Pages: 18
Conhecendo o Brasil

O Brasil é um país de grande extensão territorial, com regiões bem diferentes. Em cada região existe uma grande variedade de espécies de seres vivos, que dependem uns dos outros e das condições do ambiente para sobreviver. ƒƒ As fotografias ao lado mostram alguns ambientes brasileiros. Que diferenças você percebe entre eles?

Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo

ƒƒ A fotografia abaixo mostra o que restou de uma área de mata. O que pode ter acontecido nesse local? E com os animais que ali habitavam?

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Fabio Colombini /Acervo do fotógrafo; Marco Antonio Sá/kino.com.br; Fabio Colombini /Acervo do fotógrafo; Rubens Chaves/Pulsar Imagens

UNIDADE

ƒƒ Ao viajar, os turistas devem obedecer a algumas recomendações, como jogar o lixo no local certo. Que outras orientações poderiam ser dadas aos turistas?

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 8

1/7/11 10:15:45 AM

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 9

1/7/11 10:15:47 AM

Biomas brasileiros I Certamente você já ouviu falar em alguns importantes biomas brasileiros, como a floresta Amazônica, no Norte, ou os Campos, no Sul. Um bioma é formado por ecossistemas e se caracteriza principalmente pelo tipo de vegetação e pelo clima que apresenta.

ID/BR

Principais biomas brasileiros em 2008 OCEANO ATLÂNTICO Equador

Legenda Floresta Amazônica Mata Atlântica Cerrado

Trópico de Capricórnio

Caatinga Pantanal Campos ou Pampa Ecossistemas costeiros Ocupado pelo ser humano

0

370 1 cm – 370 km

740 km

Referências: IBGE. Meu 1º- atlas. Rio de Janeiro, 2009. p.120; IBGE. Mapa de vegetação do Brasil. (Série Mapas Murais). Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2010.

1 Localize no mapa o estado onde você mora. Que tipo de bioma existe nessa região? 2 O que você sabe sobre esse bioma? Por exemplo, quais animais e plantas vivem nele? 3 Na sua opinião, que modificações já ocorreram nessas áreas? 4 Qual dos biomas brasileiros ocupa maior área do território nacional? O que você sabe sobre ele? 10

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 10

1/7/11 10:15:47 AM

Mata Atlântica

ID/BR

Palê Zuppani/Pulsar Imagens

A Mata Atlântica é uma floresta tropical, quer dizer, ela está localizada entre os trópicos do planeta. No passado, essa floresta distribuía-se pelo litoral brasileiro, que é banhado pelo oceano Atlântico, e por isso ela foi chamada Mata Atlântica. Algumas de suas características são o clima úmido e chuvoso e a presença de muitas cachoeiras e nascentes de rios. As copas das árvores ficam próximas entre si e formam Copa: parte superior uma grande cobertura da floresta. Em certas regiões, a Mata das árvores formada por ramos e folhas. Atlântica recobre montanhas que existem perto do litoral.

Equador

OCEANO ATLÂNTICO Trópico de Capricórnio

0

952

1904 km

Referência: IBGE. Meu 1º- atlas. 2009. p. 120. Duravitski/Alamy/Other Images

1 cm – 952 km

Localização da Mata Atlântica.

Por dentro da Mata Atlântica, de Nilson Moulin. Editora Studio Nobel.

Pelas trilhas da Mata Atlântica você conhecerá curiosidades sobre bichos como a onça-pintada, o bicho-folha, a capivara e muitos outros que fazem parte desse rico e variado bioma.

da editora

Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, 2008.

Editora Studio Nobel/Arq uivo

Cachoeira em região de Mata Atlântica. Bertioga, São Paulo, 2009.

11

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 11

1/7/11 10:15:49 AM

Além de ter uma grande variedade de seres vivos, a Mata Atlântica é o hábitat de muitas espécies que ocorrem apenas nesse ambiente. Na Mata Atlântica existem muitas espécies de árvores, como jequitibás, embaúbas e vários tipos de palmeiras. Sobre troncos e galhos há cipós e plantas epífitas.

Claudio Larangeira/kino.com.br

Seres vivos na Mata Atlântica 40 m

Epífita: planta que vive apoiada sobre troncos e galhos de árvores, como as bromélias e as orquídeas.

Luciano Candisani/Acervo do fotógrafo

Devido a sua altura, o jequitibá é chamado de gigante da floresta. Parque Estadual de Vassununga, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo. 1m (com a cauda)

Centenas de espécies de ma­ míferos, aves, anfíbios e outros animais vivem nesse bioma. Alguns exemplos são o mono-carvoeiro, a jagua­tirica, o papagaio-de-cara-roxa e a perereca-verde.

Mono-carvoeiro. Essa espécie de macaco utiliza os braços, as pernas e também a cauda para ir de um galho a outro.

Ameaças à Mata Atlântica Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, no ano de 1500, a Mata Atlântica ocupava uma faixa que se estendia pelo litoral, desde o estado do Rio Grande do Norte até o estado do Rio Grande do Sul. A região era habitada por povos indígenas que viviam da pesca, da caça e da coleta de frutos e outros produtos da floresta. Em 1500, os portugueses iniciaram a ocupação do Brasil, começando pelo litoral. A mata original foi sendo cortada e, aos poucos, deu lugar a cidades, pastagens e plantações. Hoje restam poucas áreas de Mata Atlântica, que, juntas, representam menos de um décimo da mata original. 12

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 12

1/7/11 10:15:49 AM

Conservação da Mata Atlântica

Associação Mico-leão-dourado

Organização não governamental (ONG): associação não ligada ao governo que atua, por exemplo, em projetos sociais e ambientais.

Símbolo da Associação Mico-leão-dourado, uma das organizações não governamentais que atuam na Mata Atlântica.

Fundação SOS Mata Atlântica

O desmatamento destrói os hábitats de animais e de plantas e pode provocar a extinção de seres vivos que existem apenas na Mata Atlântica, como o mico-leão-dourado. Atualmente, leis e organizações não governamentais procuram proteger áreas desse bioma. Símbolo da Fundação SOS Mata Atlântica.

Proteger o que restou da Mata Atlântica é importante também para evitar o deslizamento do solo das montanhas e a destruição de nascentes e córregos. Muitas cidades são abastecidas por rios que passam por esse bioma.

1 Observe os mapas abaixo. Mata Atlântica em 2008 Mapas: ID/BR

Mata Atlântica em 1500 Equador

Equador

OCEANO PACÍFICO

OCEANO PACÍFICO

Trópico de Capricórnio

Trópico de Capricórnio

OCEANO ATLÂNTICO

OCEANO ATLÂNTICO 0

590

0

1180 km

590

1180 km

1 cm – 590 km

1 cm – 590 km

Área ocupada pela Mata Atlântica em 1500.

Área ocupada pela Mata Atlântica em 2008.

Referência: Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica período 2008-2010. Fundação SOS Mata Atlântica/INPE, 2010.

a) Que importante diferença existe entre os mapas? b) Cite algumas causas que provocaram essa diferença. c) Na sua opinião, é importante conservar as áreas que restam da Mata Atlântica? Por quê? 13

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 13

1/7/11 10:15:50 AM

2 Leia o poema. Viajar na Mata Atlântica É um programa divertido. Guarde o lanche na mochila Olhe o mapa, escolha a trilha. Pra embarcar nessa jornada É legal ter companhia.

Luana Geiger/ Fac-símile

Na floresta sombreada,

Nina Nazario. Nina na Mata Atlântica. São Paulo: Oficina de Textos, 2006. p. 4.

ƒƒ Faça dupla com um colega. Vocês vão listar os equipamentos que considerarem importantes em um passeio pela Mata Atlântica e justificar a importância deles.

Floresta de araucárias

Zig Koch/Natureza Brasileira

No Sul do Brasil existe a floresta de araucárias, localizada em regiões de Mata Atlântica, principalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessas regiões, as estações do ano são bem definidas e a temperatura em geral fica bem mais baixa durante o inverno. A presença de muitas árvores chamadas araucárias ou pinheiros-do-paraná justifica o nome dessas florestas. No chão crescem samambaiaçus e plantas rasteiras. O pinhão, que é a semente da araucária, é consumido por aves, seres humanos e outros animais. Atualmente, resta pouco da floresta de araucárias. Essa mata foi bastante devastada para a obtenção de madeira usada na fabricação de móveis e na indústria de papel. Parte dela foi transformada em áreas de pasto ou de plantações. 35 m

Floresta de araucárias em Turvo, Paraná, 2008.

14

6P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 14

1/21/11 11:26:20 AM

Manguezal

ID/BR

Ricardo Azoury/Olhar Imagem

O manguezal é um ecossistema associado à Mata Atlântica. Ele ocorre em regiões costeiras, em áreas protegidas de oceanos e mares. A água que banha os manguezais é uma mistura de água doce dos rios e da água salgada do mar. O solo é lamacento e com bastante matéria orgânica em decomposição, o que confere ao manguezal um cheiro forte característico. 60 cm Equador

OCEANO ATLÂNTICO Trópico de Capricórnio

0

990

1980 km

1 cm – 990 km

Localização dos manguezais no Brasil. Referência: IBGE. Mapa de vegetação do Brasil. (Série Mapas Murais.)

A vegetação do manguezal não é diversificada, ou seja, existem poucas espécies de plantas nesse ecossistema. Há arbustos e árvores de pequeno porte, adaptados a sobreviver em solo lodoso, rico em sal e com pouco gás oxigênio disponível. Entre os animais do manguezal, encontram-se aves, caran­gue­ jos, peixes, mariscos, camarões e muitos seres microscópicos.

Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo

Os ramos do mangue-bravo, planta encontrada nos manguezais, crescem em direção ao solo e ajudam a sustentar essa planta no solo lamacento.

10 cm

O guaiamum é um animal que vive no manguezal.

Muitos animais, como peixes e aves, encontram no manguezal alimento abundante e um ambiente adequado para a reprodução. A destruição desse ecossistema, portanto, ameaça a sobrevivência de muitos seres vivos. 15

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 15

1/7/11 10:15:51 AM

A floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Observe no mapa ao lado sua localização no Brasil. Ela se estende também por oito países vizinhos. Como toda floresta tropical, a região da floresta Amazônica é quente e úmida. Ela é cortada por muitos rios, que seguem caminhos tortuosos pela mata.

Delfim Martins/Pulsar Imagens

ID/BR

Floresta Amazônica

Equador

OCEANO ATLÂNTICO Trópico de Capricórnio

0

952

1904 km

1 cm – 952 km

Localização da floresta Amazônica no Brasil. Referência: IBGE. Meu 1ºatlas. 2009. p. 120.

Vista aérea do Parque Indígena do Xingu na região da floresta Amazônica. Querência, Mato Grosso, 2009.

[…] Hoje, as 215 diferentes sociedades somam cerca de 358 mil pessoas, que falam 180 línguas distintas. Os índios vivem nos mais diversos pontos do território brasileiro e representam […] um pequeno percentual da população de 150 milhões de habitantes do Brasil. Todavia são um exemplo concreto e significativo da grande diversidade culÍndios Kalapalo colhendo mandioca. tural existente no País. […] Mais da metade da população indígena está localizada nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, principalmente na área da Amazônia Legal. Mas há índios vivendo em todas as regiões brasileiras, em maior ou menor número, com exceção dos estados do Piauí e Rio Grande do Norte. Amazônia Legal: área correspondente aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão.

Delfim Martins/Pulsar Imagens

População indígena do Brasil

Os índios – A sociedade. Disponível em: . Acesso em: 3 nov. 2010.

16

5P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 16

1/11/11 6:12:25 PM

A floresta Amazônica é um dos locais do mundo onde existem mais espécies de seres vivos. Ou seja, esse bioma apresenta alta biodiversidade. A vegetação é bastante variada: há árvores de diferentes tamanhos, plantas epífitas e aquáticas. Grande parte das árvores tem folhas o ano todo.

Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo

A vegetação da floresta Amazônica

60 cm

Bromélia epífita. Estima-se que em todo o planeta existam 5 mil espécies de plantas epífitas. Cerca de mil dessas espécies são encontradas na Amazônia.

José Roberto Couto/Tyba

Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo

Apesar de sustentar uma grande quantidade de árvores altas e muitas outras plantas, o solo da floresta é pouco fértil. Os sais minerais de que as plantas precisam para se desenvolver vêm de folhas e galhos caídos, animais mortos e outros restos de seres vivos que se decompõem rapidamente. Na floresta Amazônica, as árvores são encontradas tanto nas áreas próximas aos rios como nas áreas mais afastadas deles. As regiões baixas, próximas aos rios, ficam alagadas todo o tempo. A vegetação desses locais, chamados matas de igapó, é composta de árvores (como o taxizeiro e o arapati), arbustos, cipós, plantas epífitas e aquáticas.

2m

A vitória-régia é uma planta aquática que ocorre nas matas de igapó da região amazônica.

Mata de igapó do rio Amazonas. Parintins, Amazonas, 2010.

Certas áreas são alagadas apenas na época das chuvas, quando os rios enchem. Nesses locais estão as matas de várzea, formadas por árvores como a seringueira e o pau-mulato. 17

5P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 17

1/11/11 6:16:40 PM

Maurício Simonetti/Pulsar Imagens

Nas áreas mais altas, que não são alagadas, cresce a mata de terra firme, que ocupa a maior parte da floresta. Nesses locais existem epífitas, cipós e árvores altas, como a castanheira-do-pará e a sapucaia. As copas das árvores ficam próximas umas das outras e barram grande parte da luz do sol. Por isso, chega pouca luz ao chão nessas áreas da floresta.

35 m

A sumaúma é uma árvore grande da floresta Amazônica. Parque Ecológico Janauari, Amazonas.

Os animais da floresta Amazônica

Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo

Mitsuhiko Imamori/Minden/Latinstock

A floresta Amazônica é habitada por uma enorme diversidade de animais. Há espécies terrestres, como as aves e os macacos, e aquáticas, como os peixes e os botos. Na floresta também vive um grande número de espécies de borboletas, besouros, formigas, aranhas e outros invertebrados.

Nos rios da Amazônia existem mais espécies de peixes do que em todas as áreas de água doce da Europa. O pirarucu, de 2 m de comprimento, é o maior peixe de água doce do mundo. Haroldo Palo Jr./kino.com.br

João Prudente/Pulsar Imagens

Um dos maiores insetos do mundo, um besouro de cerca de 20 cm de comprimento, é encontrado na floresta Amazônica.

A harpia é uma águia amazônica que pode chegar a 90 cm de altura.

Na floresta Amazônica vivem muitas espécies de macacos e saguis, como o sagui-leãozinho, que mede cerca de 15 cm, incluindo a cauda.

18

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 18

1/7/11 10:15:57 AM

Ameaças à floresta Amazônica A floresta Amazônica vem sendo ameaçada pelo desmatamento, pelas disputas por suas terras, pela caça e pesca excessivas. Uma proposta para diminuir o corte de árvores para extração da madeira é incentivar o aproveitamento de outros produtos obtidos da floresta, como frutos, óleos, fibras e resinas. Atualmente, apenas algumas espécies vegetais mais lucrativas são aproveitadas para a extração desses produtos. 1 Identifique as frases que contêm erros e corrija-as em seu caderno. a) A floresta Amazônica está localizada inteiramente no Brasil. b) As matas de várzea ficam alagadas o ano todo. c) A floresta Amazônica abriga uma grande variedade de espécies de seres vivos. 2 Leia o texto abaixo.

Muitos rios

Casas flutuantes em rio. Manaus, Amazonas, 2010.

Ricardo Azoury/Pulsar Imagens

Luis Salvatore/Pulsar Imagens

Na região amazônica, o transporte comumente é realizado pelos rios. Não são apenas as pessoas que se locomovem navegando: mercadorias, cartas, urnas eleitorais e vacinas chegam de barco a muitos locais. Grandes cidades foram construídas perto de rios. Em regiões pouco povoadas existem palafitas, casas construídas sobre estacas acima do nível da água, e construções flutuantes amarradas à margem de rios. Até mesmo lojas, armazéns e pequenas criações de animais boiam sobre as águas.

Barco de passageiros no rio Guamá, Pará, 2008.

ƒƒ Na sua opinião, qual a vantagem de construir palafitas e casas flutuantes à beira do rio? 19

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 19

1/7/11 10:15:59 AM

1 Daniel é fotógrafo e viaja muito a trabalho. Observe algumas fotografias que ele fez de diferentes regiões do Brasil. Maurício Simonetty/Tyba

1

3

Vicente Mendonça/ ID/BR

Iara Venanzi/kino.com.b

r

Fabio Colombini/Ace

rvo do fotógrafo

2

ƒƒ Daniel pretende organizar essas fotografias em um álbum, identificando qual região é representada em cada uma. Em seu caderno, escreva uma legenda para cada fotografia. 2 Cite o nome das duas florestas tropicais que você estudou. O que há de comum entre elas? 3 Leia o texto abaixo.

O pinhão, semente da araucária, serve de alimento para muitos animais, como a gralha-azul. Essa ave enterra alguns pinhões no solo. Alguns desses pinhões são consumidos pela ave depois. Mas parte dos pinhões enterrados não é consumida e germina, isto é, desenvolve-se e dá origem a novas árvores.

Claus Meyer/Minden/Latinstock

A gralha azul

40 cm

20

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 20

1/7/11 10:16:01 AM

a) A gralha-azul depende da araucária para obter alimento. Como a ave contribui para a multiplicação dessas árvores? b) O desmatamento de áreas de floresta de araucárias pode afetar a gralha-azul? Por quê? 4 Leia o texto seguinte e responda.

O maior bioma do mundo O Brasil abriga 13% das espécies da fauna e da flora existentes em todo o mundo – e a maior parte delas está na Amazônia. A floresta […] é habitada por centenas de milhares de espécies de plantas, animais, fungos, bactérias. […] Os mamíferos são 311, com mais de 70 espécies de macacos e 122 de morcegos. As abelhas são 3 mil; borboletas e lagartas, 1.800. Em uma única árvore da Amazônia já foram encontradas 95 espécies de formigas – 10 a menos do que em toda a Alemanha.

Fotografias: Rodrigo Baleia/LatinContent/Getty Images

Herton Escobar. Em: Amazônia. Grandes Reportagens – O Estado de S. Paulo. São Paulo, nov./dez. 2007.

Área desmatada na floresta Amazônica. Mato Grosso, 2009.

Transporte de madeira extraída ilegalmente da floresta Amazônica. Novo Progresso, Pará, 2009.

a) Você imaginava que a Amazônia abrigasse tantos seres vivos? É importante economicamente para o Brasil ter tal biodiversidade? Converse com seus colegas. b) Árvores como o mogno e o cedro são valorizadas pela qualidade da madeira que possuem. Faça uma pesquisa para descobrir por que a seringueira tem valor econômico. 21

6P_AJC5_LA_GOV_U01_C01_008A021.indd 21

1/15/11 2:55:06 PM

Biomas brasileiros II

3

Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo

1

Haroldo Palo Jr./kino.com.br

Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo

Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo

Você estudou as características de dois biomas brasileiros: a Mata Atlântica e a floresta Amazônica. Neste capítulo, você vai conhecer o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal e os Campos, outros biomas do nosso país. Observe as fotografias a seguir. 2

4

1 Você já visitou lugares parecidos com esses? Onde? 2 Algum desses biomas é parecido com a Mata Atlântica ou com a floresta Amazônica? Qual deles? Que semelhanças você identifica? 3 Qual desses biomas parece ter o clima mais seco? E em qual deles predomina a vegetação rasteira? 22

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C02_022A033.indd 22

1/7/11 2:33:29 PM

O Brasil é conhecido pela sua alta biodiversidade de espécies. Além disso, em nosso país podemos encontrar uma grande variedade de ambientes. Cada bioma, com suas características próprias, tem determinadas paisagens.

Pantanal

ID/BR

Fabio Colombini/Acervo do fotógrafo

A maior parte do Pantanal está localizada no Brasil, entre os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Por essa razão, o Pantanal também é chamado de Pantanal mato-grossense. Uma característica marcante no Pantanal é a abundância de água, que alaga áreas desse bioma. O Pantanal é uma planície em que existem muitos rios. Nessa região ocorrem períodos de seca e de chuva. De outubro a março, as chuvas caem intensamente sobre a planície do Pantanal, causando a cheia dos rios. Muitos deles transbordam, alagando uma grande área. Esse bioma é a maior planície inundável do planeta. No final das chuvas, as águas baixam lentamente e os rios voltam ao curso natural, deixando nutrientes que fertilizam o solo. A vegetação é variada. Em certas áreas predominam plantas baixas, como as gramíneas. Em outras, existem árvores e arbustos. Muitas espécies de plantas que existem no Pantanal ocorrem também em outros biomas.

Equador

OCEANO ATLÂNTICO

Trópico de Capricórnio

0

964

1928 km

1 cm – 964 km

Localização do Pantanal no Brasil. Referência: IBGE. Meu 1o atlas. 2009. p. 120.

Área de Pantanal em Passo do Lontra, Mato Grosso do Sul, 2008.

1 Observe o mapa do Brasil que mostra a localização do Pantanal. Localize seu estado: você vive próximo ao Pantanal? 2 A fotografia acima mostra duas espécies de animais do Pantanal. Você consegue encontrá-los? 23

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C02_022A033.indd 23

1/7/11 2:33:30 PM

20 m

Palmeiras carandá em Miranda, Mato Grosso do Sul, 2010. O detalhe mostra uma arara-azul-grande alimentando-se dos frutos dessa árvore.

Haroldo Palo Jr./kino.com.br Daniel Derevecki/Gazeta do Povo/Futura Press

90 cm

Palê Zuppani/Pulsar Imagens

Fabio Colombini/ Acervo do fotógrafo

O Pantanal também apresenta 1m e 20 cm uma das maiores concentrações de vida silvestre do planeta. Os rios abrigam centenas de espécies de peixes e outros animais. Aves como o tuiuiú, os cabeças-secas e os socós são comuns nesse ambiente, onde também vivem jacarés, Silvestre: que não serpentes, onças, vea- é domesticado pelo ser humano. dos e capivaras. Os animais terrestres se deslocam de uma região a outra do Pantanal. Na época das chuvas, eles fogem de regiões inundadas. Na estação seca, ficam ao redor de lagoas e pequenos cursos de água, o que facilita sua observação, tanTuiuiús no ninho. to por turistas, como por caçadores. A caça e a pesca excessivas são uma ameaça para a fauna desse bioma. Animais como jacarés, ariranhas e onças são caçados por sua pele, considerada valiosa. Araras, papagaios e outras aves são capturados para serem vendidos como animais de estimação e passam o resto da vida em cativeiro. Muitas dessas aves morrem em razão de maus-tratos.

Peles de onça-pintada e tamanduá-mirim. Esses animais foram abatidos ilegalmente por caçadores no Pantanal, Mato Grosso do Sul, 2010.

24

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C02_022A033.indd 24

1/7/11 2:33:32 PM

O Cerrado ocorre principalmente na região Centro-Oeste do Brasil e também está presente em estados de outras regiões. Ele é o segundo maior bioma do Brasil, superado apenas pela floresta Amazônica. OCEANO A chuva concentra-se nos meses do verão ATLÂNTICO e existe uma estação seca na época do inverno. 0 1000 2 000 km As  árvores do Cerrado têm raízes longas. Assim, 1 cm – 1000 km mesmo nas épocas de seca, elas obtêm água de Localização do Cerrado no Brasil. camadas mais profundas do solo. Referência: IBGE. Meu 1 atlas. 2009. p. 120. Enquanto na Mata Atlântica e na floresta Amazônica predominam as florestas, no Cerrado as árvores costumam ser menores e encontram-se mais espaçadas. A vegetação típica de Cerrado é formada por árvores baixas, separadas umas das outras, e por arbustos e plantas rasteiras, como as gramíneas. Em geral, as árvores têm casca e folhas grossas e apresentam os galhos retorcidos. Muitas espécies de seres vivos são exclusivas do Cerrado, quer dizer, são encontradas apenas nesse bioma. Essa característica torna ainda mais importante a conservação desse bioma.

ID/BR

Cerrado Equador

Trópico de Capricórnio

O tronco retorcido é uma característica de algumas espécies de árvores do Cerrado. Chapada dos Veadeiros, Goiás, 2009.

Dorival Moreira/Pulsar Imagens

Zig Koch/Natureza Brasileira

o

10 m

Assim como outras plantas de Cerrado, o ipê-amarelo floresce durante a estação seca, período em que as folhas caem. Luís Eduardo Magalhães, Bahia, 2007.

25

4P_AJC5_LA_GOV_U01_C02_022A033.indd 25

1/7/11 2:33:34 PM

Related Documents

A Floresta
May 2020 14
A Floresta Violeta
November 2019 12
A Floresta E O Solo!!!
December 2019 13
A Floresta E Os Animais!!!
December 2019 22

More Documents from ""

June 2020 23
December 2019 42
Cuadernillo Apresto
December 2019 47
Guia-de-matitimo.pdf
November 2019 44
June 2020 27