29 De Outubro De 2009 | A Música Portuguesa

  • Uploaded by: harmoniaevora
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 29 De Outubro De 2009 | A Música Portuguesa as PDF for free.

More details

  • Words: 860
  • Pages: 24
29 de Outubro de 2009 | A Música Portuguesa

Amália Rodrigues (Lisboa, 1 de Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) Foi o exemplo máximo do fado, aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os Portugueses ilustres.

Carlos do Carmo, (n. Lisboa, 21 de Dezembro de 1939), cantor e intérprete. A voz masculina do Fado por excelência.

Carlos Paredes (Coimbra, 16 de Fevereiro de 1925 — Lisboa, 23 de Julho de 2004) O maior guitarrista Português e um dos maiores símbolos da cultura Portuguesa. É um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa.

José Afonso ou Zeca Afonso (Aveiro, 2 de Agosto de 1929 — Setúbal, 23 de Fevereiro de 1987), cantor e compositor Português. Não obstante o seu trabalho com o fado de Coimbra e a música tradicional, José Afonso ficou para sempre associado à música de intervenção, através da qual criticava o Estado Novo, regime de ditadura vigente em Portugal entre 1933 e 1974.

José Mário Branco (n. Porto, 25 de Maio de 1942) músico e compositor. Expoente máximo da música de intervenção portuguesa, iniciou a sua carreira durante o Estado Novo, tendo sido perseguido e exilado em França, entre 1963 e 1974. Hoje além da obra própria é o principal mentor do fadista Camané.

Sérgio Godinho (Porto, 1945) Poeta, compositor e intérprete. Também exilado durante o Estado Novo. Multifacetado, também é actor e autor de teatro e cinema.

Fausto, (Vila Franca das Naves, 26 de Novembro de 1948) Um dos mais importantes compositores e cantores nacionais. Pioneiro no cruzamento dos ritmos africanos com a música popular portuguesa.

Vitorino, (Redondo, Alentejo, em 1942). A sua música combina o folclore tradicional do Alentejo com músicas latinas e mediterrânicas.

Jorge Palma (Lisboa, 4 de Junho de 1950) Compositor, cantor e pianista. A sua música cruza-se com a tradicão Americana da Folk e dos Blues .

Rui Veloso (Lisboa, 30 de Julho de 1957) Embora nascido em Lisboa o cantor mudou-se para o Porto com apenas três meses. Cantor, compositor e guitarrista. Considerado o Pai do Rock Português.

Os Heróis do Mar banda de pop-rock formada em Março de 1981. O nome foi tirado do primeiro verso do hino nacional português, A Portuguesa. Também o visual inicial da banda, algo neo-militarista, e as letras, que reflectiam a glorificação de um Portugal passado, não agradaram a muitos. A memória do Estado Novo estava ainda muito fresca, sendo acusados de fascistas e neonazis. Os membros da banda afirmaram mesmo que eram proibidos de actuar a sul do rio Tejo.

António Variações (Lugar de Pilar, Amares, 3 de Dezembro de 1944 - Lisboa, 13 de Junho de 1984) Cantor e compositor do início dos anos 80. A sua curta discografia continuou a influenciar a música portuguesa nas décadas posteriores ao seu precoce desaparecimento, com 39 anos. Terá sido a primeira figura pública portuguesa vítima de SIDA.

Os Xutos & Pontapés são uma banda de rock portuguesa formada em 1979. São ainda hoje a maior banda rock portuguesa. Celebram actualmente 30 anos de carreira.

Os G.N.R. banda formada no Porto no início de 1980. Grupo Novo Rock, cujo acrónimo remete para as forças da lei, Guarda Nacional Republicana. Pop provocadora e baseada em jogos de palavras.

Sétima Legião banda formada em 1982. O nome do projecto advém das ocupações Romanas da legião enviada para a Lusitânia. Mistura sons tradicionais com o urbano-depressivo Britânico dos anos 80.

Mler Ife Dada, banda formada em Cascais, em 1984. Resposta ao negrume de 80 através da cor e extravagância de pop surrealista e dadaísta.

Os Pop Dell'Arte formaram-se no Bairro de Campo de Ourique em Lisboa em 1984. Ensinamentos de Andy Warhol na música pop em Portugal.

Os Madredeus são o grupo Português de maior projecção mundial. A sua música combina influências tradicionais portuguesas, eruditas e populares brasileiras.

Mão Morta formados em Braga, são a maior banda alternativa portuguesa. Do rock à experimentação com textos de requinte literário. Sempre à margem e com regras próprias.

Pedro Abrunhosa (20 de Dezembro de 1960, Porto), cantor e compositor. Em 1994 edita “Viagens” com vendas recorde que atingem a tripla platina. Neste álbum conta com a participação do saxofonista de James Brown, Maceo Parker. É o primeiro grande sinal da entrada da musica negra americana em força na cultura portuguesa.

Da Weasel banda formada em Lisboa em 1993. Fusão de rock com hip-hop são a grande banda de referência das novas gerações.

Os Ornatos Violeta foram uma banda de rock alternativo, originária da cidade do Porto. Com apenas dois álbuns publicados, depressa se tornaram uma referência na música portuguesa do final dos anos 90. A banda separou-se no final de 2000. A sua influência é tal que ainda hoje a maior parte das bandas que cantam em português vocalizam à Ornatos.

Os anos 2000 estão ainda demasiado próximos para perceber o que ficará para a História. Recomenda-se a descoberta de nomes tão diferentes como Dead Combo, Sam the Kid, Buraka Som Sistema, Camané, Foge Foge Bandido.

Mesmo que não venham a ser os nomes para o futuro são dos melhores do presente.

Related Documents


More Documents from "fernandes"

June 2020 5
June 2020 5
June 2020 4