TEORIA DA COR
LUZ – COR Falar de luz é também falar de cor. A cor é fortemente influenciada pela luz. Sem luz não há cor. Tomemos como exemplo o arco-íris que resulta da decomposição da luz branca (luz do sol). Quando atravessa as gotículas da chuva surgem as sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
COR – PIGMENTO Desde sempre o homem procurou representar a cor nas suas criações. Utilizava tintas que extraía de plantas, minerais e animais. Pintava e decorava os espaços onde vivia, os objectos que usava, as suas roupas, etc. Nos nossos dias encontramos uma grande variedade de tintas obtidas a partir de produtos naturais e químicos à base de óleos e água.
CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E INTERMÉDIAS Cores Primárias – são cores que parecem ter luz própria e que não se obtêm por mistura de outras. São cores primárias o amarelo, a magenta e o azul ciano. Cores Secundárias – são cores que se obtêm misturando duas cores primárias em partes iguais. São cores secundárias: •
VERDE – obtém-se misturando o azul ciano com o amarelo.
•
VIOLETA – obtém-se misturando o azul ciano com a magenta.
•
LARANJA – obtém-se misturando a magenta com o amarelo.
Cores Intermédias – são cores que se obtêm misturando cada cor secundária com uma primária. Cores Complementares – são cores que se encontram diametralmente opostas no círculo cromático. Assim, temos as seguintes cores complementares: VERDE MAGENTA AMARELO VIOLETA AZUL
LARANJA
Cores Neutras – são o branco, o preto e os cinzentos. Misturando o branco com o preto, gradualmente, obtemos uma gama de cinzentos.
As variações da cor têm o nome de: •
tom mais claro – quando se adiciona BRANCO.
•
tom mais escuro – quando se adiciona PRETO.
CORES FRIAS E CORES QUENTES A cor influencia o estado de espírito e transmite sensações diferentes às pessoas. Se pensarmos no calor, associamo-lo ao vermelho, laranja e amarelo, que são cores quentes. Quando pensamos na água, na chuva ou nas grandes extensões florestais, temos uma sensação de frescura e associamo-la ao azul e ao verde, que são cores frias.
SIMBOLOGIA DA COR A cor pode assumir determinadas simbologias de acordo com o significado que se lhe atribuir. Por exemplo, é frequente ouvir “a fome é negra” e que o verde é a cor da esperança. A cor assume também diferentes significados conforme a função que desempenha (ex.: os semáforos).
VERMELHO proibição, perigo
BRANCO paz, pureza
AMARELO prudência
PRETO luto
VERDE segurança, esperança
AZUL tranquilidade
VIOLETA tristeza