Psicologia Social, 1 Aula

  • Uploaded by: José Hiroshi Taniguti
  • 0
  • 0
  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Psicologia Social, 1 Aula as PDF for free.

More details

  • Words: 866
  • Pages: 2
PSICOLOGIA SOCIAL

9 de Fevereiro de 2009

Psicologia Social e uma nova concepção do homem l: Relação entre Psicologia e Psicologia social entendida em sua perspectiva histórica, inicia-se na década de 50. O Social é relativamento novo.

gerar idéias, evitar novas catastrófes, baseado na fenomenologia ( Levitt: Gestalt: Teoria do Vínculo). l: Euforia dura até a década de 60. E a disputa da filosófia EUA VS Européia durando até a década de 60. l: Crítica do conhecimento da Psicologia Social que não conseguia intervir, nem explicar, nem prever comportamentos sociais.

Pós-segunda guerra mundial. Soldados, combatentes sofriam de traumas e sequelas graves (reabilitação).

Não conseguia prever o conhecimento na sociedade. Quem está certo? EUA ou Européia? Quem é o homem abstrato?

Surgi o primeiro olhar geral e crítico na Psicologia.

l: Na américa Latina, Psicologia Social oscila entre as 2 Vertentes.

2 Vertentes: uTradição Magmática dos EUA vTradição Filosófica Européia

l: Critíca ao “Homem Abstrato”.

Foca em atitudes - Capitalísmo/Produtividade /Lucro - Trabalha com a harmonização entre as indústrias grupo se fortalece impedindo que as indústrias parem de gerar produtividade. Exemplo da escolas antropológicas ( diferentes, porém não centradas no social).

Não constrói o conhecimento, ele absorve.. Critica o ser biológico com o ser social. O homem aprende! Ensina, fala. É muito cultural, temporal, social. O homem é mais do que isso, mais do que animal, além das nescessidades básicas. Traz consigo sua condição sócio-histórica. Tem uma bagagem própria, por isso se destaca como pessoa única, diferente. Ex. O homem urbano que vai morar numa aldeia muito primitiva ( diferença).

v: Procura conhecimentos que evitem novas catástrofes mundiais, com raízes na fenomenologia.

l: Tradição Biológica da Psicologia crítica.

Muito bem difundida na Europa. Procurava-se conhecimento. São totalmente ao contrário dos EUA. Querem

l: O homem fala, pensa, aprende, ensina, transforma a natureza. Ele é cultura, é história viva.

u: Visa alterar e criar atitudes. Interferir nas relações grupais, garantindo a produtividade do grupo.

PSICOLOGIA SOCIAL

9 de Fevereiro de 2009

l: Ser humano traz sua condição sócio-histórico. l: Nasce a Psicologia Social: procura estudar a interação social, a integração, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social. l: Influência do Behaviorísmo, estuda também o condicionamento (S-R) que os mecanísmos mentais conferem á esfera social humano. l: Posição mais crítica em relação á realidade social e a contribuição da ciência para a transformação da sociedade. l: Subjetividade humana contruída nas relações sociais. Foco de interação: “Eu dependo de você, assim como você depende de mim”. Toda relação é um encontro social. Dependência tanto social como objeto ( produto que um outro produziu / sabonete). Ex: O banho (penso que estou sozinho) e a relação mãe e filho quando nasce ou a relação dinheiro e profissão. Sempre tem outro fazendo algo por você. “ O homem não é uma ilha” (já se dizia). l: Psicologia Social passa estudar o psiquísmo humano, objeto da Psicologia. l: Homem é um ser social por natureza. l: Cada indivíduo aprende a ser humano nas relações, quando se apropria da realidade criada pelas gerações anteriores, que se dá pelo manuseio dos instrumentos e aprendizado da cultura humano. l: Homem em movimento, sempre em movimento, sempre em transformação. l: A Psicanálise enfatiza a história do indivíduo, a sociologia recupera a especificidade de uma totalidade histórica concreta na análise da sociedade. l: Cabe a Psicologia Social recuperar o indivíduo

na interação de sua história com a história de sua sociedade. Estas duas vertentes não foca totalmente. O Behaviorismo foca na integração do comportamento prévio, capaz de identificar suas ações. A psicanálise foca na individualização sócio-histórico deste indivíduo. Na junção Psicologia e Sociologia, surge a Psicologia Social. l: Assim, compreendemos o homem como produtor de sua história. l: Homem criativo, transformador. Sujeito da história social do seu grupo. Subjetividade Social é diferente para cada tipo de pessoa. É construida nas relações pessoais (vizinho, amigos, colegas, trabalho, lazer, família, etc...). l: Dessa forma: a Psicologia social propõem conceitos para análise. Criatividade, consciência, identidade, etc... É a interação da sociedade e da minha sociedade. quero entender o ser na aprendizagem (dialética). Sai do macro - psiquísmo humano. O homem já nasce um ser social e não biológico. Não existe ser sem cultura! Mesmo em convívio com animais, ainda assim é passado uma cultura. É a realidade criada pelas gerações passadas ( aprendizado, dialeto local, ritual do casamento). Ex :“Sou dona de casa minha filha, quero que você arrume um bom emprego pois não quero te ver pobre como eu.” O homem está sempre em movimento, em processo de transformação, não existe o estático! l: No Brasil: 2 Psicologias opostas Aroldo Rodrigues: Empirísta - A experiência, é como uma fonte de conhecimento. Silvia Lane: Linha Sócio-Histórico de onde vem este indivíduo? Que momento é esse que vive? (linha a ser adotada pelo estágio prático). Exercícios práticos - como pode cair na prova 1. Quais as duas vertentes da Psicologia social? Explique / 2. Quais eram as críticas em relação ao objeto de Psicologia Social? / 3. Como a Psicologia social vê o homem? Comente / 4. Qual a contribuição da Psicanálise e do Behaviorísmo na Psicologia Social? ( faça o grupo de estudo e responda as questões em debate).

Related Documents


More Documents from "Isabela Ribeiro"

Freindship
October 2019 124
October 2019 155
Industria Iso099.docx
November 2019 83
S2.pdf
December 2019 90
Humn1.docx
December 2019 93