Teoria Da Cor- A Cores

  • Uploaded by: Luis
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Teoria Da Cor- A Cores as PDF for free.

More details

  • Words: 430
  • Pages: 2
TEORIA DA COR

LUZ – COR Falar de luz é também falar de cor. A cor é fortemente influenciada pela luz. Sem luz não há cor. Tomemos como exemplo o arco-íris que resulta da decomposição da luz branca (luz do sol). Quando atravessa as gotículas da chuva surgem as sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

COR – PIGMENTO Desde sempre o homem procurou representar a cor nas suas criações. Utilizava tintas que extraía de plantas, minerais e animais. Pintava e decorava os espaços onde vivia, os objectos que usava, as suas roupas, etc. Nos nossos dias encontramos uma grande variedade de tintas obtidas a partir de produtos naturais e químicos à base de óleos e água.

CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E INTERMÉDIAS Cores Primárias – são cores que parecem ter luz própria e que não se obtêm por mistura de outras. São cores primárias o amarelo, a magenta e o azul ciano. Cores Secundárias – são cores que se obtêm misturando duas cores primárias em partes iguais. São cores secundárias: •

VERDE – obtém-se misturando o azul ciano com o amarelo.



VIOLETA – obtém-se misturando o azul ciano com a magenta.



LARANJA – obtém-se misturando a magenta com o amarelo.

Cores Intermédias – são cores que se obtêm misturando cada cor secundária com uma primária. Cores Complementares – são cores que se encontram diametralmente opostas no círculo cromático. Assim, temos as seguintes cores complementares: VERDE  MAGENTA AMARELO  VIOLETA AZUL

 LARANJA

Cores Neutras – são o branco, o preto e os cinzentos. Misturando o branco com o preto, gradualmente, obtemos uma gama de cinzentos.

As variações da cor têm o nome de: •

tom mais claro – quando se adiciona BRANCO.



tom mais escuro – quando se adiciona PRETO.

CORES FRIAS E CORES QUENTES A cor influencia o estado de espírito e transmite sensações diferentes às pessoas. Se pensarmos no calor, associamo-lo ao vermelho, laranja e amarelo, que são cores quentes. Quando pensamos na água, na chuva ou nas grandes extensões florestais, temos uma sensação de frescura e associamo-la ao azul e ao verde, que são cores frias.

SIMBOLOGIA DA COR A cor pode assumir determinadas simbologias de acordo com o significado que se lhe atribuir. Por exemplo, é frequente ouvir “a fome é negra” e que o verde é a cor da esperança. A cor assume também diferentes significados conforme a função que desempenha (ex.: os semáforos).

VERMELHO  proibição, perigo

BRANCO  paz, pureza

AMARELO  prudência

PRETO  luto

VERDE  segurança, esperança

AZUL  tranquilidade

VIOLETA  tristeza

Related Documents

Teoria Da Cor- A Cores
November 2019 22
Teoria Da Cor
November 2019 20
Teoria Da Cor
October 2019 30
A Cor Da Saudade
May 2020 16
Teoria Das Cores
November 2019 16
Teoria Das Cores
May 2020 4

More Documents from "Ricardo Ferreira"

Libros.txt
June 2020 35
Web Quest 2
May 2020 37
Doc1.docx
June 2020 46
Web Quests
May 2020 30