Ficha de Trabalho Nome .............................................................................................................................................. Nº ...... Turma ..... Data: ......................................................... Professor: ............................... Competências: reorganizar um texto com coesão e coerência; reconhecer várias estruturas de subordinação ; completar um quadro com as conjunções e locuções subordinativas
O T e s t a m en t o Mi s t e r i o s o Um homem deixou um testamento sem beneficiário. Quem conseguir organizá-lo, ficará com a sua fortuna. Queres tentar? A B 1 - E tendo-os, eu já terei morrido. 2 - No momento em que leres este testamento, para que chegasse apenas a ti. 3 - Se chegaste até aqui, tenho tudo. 4 - Então, uma vez que soubeste descodificar a para desunir as pessoas. minha escrita, 5 - Consequentemente, trabalhei em vão para não perceberás a importância da enriquecer. minha dádiva. 6 - Embora sejas ambicioso, dou-te os meus parabéns. 7 - Assim, de meu apenas tenho a inteligência e para que cultives os teus. os meus valores humanitários. 8 - Deixo-te esta mensagem, mereces descobrir a minha fortuna. 9 - A pensares de modo diferente do meu, és certamente inteligente, 10- Porém, o dinheiro serve só porque a tarefa não é fácil. 11- Depois de terminar a escolaridade, os meus pais deram-me pão e trabalho, 12- É tua. Boa sorte, amigo! porque nesse tempo era assim. 13- Procurei encriptar a mensagem não tenho nada, 14- Apesar de parecer rico, uma vez que nada consegui ganhar.
RASCUNHO:
Testamento Se chegaste até aqui, dou-te os meus parabéns. No momento em que leres este testamento, eu já terei morrido. Então, uma vez que soubeste descodificar a minha escrita, mereces descobrir a minha fortuna. E, embora sejas ambicioso, és certamente inteligente, porque a tarefa não era fácil. Procurei encriptar a mensagem para que chegasse apenas a ti. Apesar de parecer rico, não tenho nada, uma vez que nada consegui ganhar. Depois de terminar a escolaridade, os meus pais deram-me pão e trabalho porque nesse tempo era assim. Consequentemente, trabalhei em vão para enriquecer. Porém, o dinheiro serve só para desunir as pessoas. Assim, de meu apenas tenho a inteligência e os meus valores humanitários. E tendo-os, tenho tudo. Deixo-te esta mensagem, para que cultives os teus. A pensares de modo diferente do meu, não sei se perceberás a minha dádiva. É tua. Boa sorte, amigo! Que herança te deixou este homem, afinal? ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. Que te parece mais importante? A riqueza ou os valores?
............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................
Debate a questão com a turma. Para argumentares utiliza as estruturas de subordinação que aprendeste. Se... / Caso.../ Embora.../ Quando... / Uma vez que... / Ainda que... Visto que.../ Logo que, etc. Utiliza também as estruturas Não Finitas: Tendo.../ A ser.../ Dado que ..../ A fim de.../ Depois de .../ etc. e os articuladores de discurso entre os vários períodos, para obteres coesão e coerência discursiva. Bom Trabalho!