UFSC – CED – CA Ensino Médio – 3ª série B Alunos: Alessandra, Ana Luiza, Katiany, Roberta, Pedro Óptica Geométrica – Lentes Esféricas São meios transparentes em que a luz pode se propagar; constituído de três meios homogêneos e transparentes, separados por duas superfícies esféricas ou por uma superfície esférica e uma plana. Podem ser classificadas quanto à forma: Lentes de bordas finas, em que a espessura diminui do centro para as bordas. Lentes de bordas grossas, em que a espessura aumenta do centro para as bordas. E podem ainda ser classificadas quanto ao comportamento óptico, onde, quando o material da lente é mais refringente que o meio exterior, as lentes de bordas finas possuem comportamento óptico convergente e as de bordas grossas, divergente; e quando o material da lente é menos refringente que o meio exterior, as de bordas finas possuem comportamento óptico divergente e as de bordas grossas, convergente. Representação: Onde O é o centro óptico e EP é o eixo principal.
Elementos Representados: Ao = Ponto antiprincipal objeto Fo = Foco objeto Fi = Foco imagem Ai = Ponto antiprincipal imagem
Propriedades dos raios que incidem nas lentes esféricas: 1. Todo raio de luz que incidir paralelo ao EP de uma lente se refrata na direção do foco da imagem. 2. Todo raio luminoso que incidir na direção do foco objeto de uma lente se refrata paralelamente ao eixo principal. 3. Todo raio luminoso que incidir passando pelo centro óptico de uma lente se refrata sem sofrer desvio. 4. Todo raio luminoso que incidir na direção do ponto antiprincipal objeto se refrata na direção do ponto antiprincipal imagem. Equações:
Equação dos pontos conjugados, onde f é a abscissa do foco, p’ é a abscissa da imagem e p é a abscissa do objeto.
A = y’/y A razão entre as ordenadas da imagem e do objeto é definida como sendo o aumento linear transversal estabelecido pela lente em uma dada situação. C = 1/fEquação da convergência de uma lente, dado por 1m-¹ ou 1 dioptria (di) no S.I.
Formação de imagens:
Exercícios. I.