Resumindo: Código genético ou Tradução
Cada trinca do RNAm (códon) é interpretada por um trio de bases RNAt (anticódon) correspondentes, durante a tradução. O código genético significa a relação dos códons com os anticódons e destes com os aminoácidos sob ação de enzimas. Isso determina os modelos hereditários dos seres vivos.
Os códons
É o conjunto de bases nucleiotideas q codificam os aminoácidos (RNAm). O código genético é presente praticamente em todos os seres vivos , um códon possui três bases nitrogenadas e como existem 4 tipos (adenina,citosina,guanina,uracila) no RNA o código genético é formado por 64 códons.
...Continuaçao...
Há 61 combinações de trincas de bases (na verdade de nucleotídeos) que codificam os mais de 20 aminoácidos. Outras três combinações são usadas como sinais de parada (códons sem sentido) da síntese de proteínas: UGA , UAG, UAA.
ANTICÓDONS São as trincas de bases, do RNAt, complementares dos códons do RNAm. O complexo aminoácido-RNAt é formado pela ação de uma enzima, RNAt-sintetase, que liga o RNAt ao aminoácido, de acordo com a combinação do anticódon, na presença de ATP.
Exemplos Códons (RNAm) GUU
Anticódons (RNAt) CAA
Aminoácidos
GCC
CGG
Alamina (ala)
AUG
UAC
Metionima (met)
AGU
UCA
Serina (ser)
Valina (val)
SÍNTESE DE PROTEÍNAS
A síntese de proteínas A síntese protéica ocorre junto à membrana do retículo, onde o ribossomo é o orientador do processo. Um RNAt-aminácido liga-se aos sítios receptores A e P do ribossomo. Enzimas do retículo interpretam a informação genética do RNAm (lêem os códons) e dispõem cada aminoácido na posição determinada pela seqüência de códons do RNAm, unindo-os e liberando-os como polipeptídeos no interior do retículo.