Sairei da prova como o ouro “Sairei da prova como o ouro” (Jó 23:10)
Depois de quase ter-se perdido num labirinto de conselhos, Jó sossega seu espírito com este pensamento: “Embora eu não conheça o caminho dEle (porque seu caminho é no mar e sua trilha nas grandes águas, seus pensamentos e caminhos estão infinitamente acima dos nossos e seria presunção nossa fingir julgá-los), contudo, Ele conhece o caminho por onde ando” vs. 10. Isto é: 1. Deus está familiarizado com ele. Seus amigos julgaram o que eles não conheciam, e por isso o acusavam de coisas das quais ele nunca fora culpado; mas Deus, que conhecia cada passo que ele tinha dado, não faria isso, Salmos 139:3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Note, isto é um grande conforto para aqueles que honestamente compreendem que Deus entende seu intento, embora os homens não o compreendam por não poderem ou por não o desejarem. 2. Deus o aprova. “Ele sabe que, embora eu possa algumas vezes ter dado um passo em falso, contudo eu ainda tenho andado no bom caminho, tenho escolhido o caminho da verdade e, portanto, Ele sabe disto, “isto é, Ele o aceita, e se agrada dele, pois dEle é dito que conhece o caminho dos justos Sl 1:6. Foi isto que reconfortou o profeta Jeremias: Porém tu, Senhor, conheces-me; vês o que eu faço, e sabes que te amo. (Jr.12:3a). Disto Jó infere que provando-me ele, sairei como o ouro. Aqueles que andam no caminho do Senhor podem confortar-se a si mesmos, quando estão em aflição, com estas três coisas: a. Que eles estão sendo testados. Isto não está sendo feito para feri-los, mas para honrá-los e beneficiá-los; é a prova da sua fé: “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo”(1Pe 1:7). b.
Para que, quando tiverem sido suficientemente provados, possam sair da fornalha, e não serem deixados nela para serem consumidos como escória ou como prata reprovada. A prova terá fim. Deus não contenderá para sempre.
c. Para que eles saiam como ouro, puro em si mesmo e precioso para o ourives. Eles sairão como ouro aprovado e melhorado, achado bom e mudado para melhor. As aflições são para nós como nós somos; aqueles que entram na fornalha sendo ouro não sairão senão melhores do que quando entraram. Agora, o que encorajou Jó a ter esperança de que as suas aflições terminariam bem, foi o testemunho de sua consciência a respeito de si mesmo, de que ele tinha vivido uma boa vida no temor de Deus. Nas suas pisadas os meus pés se firmaram; guardei o seu caminho, e não me desviei dele. Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção. (Jó
23:11-12)