O Mundo Plano Roteiro 3
O livro e o dia-a-dia Em relação ao meu dia-a-dia pude perceber que o conteúdo do livro está muito presente neste. Como formas de exemplos, cito : - O livro aborta o fato da globalização e do impacto desta no comércio, nas relações entre os países, mercado de trabalho e entre outros, que nos mostram a "aproximação" dos espaços no Mundo.
Ao pensarmos nisto, podemos perceber , por exemplo, o impacto que a ascenção da Índia tem em nossas vidas. O fato da mesma oferecer serviços e vender produtos a um menor custo e com boa qualidade, faz com que nós, consumidores, possamos ter acesso aos mesmos, gastando menos. Ou até mesmo, devido a competitividade que este país tem gerado em relação a outros, adquirirmos produtos, por exemplo, europeus, agora devido a competição, com preços mais acessíveis..
- Outro acontecimento que podemos relacionar, refere-se ao 11 de setembro.Tal fato, fez com que a economia dos EUA ficasse muito abalada, o que acassionou "efeito dominó" no resto do Mundo.Com a era do Mundo Plano, os países estão mais interligados, em sua maioria, e se um sofre um grande impacto, os consumidores de outro, podem ficar carentes de certos produtos, que eram importados do primeiro, por exemplo.
- Além disto, um exemplo, muito presente, é o da influência da China.Muitos dos produtos, por nós consumidos, foram projetados e tiveram tecnologia vinda deste país emergente.Celulares, TVs, computadores e entre outros.
Por esses aspectos já podemos perceber que o "Mundo Plano" está muito ligado ao nosso cotidiano.Porém , como citado no livro, existem aspectos que fazem-nos refletir sobre a existência real deste Mundo. Um exemplo seria o de que muitos países não possuem assistência médica, acesso a tecnologia e ainda se utilizam de trabalho escravo.Como então dizer que o Mundo é plano se em muitos lugares ainda faltam condições básicas para se viver?.Pensando nisto, parece até que o Planeta é 3 vezes maior...
Carla Elias Martinelli Turma : Alexandria