S.martinho [modo De Compatibilidade

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View S.martinho [modo De Compatibilidade as PDF for free.

More details

  • Words: 363
  • Pages: 13
Lenda de São Martinho

Martinho nasceu no ano de 316, em Sabária ( actual Hungria ).

O seu pai era soldado do exército Romano…

… e deu-lhe uma educação Cristã.

Aos 15 anos Martinho foi para Itália e alistou-se no exército Romano, tornando-se mais tarde num corajoso general rico e poderoso.

Um dia, de regresso a casa, cavalgava debaixo de forte tormenta. A chuva e o granizo caiam furiosamente, o vento, furioso, uivava e o frio parecia esmagar os ossos.

Ao longe, avistou um mendigo que, quase nu, se confundia com os troncos mirrados e enegrecidos na beira da estrada. Este, estendia um braço descarnado em busca de algum auxílio que o salvasse de uma morte certa.

O general ao ver o mendigo, ficou de coração apertado por tamanha desgraça e comoveu-se. Então, apeou-se do cavalo e passou a sua mão carinhosamente pela do pobre.

Em seguida, desprendeu a espessa e quente capa que o protegia e, com um golpe seguro de espada, dividiu-a em duas partes.

Estendeu uma das metades ao mendigo e agasalhou-se o melhor que pode com a restante...

Apesar de mal agasalhado e a chover torrencialmente, Martinho continuou o seu caminho, cheio de felicidade... Então, o bom Deus , ao presenciar este gesto, fez desaparecer a tempestade. O céu ficou límpido e surgiu um sol de estio, cheio de luz e calor. Nos três dias que ainda durou a viagem, um Sol radioso acompanhou o general .

Todos os anos, em Novembro, somos presenteados com, pelo menos, três magníficos dias de Sol , para que a memória dos homens, tantas vezes curta não se esqueça do gesto que salvou a vida ao mendigo. – É o Verão de S. Martinho

“Há festa na escola”

I

(Música Apita ao Comboio)

Caem as castanhas Lá no castanheiro

III

Corro a apanhá-las

Que lindas que são

Não gasto dinheiro

Ao lume estalar

Refrão

Vamos lá meninos

II

Vamos lá provar

Olha o S. Martinho

Refrão

De Sol a espreitar

IV

Uma fogueirinha

Há festa na escola

Toca a festejar

Vamos lá cantar

Refrão

Castanhas quentinhas Assar as castanhas Que boas que são E depois brincar Cuidado meninos Não queimem a mão

Fim

Related Documents