Redes Ad Hoc Protocolos DSR, AODV, OLSR, DSDV Perguntas e Respostas Aqui serão propostas cinco perguntas, com suas respostas, para os principais pontos desse trabalho: • 1) Qual o objetivo do MPR (MultiPoint Relay) no protocolo OLSR? A técnica do MPR é utilizada com o intuito de evitar mensagens redundantes que poderiam congestionar a rede. • 2) Ambos os protocolos AODV e DSR são reativos, qual é sua principal diferença? No protocolo AODV é utilizada uma tabela de roteamento tradicional, onde só é guardado o próximo salto até o destino. Já no DSR, é guardada toda a rota até o destino. • 3) Para que servem os números de sequência implementados no protocolo DSDV? Estes servem para indicar quando a entrada na tabela de roteamento foi modificada e o autor desta ação. • 4) O que são protocolos pró-ativos e reativos? Nos protocolos pró-ativos, são enviadas informações sobre a topologia da rede em intervalos fixos de tempo, com o objetivo de manter as tabelas de roteamento atualizadas. Nos protocolos reativos, uma rota até um determinado destino será descoberta apenas quando requisitada e esta não constar na tabela de roteamento atual. 5) O que são redes Ad Hoc? São redes descentralizadas onde não é necessária uma infraestrutura de comunicações definida ou um dispositivo roteador central para o seu funcionamento. 6) O que é Protocolos de Roteamento? Os protocolos de roteamento são algoritmos que constituem rotinas com o objetivo de mapear a topologia da rede.
7) Porque DSR é aconselhável em redes de baixa mobilidade e não em redes de alta mobilidade? Algoritmo DSR possui em sua cache todas as informações de rotas dos nodos vizinhos. Numa simulação onde existe pouca mobilidade e quantidade dos nodos ele torna altamente eficiente. Mais numa situação onde existe muita mobilidade e grande quantidade de nodos não é aconselhável o seu uso, porque perde-se muito tempo em fazer atualização de tabelas de roteamento nas caches dos nodos.
8) Qual seria os fatores que influencia o Throughput nas MANET? Os principais fatores são a topologia dinâmica que mudam com muita frequência, comunicação não confiável, largura de banda limitada e limitação de energia nos nodos.