T9.pdf

  • Uploaded by: Carlos Bessa
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View T9.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 1,466
  • Pages: 4
03/11/2018

Conteúdo Interativo

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES 9a aula

Exercício: CEL0495_EX_A9_201809100984_V1

Lupa Vídeo

PPT

MP3

21/10/2018 18:01:28 (Finalizada)

Aluno(a): CARLOS EDUARDO DE BESSA DO NASCIMENTO Disciplina: CEL0495 - HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES

2018.3 EAD 201809100984

1a Questão Leia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro: "Os cultos afrobrasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso." (Retirado do Portal Afro) Assinale a opção que MELHOR representa a fala de Abdias do Nascimento. Ao serem escravizados os africanos abdicaram de toda sua cultura. Apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos. Mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas. Nina Rodrigues e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura europeia como superior às suas. Ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura europeia.

Explicação: Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso." (Retirado do Portal Afro) Assinale a opção que MELHOR representa a fala de Abdias do Nascimento.

Essa parte da pergunta já indica a resposta Gabarito Coment.

2a Questão Nos últimos anos, o movimento negro ganhou poder e influência na sociedade brasileira, o que provocou várias mudanças na sociedade brasileira. Entre as opções abaixo, assinale aquele que apresenta uma dessas mudanças. a lei 11.645, de 2008, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica brasileira. a inauguração de um monumento em homenagem ao padre jesuíta José de Anchieta, que foi um dos principais defensores dos negros durante o período colonial. a mudança no calendário do carnaval, que desde 2007 acontece duas vezes por ano, o que é fundamental para a afirmação da identidade negra. o reconhecimento das religiões afro-brasileiras como o sistema religioso oficial do Estado brasileiro. a transformação do dia 21 de março, dia do início da Revolta dos Malês (1835), em feriado nacional.

Explicação: A lei que nos referimos é a 11.645, de 2008, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica brasileira. Gabarito Coment.

http://estacio.webaula.com.br/Classroom/index.html?id=2469485&classId=982985&topicId=0&p0=03c7c0ace395d80182db07ae2c30f034&enabl…

1/4

03/11/2018

Conteúdo Interativo

3a Questão O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo. I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles. II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes. III. A persistência do trabalho escravo ou semi-escravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica -se pela pouca competitividade do mercado globalizado. Está correto o que se afirma em: II, somente. I, II e III. II e III, somente. I e II, somente. I, somente.

Explicação: O trabalho escravo no Brasil ainda persiste em algumas regiões e está marcado pela relação não formal entre patrão e empregado. Tal situação pode ser exemplificada com o endividamento do empregado nos barracoes de latifundios e a permanência desse indivíduo nessa relação por muito tempo. Gabarito Coment.

4a Questão A Lei Áurea não garantiu a cidadania e o fim das discriminações aos afro-brasileiros. Selecione abaixo o melhor exemplo para essa afirmação. Revolta da Chibata. Revolta dos Malês. Confederação do Equador. Revolta da Armada. Quilombo dos Palmares.

Explicação: A Lei Áurea, assinada em 1888, não garantiu os direitos iguais entre brancos e negros no Brasil, em fins do século XIX, nem no XX. A Revolta da Chibata, por exemplo, ocorrida no início do século XX, representa a luta dos negros contra os castigos físicos sofridos por essa população na Marinha. A historiografia mostra que esses castigos estão ligados ao racismo e ao preconceito. Gabarito Coment.

5a Questão Observe os versos abaixo retirados da música "Todo Camburão Tem Um Pouco De Navio Negreiro" (Marcelo Yuka e O Rappa).

É mole de ver Que em qualquer dura O tempo passa mais lento pro negão Quem segurava com força a chibata Agora usa farda Engatilha a macaca Escolhe sempre o primeiro Negro pra passar na revista Pra passar na revista Todo camburão tem um pouco de navio negreiro Todo camburão tem um pouco de navio negreiro. Analisando os versos acima podemos concluir que os compositores desejam demonstrar:

http://estacio.webaula.com.br/Classroom/index.html?id=2469485&classId=982985&topicId=0&p0=03c7c0ace395d80182db07ae2c30f034&enabl…

2/4

03/11/2018

Conteúdo Interativo

I - O fim da escravidão no Brasil não foi acompanhado de medidas para inserir os africanos escravizados na sociedade. II - Um dos principais exemplos da permanência do preconceito contra os negros no Brasil após o fim da escravidão pode ser encontrado na violência policial, que durante todo o século XX incidiu muito mais nos descendentes de africanos que sobre a população branca. III - O Abolicionismo foi bem sucedido na libertação dos escravos, mas não conseguiu auxilliar em uma maior participação dos excativos

Todas estão corretas. Apenas I e II estão corretas. Apenas I e III estão corretas. Apenas III está correta. Apenas II e III estão corretas.

Explicação: O movimento Abolicionista foi bem sucedido na disseminação das ideias contra a escravidão e ainda, na contribuição para a criação de leis que extinguissem a prática definitivamente. Apesar disso, grande parte dos ex-escravos não foi inserido adequadamente na sociedade e passou a trabalhar em segmentos subalternos. Vemos nos dias de hoje uma permanência deste modelo segregacionista através da violência policial que atinge, sobretudo, os afrodescendentes.

6a Questão Como eram propagados os ideais e as práticas abolicionistas no Brasil? Através de associações abolicionistas e do rádio. Através de revistas e de musicais; Através de musicais e de propaganda de rua; Através de jornais e de musicais; Através de associações abolicionistas e de jornais;

Explicação: A incerteza quanto à manutenção da escravidão facilitou a propagação dos ideais e práticas abolicionistas. Pro ssionais e intelectuais que eram contrários à escravidão no Brasil organizaram associações e jornais por meio dos quais pudessem divulgar suas ideias. Conforme mencionado, muitos descendentes diretos da escravidão zeram parte deste movimento. Periódicos como A Gazeta da Tarde, cujo editor era José do Patrocínio, e A Redenção foram instrumentos importantes na luta abolicionista. Em pouco tempo, o número de associações abolicionistas cresceu. Tais organizações não apenas faziam denúncias contra a escravidão por meio dos artigos escritos nos jornais, dos discursos feitos em praça pública e das peças teatrais encenadas em importantes teatros do Brasil, realizavam também festas e reuniões nas quais arrecadam dinheiro que seria usado na compra da alforria de alguns escravos.

7a Questão Marque entre as opções abaixo aquela que apresente o evento histórico que marcou a resistência negra durante o governo republicano no Brasil. Revolta da Chibata. Lei Áurea. Quilombo de Palmares. Guerra do Paraguai. Revolução Mallet.

Explicação:

http://estacio.webaula.com.br/Classroom/index.html?id=2469485&classId=982985&topicId=0&p0=03c7c0ace395d80182db07ae2c30f034&enabl…

3/4

03/11/2018

Conteúdo Interativo

A Revolta da Chibata foi um motim de marinheiros no ano de 1910 contra a utilização dos castigos físicos, as chibatadas, para punir os marinheiros, na sua grande maioria negros. Essa reivindicação buscava se opor a herança da escravidão que ainda permanece no início do século XX, apesar da escravidão ter sido extinta no Brasil em 1888.

8a Questão "Na década de 1980, foi fundado o Movimento Negro Unificado que, com outras organizações parecidas, inclusive movimentos e ONGs que trabalham com a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, tem lutado para que negros e mestiços tenham a mesma oportunidade que o restante da população brasileira." Essa afirmação abaixo comprova: Que não há discriminação racial no Brasil; Que a luta contra a discriminação no Brasil está longe de terminar. Que no Brasil, a discriminação é econômica e não racial; Que no Brasil há igualdade de oportunidades para brancos, negros e mestiços; Que graças à luta do Movimento Negro, não há mais discriminação racial no Brasil;

Explicação: A questão já possui em seu corpo o entendimento para que a resposta possa ser marcada. Pela leitura, percebemos que a discriminação e o preconceito ainda hoje existem.

http://estacio.webaula.com.br/Classroom/index.html?id=2469485&classId=982985&topicId=0&p0=03c7c0ace395d80182db07ae2c30f034&enabl…

4/4

More Documents from "Carlos Bessa"

T7.pdf
April 2020 8
T8.pdf
April 2020 5
T1 A.pdf
April 2020 8
T9.pdf
April 2020 1
Enem-2004.pdf
April 2020 5
Aula_10.ppt
April 2020 5