QUESTÃO
III. Correto: Toda ligação simples é do tipo sigma(σ). Nas duplas temos uma sigma(σ) e uma pi(π). Teremos um total de 15 ligações sigmas (σ) e três ligações pi(π). IV. Correto: Embora a unidade de massa molar seja g/mol, é aceitável dizer que a massa molar corresponde a 126g da substância.
22
Recentemente, os jornais do mundo inteiro noticiaram que, na China, havia sido detetado leite contaminado com melamina e que o número de crianças chinesas vítimas do leite contaminado aumentou para cerca de 53 mil das quais 13 mil permanecem hospitalizadas e 104 em estado grave, anunciou o Ministério da Saúde chinês. A melamina é usada na fabricação de plásticos (com formol) e produtos anti-chama (pois libera nitrogênio quando aquecida). Se ingerida, a melamina, devido a baixa solubilidade, se acumula nos rins e pode levar à crise renal Sobre a melamina, cuja estrutura está abaixo, são feitas a seguir algumas afirmações:
23
QUESTÃO
O bicarbonato de sódio é componente freqüente em bolos e tortas, sendo também empregado na fabricação de efervescentes digestivos como, por exemplo, o sal de frutas. Para ser obtido através de reação de salificação, devem ser usados: a) um mol de hidróxido de sódio com um mol de ácido carbônico. b) dois mols de hidróxido de sódio com um mol de ácido carbônico. c) um mol de hidróxido de sódio com dois mols de ácido carbônico. d) dois mols de hidróxido de sódio com três mols de ácido carbônico.
Resposta: alternativa (a) Sua cadeia apresenta ligações π entre átomos de carbono.
Assunto: Reações inorgânicas – 1º ano
I. É uma amida cíclica. II. Seus átomos de carbono não se ligam entre si. III. Apresenta 15 ligações sigma e 3 ligações pi. IV. Sua massa molar é de 126g. (Dados: H=1; C=12; N=14)
Resolução: A salificação ou neutralização de um ácido é feita por uma base. O ácido carbônico quando sofre neutralização total origina o íon carbonato (CO3)-2, mas por neutralização parcial origina o íon hidrogenocarbonato ou bicarbonato (HCO3)1-. Para dar origem ao bicarbonato de sódio o ácido carbônico deverá sofrer uma neutralização parcial com hidróxido de sódio, NaOH, ou seja, 1 mol de ácido carbônico deverá reagir com 1 mol de hidróxido de sódio.
Estão CORRETAS: a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas. d) III e IV, apenas.
Resposta: NULA
1H2CO3
+
1NaOH NaHCO3 +
H+ H+ CO32-
Conteúdo: Introdução a química orgânica – (2º ano e 3º ano) Resolução: Embora possamos analisar as afirmações é importante perceber que há uma primeira afirmação que não recebeu nenhuma numeração correspondente, o que torna a questão nula.
H2O
Na+ OH-
Observação: Quando 1 mol de ácido carbônico, reage com 2 mols de hidróxido de sódio, a neutralização será total, dando origem ao carbonato de sódio, Na2CO3.
Sem número: correta: temos ligações pi, entre carbonos, pois toda dupla ligação é constituída por uma ligação sigma e uma ligação pi.
1H2CO3
+
H+ H+ CO32-
2NaOH Na2CO3 +
H2O
Na+Na+OH-OH-
I. Incorreto: O composto é uma amina. Para ser classificada como amida a substância teria que apresentar pelo menos uma carbonila ligada diretamente ao nitrogênio, ou seja, um grupo acila ligado ao nitrogênio. –C–N– ll l O
QUESTÃO
Os halogênios são elementos químicos de grande reatividade e por isso participam de inúmeras substâncias químicas. Os números de oxidação dos halogênios nos compostos NaCℓO, NaCℓO4, KI, Br2, NH4CℓO3 são, respectivamente:
II. Correto: Note que a cadeia do composto apresenta átomos de nitrogênio entre os carbonos.
www.sistemadeensinoequipe.com.br
22
1
Av. Gentil, 706 Trav. 14 de Abril, 1720
3225-2499/3241-3083 3249-1533/ 3249-8445
a) +1, +3, 0, -2 e +4 b) +1, +7, -1, 0 e +5 c) -1, -7, -1, 0 e -5 d) +1, +4, 0, -1 e +5
Resposta: alternativa (b) Conteúdo: Números de oxidação: 1º ano Resolução: Para encontrarmos os números de oxidação dos halogênios nesses compostos basta lembrarmos de algumas regras básicas sobre números de oxidação. 1. Numa substância química a soma das cargas deve ser igual à zero. 2. Nas substâncias simples o número de oxidação dos átomos é igual à zero. 3. Os metais alcalinos apresentam nos seus compostos o número de oxidação +1. 4. Na maioria dos seus compostos o oxigênio apresenta número de oxidação -2. 5. Quando o nitrogênio está ligado a átomos menos eletronegativos seu nox é igual a -3 +1 +1 -2
+1 +7 -2
+1-1
0
NaCℓO
NaCℓO4
KI
Br2
QUESTÃO
-3 +1 +5 -2
QUESTÃO
NH4CℓO3
Você sabia que a chuva é naturalmente ácida? O responsável é o gás carbônico existente no ar que, ao reagir com a água, produz o ácido carbônico, determinando um pH próximo de 5,6 para a chuva, segundo a reação:
25
Solubilidade, densidade, pontos de fusão e ebulição são propriedades físicas importantes para a caracterização de substâncias químicas. Em química orgânica, o composto 1,2dicloroeteno apresenta-se na forma de dois isômeros, que diferem em seus pontos de ebulição: um possui P.E. 48°C e o outro, 60°C. Sobre esses isômeros, é correto afirmar que o isômero:
CO2(g) + H2O H2CO3(aq) Alguns gases poluentes atmosféricos, porém, aumentam a acidez da chuva (o pH fica menor que 5,6), prejudicando, principalmente, a vegetação. Um deles é o dióxido de enxofre (SO2), um gás tóxico e de cheiro forte. Esse gás é produzido, sobretudo, na queima de certos combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, que possuem enxofre como impureza. Outro gás que contribui muito para a formação da chuva ácida é o NO2, liberado pelas indústrias.
a) E-1,2-dicloroeteno é polar e apresenta P.E. 60°C. b) Z-1,2-dicloroeteno é o mais solúvel em solvente não-polar. c) Z-1,2-dicloroeteno, por ser polar, tem ponto de ebulição 60ºC. d) E-1,2-dicloroeteno é apolar e apresenta ponto de ebulição 60ºC.
Entre as substâncias citadas no texto acima estão 3 óxidos, os quais são classificados, na ordem dada, como: a) anidrido, neutro e duplo. b) anidrido, anidrido e duplo. c) anidrido, duplo e anidrido. d) duplo, duplo e anidrido.
Resposta: alternativa (c) Conteúdo: Isomeria e propriedades físicas dos isômeros: 3º ano Resolução: No isômero (Z), os átomos de cloro estão do mesmo lado da dupla ligação entre carbonos, logo a soma dos vetores de polarização é diferente de zero (µ≠0), por esse motivo classificamos a molécula como polar. As substâncias polares estabelecem entre suas moléculas dipolo-dipolo permanente. No isômero (E), os átomos de cloro estão em lados opostos da dupla ligação entre carbonos, logo a soma dos vetores de polarização é igual a zero (µ=0), então esse isômero é apolar. As substâncias polares estabelecem entre suas moléculas dipolo-dipolo-induzido. Nesse caso é possível prever que o isômero polar deve apresentar maior ponto de ebulição do que o apolar, em função da maior eficiência das forças de atração entre as moléculas polares, o que dificulta um pouco mais as mudanças de fases, como a ebulição.
www.sistemadeensinoequipe.com.br
26
Resposta: alternativa (b) Conteúdo: óxidos (1º ano) Resolução: Os compostos citados no texto e que poderiam ser classificados como óxidos seriam na verdade 4 compostos: Na ordem citada teríamos: CO2, H2O, SO2, NO2 Os óxidos que reagem com a água e originam ácidos são denominados de óxidos ácidos ou anidridos. Nesse caso temos três óxidos ácidos ou anidridos.
2
Av. Gentil, 706 Trav. 14 de Abril, 1720
3225-2499/3241-3083 3249-1533/ 3249-8445
CO2 anidrido carbônico, pois reage com a água e produz ácido carbônico, H2CO3
H2O óxido sem classificação específica. SO2 anidrido sulfuroso, pois reage com a água e produz ácido sulfuroso, H2SO3 NO2 anidrido nitroso nítrico (anidrido duplo), pois reage com a água e produz os ácidos nitroso, HNO2, e nítrico, HNO3 Teríamos, portanto a seguinte seqüência: anidrido, óxido, anidrido, anidrido duplo. O elaborador, ao que parece não percebeu a água também pode ser classificada como um óxido. Nesse caso teremos que restringir a pergunta aos três outros óxidos, então teríamos a seqüência: anidrido, anidrido, anidrido duplo. Observação 1: Classifica-se como óxido neutro aquele que não reage com água, ácidos ou bases, como é o caso dos seguintes óxidos: CO, NO, N2O.
Observação 2: Sabemos que a água, H2O, durante muito tempo foi classificada como um óxido neutro, porém como as moléculas de água reagem entre si (auto-ionização), reagem com ácidos e com bases, originando íons, essa classificação tornou-se inconsistente. Todos os processos a seguir são considerados fenômenos químicos, pois formam novas espécies químicas (íons) a partir das moléculas neutras.
Reação com ácidos HCℓ + H2O H3O+ +
Cℓ-
Reação com bases. NH3 + H2O NH4+ +
OH-
Auto ionização da água H2O + H2O H3O+ +
OH-
www.sistemadeensinoequipe.com.br
3
Av. Gentil, 706 Trav. 14 de Abril, 1720
3225-2499/3241-3083 3249-1533/ 3249-8445