1
Resumo
Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a realidade de produção de custo/beneficio que envolve a produção de ovinos da fazenda vale do Guaporé, do período de 2004 a 2005, fazendo uma avaliação dos dados colhidos e oportunidades que podem ser emcontradas no mercado ações que a tornem competitiva e lucrativa no mercado atual. A metodologia utilizada foi a de pesquisa mista bibliográfica, campo e questionario visando detectar a realidade a partir de teoria implementar estratégica para a produção de ovinos. A propriedade agrícola pesquisada esta dentro das condições necessárias para produção comercial de ovinos de produção de matrizes, bastando para tanto se adaptar a algumas tecnologias de manejo, cuidados sanitários e seleção de raças apropriadas para produção a qual deve ser que atinja melhor o obejetivo alcançado no mercado, tendo como também como obejetivo mostrar o custo de imvestimento para obeter retorno lucrativo e tempo nessesario de carência para conseguir obeter retorno financeiro. Buscar adaptar-se ao mercado globalizado e cada vez mais exigente e a lucrar com a produção dos ovinos.
Palavras-chave: fazenda vale do Guaporé; produção.
2
SUMARIO
INTRODUCAO... 1. REFERENCIAL TEORICO... 1.1 CONCEITO DE ADMINISTRACAO... 1.2 HISTORIA DA ADMINISTRACAO ............................................................. 1.3 ADMINISTRACAO E SEUS PRINCIPIOS GERAIS ................................... 1.4 ADMINISTRCAO RURAL............................................................................. 1.5 ADMINISTRACAO RURAL E O PAPEL DO ADMINISTRDOR NA EMPRESA RURAL......................................................................................... 2. CARACTERIZACAO DA ORGANIZACAO E SEU AMBIENTE ................... 3. CRIACAO DE OVINOS ..................................................................................... 4. METODOLOGIA DO ESTUDO........................................................................ 5. CONSIDERACOES FINAIS.......................................................................... REFERENCIAL....................................................................................................
3
INTRODUCAO
Nossos pais com proporção continentais oferecem inúmeras alternativas de produção ao pecuarista, seja em grandes áreas ou em grandes áreas ou em áreas nenores e ate como alternativas de diversificação de produção ou áreas bsoletas paralelas a principal atividade da empresa rural. A pesquisa realizada junto à fazenda vale do Guaporé, com seu proprietário Adilsom Justino Batista, deu-se através de conversas informal e pesquisa mista para obtenção dos dados referentes à propriedade, produção e expectativas, apresenta se desenvolvida de forma mista. Em sua primeira parte de campo junto ao proprietário da fazenda para levantar as reais condições da propriedade e definir prioridade. A ovinocultura e uma das mais lucrativas atividades da nossa pecuária, onde são inúmeras as vantagens que proporciona desde a perfeita adaptação aos climas, reduzida não de obra, o preço de reprodutores e matrizes menor que a dos bovinos, s pequenos custos de produção e manejo alem do aproveitamento integral das suas múltiplas opções de atividades, ou seja, a produção de carne, leite, peles e lã. Este projeto será realizado junto à fazenda vale do Guaporé, situada na BR 40, Cuiabá para santo Antonio de leverger, km 25 entrada do município de leverger as direita, tendo como objetivo venda de matrizes reprodutoras. Infra-estrutura da propriedade são as instalações construídas (prédios, casas, galpões, piquetes e cercas) e o espaço livre de uma propriedade. Plantel: e a quantidade, a qualidade dos animais de uma fazenda ou empresa agropecuária. Aspectos sanitários e de manejo: e a maneira que o plantel e tratado no que dizem respeito aos cuidados de higiene e saúde do rebanho.
Alimentação: e o conjunto de alimentos ou produtos em natureza ou industrializados oferecidos ao rebanho. Abate e comercialização: o abate e a maneira e o local onde o animal e morto e preparado para a venda. Comercialização e a forma que o animal vivo ou morto e negociado no mercado. A realização desta pesquisa tem como objetivo: analisar a realidade de produção, de custo, benefícios que envolvem a produção de ovinos da fazenda vale do Guaporé, no período de 2004 a 2005, sugerindo ações que tomem competitiva e lucrativa no mercado atual. Embora a empresa possua o espaço e as instalações adequadas e necessárias para a criação de ovinos, possui um plantel de qualidade comum a trabalho em regime extensivo o que resulta numa baixa produtividade e resultados financeiro pouco satisfatório.
4 Ropoe-se uma atividade mais racional com seleção de raças com bons níveis de produtividade, manejo racional, dentro dos níveis sanitários, acasalamentos ou cruzamentos que venham a resultar em animais de maior aproveitamento dos espaços e menor custo de produção. O domínio das mais importantes praticas de manejo em cada fase da produção, aliado aos conhecimentos sobre recursos genéticos, alimentação e sanidade, são estratégias relevantes para garantir a otimização dos recursos disponíveis o incremento econômico valorizando cada mais recursos obtidos. O conhecimento dos tópicos técnico e organizacional da produção de estar aliado aos aspectos que constituem o mercado, o processamento e a comercialização dos derivados obtidos na atividade. Tudo isto, aplicado na fazenda vale do Guaporé lhe traria grandes benefícios e a colocaria na vanguarda de produção de ovinos na região. Todo o trabalho desenvolvido este assim organizado, neste documento o titulo I, começa-se a revisão da leitura, onde são conceituadas e comparadas a administração, seus princípios e a administração rural. No titulo II, estão definidos o problema, a oportunidade, a caracterização e funcionamento da empresa onde o projeto foi aplicado. No titulo III, faz-se uma análise de criação de ovinos sua origem, comercialização, manejo, infra-estrutura e alimentação do rebanho ovino. No titulo IV, encontra-se a metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho monográfico. No titulo V, encontra-se a realidade encontra na propriedade rural e as sugestões para a melhoria da mesma. Nas confederações finais encontran-se as ultimas conclusões e recomendações para melhoria e sucesso da criação ovina.
5
REFERENCIAL TEORICO
1.1 CONCEITO DE ADMINISTRACAO [Do lat. Administratione.], 1. Ação de administrar. 2. Gestão de negócios públicos ou particulares. 3. Governo, regência. 4. Conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os fatores de produção e controlar a sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado. 5. Pratica de princípios, normas e funções: 6. Função de administrador; gestão gerencia. 7. Pessoal que administra direção (novo dicionário Aurélio 1.ed.) Entende-se por administração o ato de administrar (comandar, gerir, orientar, controlar) uma determinada organização visando à maximização dos lucros para que mesma obtenha os resultados planejados ou esperados. 1.2. historia da administração Conforme Maximiano (2000), a administração começou a nascer como corpo independente de conhecimentos, naeuropa do século XVIII, durante revolução industrial. Naquela época, as primeiras fabricas modernas, começaram a colocar em pratica diversos conceitos que se tornariam universais nos séculos seguintes. Um desses conceitos era a divisão do trabalho, ou seja, processo segundo o qual uma tarefa e subdividida em partes e distribuída entre pessoas ou grupos. Tornando assim seu trabalho mais eficiente e edificais. Para Ramos (1983), a analise temporal da historia da administração aprofunda reflexões atuais sobre o porquê dos muitos equívocos administrativos, ainda praticados nas gestões das organizações em todo o mundo. Se, os livros clássicos estão repletos de dados, de algumas tentativas bem sucedidas, outras nem tanto, do modo como gerir os sistemas organizacionais e possível que os erros cometidos, possam ser explicados pelas colocações desse autor, que destaca que o “ estudo cientifico da administração esta destinado a frustar-se quando isola um de seus elementos, tornando-se tentativa de explicação do todo pela parte”.
6
Para mesmo autor, provavelmente este tenha sido o erro dos executivos e de muitos críticos: olhar a administração de forma a encerrar-se sem, contudo considerar o contexto, o momento, a situação, o ambiente e o ecossistema em que os acontecimentos estão inseridos. Observa-se que a administração não deve ser estudada somente a partir das obras de Taylor e de fayol, considerados os precursores da administração cientifica. Para entender os primeiros passos da administração cientifica e os seguintes, recorrer aos fatos históricos que a antecederam, tornam-se imperativo.