A Bíblia está afirmando que o maná cessou no dia 16, se cessou no dia 16 é claro que ele veio no dia 15, pois se dia 15 fosse sábado, o maná não teria vindo, então a Bíblia teria dito que ele encerrou na sexta, pois dia 15 seria sábado, e no dia 16 ele não veio. Então a Bíblia não diria dia 16, mas dia 14.
“Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus”. Êxodo 16:12 O MANÁ CAIU DIA 16, E DIA 15 VEIO AS CODORNAS, SE DIA 15 FOSSE SÁBADO, OS ISRAELITAS NÃO PODERIA CAÇAR AS CODORNAS, E DEUS NÃO ENVIARIA NESSE DIA.
Se o sábado só começaram ao nascer do sol, então por que os soldados estavam correndo para quebrar as pernas dos ladrões para tirá-los da cruz, por estava próximo ao por do sol e começaria o sábado, era cerca de 15 horas antes do sábado começou?
Jesus morreu em uma sexta-feira do ano 31. A Bíblia é muito clara nos relatos evangélicos que o dia da crucificação foi o dia da preparação, o sexto do dia da semana antes do sábado: " Mas Jesus, com um alto brado, expiro.... Era o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde". Marcos 15:37, 42. Temos também essa confirmação, do sexto dia da crucificação semana, por Ellen White: " Parecia que se acumulava aflição sobre aflição. No sexto dia da semana tinham presenciado a morte do Mestre;". {D.T. N. p. 794}. Em Josué 5:10 a 12 nos é dito que o maná cessou no 16º dia do primeiro mês: “Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a Páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó. Comeram do fruto da terra, no dia seguinte à Pascoa; pães asmos e cereais tostados comeram nesse mesmo dia. No dia imediato, depois que comeram do produto da terra, cessou o maná, e não o tiveram mais os filhos de Israel; mas naquele ano, comeram das novidades da terra de Canaã.” A Páscoa foi no 14º dia do primeiro mês. No 15º dia eles comeram dos produtos da terra, e no 16º dia o maná cessou. Se o maná cessou no 16º dia do primeiro mês, ele deve ter caído no 15º dia, pois de outra maneira o texto deveria ter dito que ele cessou no 14º dia ou no 15º dia. Portanto o 15º dia não pode ter sido Sábado porque Deus nunca mandou maná no Sábado.
Existem vários textos bíblicos que indicam que o 15º dia do mês e o dia 22 não foi Sábado. Isto mostra a falácia da “Teoria do Sábado Lunar”, veja alguns textos:
“Partiram, pois, de Remesses no primeiro mês, NO DIA QUINZE DO PRIMEIRO MÊS; no dia seguinte da páscoa saíram os filhos de Israel por alta mão, aos olhos de todos os egípcios”. Números 33:3. De acordo com Números 33:3 o Êxodo ocorreu no 15º dia do primeiro mês. O 15º dia foi o dia depois da Páscoa, “partiram, pois, de Ramessés no décimo quinto dia do primeiro mês; no dia seguinte ao da Páscoa saíram os filhos de Israel, corajosamente, aos olhos de todos os egípcios.” Eles começaram sua jornada no 15º dia enquanto ainda estava noite. Ellen White diz que “antes que a manhã raiasse, estavam a caminho” (Patriarcas e Profetas, p.281). Se o 15º dia foi um sábado teria sido o primeiro dia completo da viagem. Sob a luz de Mateus 24:20, onde Jesus disse aos discípulos, “orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado,” é difícil aceitar que Deus iniciou o êxodo do Egito no Sábado. Os filhos de Israel chegaram ao deserto de Sim “AOS QUINZE DIAS DO SEGUNDO MÊS, depois que saíram da terra do Egito” (Êxodo 16:1). Novamente, eles viajaram no 15º dia, portanto não pode ter sido Sábado. Vimos textos que provam 15º dia do mês e o dia 22 não foram Sábado. Isto mostra a falácia da “Teoria do Sábado Lunar”. São evidências muito fortes. O Descanso de Jesus no dia 15 no sepulcro, foi apenas uma coincidência, porque vários dias 15 do mês e 22 não foram sábados.