Josef Stalin
Josef Stalin Estaline (Stalin) é o nome adaptado por Iossif Vissarionovitch Djugatchvilli. Nasceu a 18 de Dezembro de 1878 e faleceu em Moscovo, a 5 de Março de 1953. Nasceu numa pequena cabana na cidade georgiana de Gori e era filho de uma costureira e de um sapateiro. O jovem Estaline teve uma infância difícil e infeliz. Chegou a estudar num colégio religioso de Tiflis, capital georgiana, a pedido da sua mãe, que queria que ele se tornasse seminarista. Mas acabou por enveredar pelas actividades revolucionárias contra o regime csarista. Passou anos na prisão (por organizar assaltos, num dos quais 40 pessoas foram mortas) e, quando foi libertado, aliouse a Vladimir Lenin e outros, que planejavam a Revolução Russa. Estaline chegou ao posto de secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética entre 1922 e 1953 e, por conseguinte, o chefe de Estado da URSS durante cerca de um quarto de século, transformando assim o país numa super potência.
Contribuição para a Segunda Guerra Mundial Quando os Nazis invadiram a União Soviética, em 1941, Estaline decidiu aliar-se ao Reino Unido e aos EUA. Este factor contribuiu decisivamente para a derrota da Alemanha Nazi.
A Morte A 5 de Março de 1953, Stalin morreu devido a uma hemorragia cerebral facto que, segundo muitos, ainda merece uma profunda investigação pois existem aqueles que ainda acreditam que ele foi assassinado. Os mais destacados historiadores do Mundo, no entanto, ainda consideram que Stalin morreu de causas naturais.