Rec ic la ge m
Índice Introdução Onde surgiu a Reciclagem? O que é a Reciclagem? Vantagens da Reciclagem Tipos de Reciclagem Conclusão Bibliografia
Introdução • Fizemos este trabalho em PowerPoint para o trabalho ficar mais apelativo e interessante. • Esperamos sensibilizar o maior número de pessoas possível e com isso melhorar o nosso ambiente!!!
Onde surgiu a Reciclagem?
A palavra reciclagem difundiu-se nos media a partir do final dos anos de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam a esgotar-se rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de lixo e de outros dejectos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
O que é a Reciclagem? A reciclagem
é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente num produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O
reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado noutro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
• Em Portugal, os recipientes do lixo para reciclagem dividem-se em: Azul: papel /cartão Verde: vidro Amarelo: metal e plástico Vermelho: pilhas Preto: lixo orgânico e/ou nenhum dos anteriores
No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis
seguem o seguinte padrão: Azul: papel/cartão Vermelho: plástico Verde: vidro Amarelo: metal Preto: madeira Laranja: resíduos perigosos Branco: resíduos ambulatórios e de serviços de saúde Roxo: resíduos radioactivos Castanho: resíduos orgânicos Cinza: resíduos geralmente não recicláveis, misturados ou contaminados, não sendo possível a separação
Vantagens da reciclagem
As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos económico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de lixo a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbónico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos factores negativos.
No aspecto económico a reciclagem contribui para a utilização mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
O
manuseio de lixo deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças. No Brasil, a cidade que mais recicla seu lixo é Curitiba: actualmente, 20% de todo o lixo produzido - cerca de 450 toneladas por dia são reciclados na capital Paranaense
A reciclagem de papel é o reaproveitamento do papel não-funcional para produzir papel reciclado. Há duas grandes fontes de papel a se reciclar: as aparas recolhidas pelas próprias fábricas antes que o material passe ao mercado consumidor e as aparas geralmente recolhidas por catadores ( palavra brasileira para lixeiro de ruas. De um modo geral, o papel reciclado utiliza os dois tipos na sua composição, e tem a cor creme.
A reciclagem de plástico consiste no processo de reciclagem artefactos fabricados a partir de resinas (polímeros), geralmente sintéticas e derivadas do petróleo.
• A Reciclagem do vidro é o processo pelo qual o vidro é basicamente derretido e refeito para sua reutilização. Dependendo da finalidade do seu uso, pode ser necessário separá-lo em cores diferentes. As três cores principais são: • Vidro incolor • Vidro verde • Vidro castanho/âmbar
www.wikipédia.pt Pesquisa Reciclagem imagens