Quimica_pss 1

  • Uploaded by: Editora
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Quimica_pss 1 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,127
  • Pages: 2
QUESTÃO

(D) A analogia que usa a bola de ping-pong superestima a razão de diâmetros núcleo/átomo em 10-4 ordens de magnitude. (E) A analogia que usa a bola de futebol apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo.

26

Os elementos oxigênio e enxofre pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica e, juntamente com átomos de hidrogênio, podem formar a água, H2O, e o sulfeto de hidrogênio, H2S, respectivamente. Apesar da similaridade das fórmulas químicas dessas substâncias, a água é liquida à temperatura ambiente, enquanto o sulfeto de hidrogênio é um gás (ponto de ebulição 0 normal igual a -63 C). A explicação para isso está relacionada ao fato de que

Resposta: alternativa (a) Conteúdo: Estrutura atômica Resolução: O diâmetro de um átomo é cerca de 10.000 (104) a 100.000 (105) vezes maior que o diâmetro do seu próprio núcleo. Fazendo a razão entre o diâmetro do estádio do maracanã e o diâmetro dos objetos citados, chegaríamos aos seguintes resultados. Maracanã/ grão de areia = 200m/0,5.10-3m = 4.105 = 400.000: O diâmetro do estádio do maracanã é cerca de 400.000 (quatrocentos mil) vezes maior que o diâmetro de um grão de areia. Maracanã/ bola de ping-pong = 200m/40.10-3 m = 5.104 = 50.000: O diâmetro do estádio do maracanã é cerca de 50.000 (cinqüenta mil) vezes maior que o diâmetro de uma bola de pingpong. Maracanã/bola de futebol = 200m/22.10-2m ≅ 9,09.102 ≅ 909: O diâmetro do estádio do maracanã é cerca de 909 (novecentos e nove) vezes maior que o diâmetro de uma bola de futebol. Portanto, concluímos que a analogia entre a razão de diâmetros núcleo/átomo e objeto/estádio, mais adequada dentre as opções apresentadas, é bola de ping-pong/estádio do maracanã.

(A) a molécula de H2O é angular, enquanto a de H2S é linear. (B) o ângulo de ligação da molécula de H2O é menor que o da molécula de H2S. (C) o vetor momento dipolar da molécula de água é maior que o da molécula de H2S. (D) as ligações químicas S-H na molécula de H2S são covalentes apolares. (E) a carga elétrica parcial positiva dos átomos de H na molécula de H2O é menor do que na molécula de H2S.

Resposta: alternativa (c) Conteúdo: Ligações químicas, geometria molecular e polaridade das ligações e das moléculas. Resolução: A maior diferença de eletronegatividade na ligação entre o hidrogênio e o oxigênio (H–O), produz um vetor de polarização de maior intensidade, originando um maior momento dipolar na molécula de água.

QUESTÃO

QUESTÃO

Um fenômeno comum, observado por muitos cozinheiros, é o surgimento de uma cor amarela intensa quando o líquido de uma panela, contendo sal de cozinha, derrama e atinge a chama do fogão. A explicação para esse fenômeno é:

27

(A) A água, quando atinge a chama, se dissocia liberando energia, que se manifesta na freqüência de onda correspondente à cor amarela. (B) O cloreto de sódio, ao atingir a chama, se dissocia nos íons + Na e Cℓ , liberando energia, que se manifesta na freqüência de onda correspondente à cor amarela. (C) O íon cloreto, ao atingir a chama, absorve energia e perde o seu elétron mais externo. A diminuição de energia da chama provoca a mudança de coloração de azul para amarelo. + (D) Alguns elétrons dos íons de Na são promovidos a estados de maior energia e, ao retornarem ao estado inicial, emitem radiação de freqüência correspondente à cor amarela. + (E) Os íons de Na , ao atingirem a chama, recebem energia suficiente para perderem mais um elétron. A diminuição de energia da chama provoca a mudança de coloração de azul para amarelo.

No estudo do átomo, geralmente causa admiração a descoberta de Rutherford e colaboradores a respeito da dimensão do núcleo atômico em relação ao tamanho do próprio átomo. É comum, em textos de química, o uso de uma analogia em que um objeto redondo é colocado no centro do campo de futebol, do estádio do Maracanã, para ajudar na visualização de quão pequeno é o núcleo atômico. Na tabela 1, abaixo, encontram-se os diâmetros de alguns “objetos” redondos e o diâmetro interno aproximado do estádio do Maracanã.

Resposta: alternativa (d)

Considerando-se a razão de diâmetros núcleo/átomo, encontrada na experiência de Rutherford, é correto afirmar:

Conteúdo: Modelos atômicos Resolução: Os elétrons ao absorverem energia proveniente da chama são excitados para níveis mais externos que representam estados mais energéticos. Ao retornarem para níveis mais internos (menos energéticos) devolvem a energia que haviam absorvido na forma de radiações eletromagnéticas. Para o íon sódio, Na+, essas radiações coincidem com a freqüência da luz amarela.

(A) A analogia que usa a bola de ping-pong apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo. (B) A analogia que usa o grão de areia apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo. (C) A analogia que usa a bola de futebol subestima a razão de diâmetros núcleo/átomo em duas ordens de magnitude.

www.sistemadeensinoequipe.com.br

28

1

Av. Gentil, 706 Trav. 14 de Abril, 1720

 3225-2499/3241-3083  3249-1533/ 3249-8445

Leia o texto abaixo para responder às questões 29 e 30 Leia o texto abaixo para responder às questões 29 e 30. O carbonato de sódio anidro, conhecido comercialmente como barrilha, é um sal branco e translúcido, utilizado nas indústrias de sabão, vidro, têxtil, tintas e outras. Industrialmente a barrilha pode ser obtida por meio do Processo Solvay, que utiliza como matérias primas o cloreto de sódio, o amoníaco e o carbonato de cálcio, de acordo com as reações representadas pelas equações químicas abaixo: eq. 1NaCl(aq) + NH3(g) + CO2(g) + H2O(ℓ)  NaHCO3(s) + NH4Cℓ(aq) eq. 2 CaCO3(s)  CaO(s) + CO2(g) eq. 3 CaO (s) + 2NH4Cℓ(aq)  2NH3 (g) + CaCℓ2 (aq) + H2O(ℓ) eq. 4 NaHCO3(s)  Na2CO3(s) + H2O(ℓ) + CO2(g)

QUESTÃO

29

A última etapa do processo Solvey (eq. 4) é uma reação classificada como (A) síntese. (B) simples troca. (C) decomposição. (D) dupla-troca. (E) combustão.

Resposta: alternativa (c) Conteúdo: Classificação das reações químicas Resolução: A equação química 4 (não balanceada): NaHCO3(s)  Na2CO3(s) +

H2O(ℓ)

+

CO2(g)

Apresenta um reagente e três produtos, representa uma reação de análise ou decomposição.

QUESTÃO

logo

30

O óxido de cálcio, produzido conforme a eq. 2, ao reagir com a água forma hidróxido de cálcio. Nesse sentido, podemos classificar o óxido de cálcio como um. (A) óxido ácido. (B) óxido básico. (C) óxido neutro. (D) peróxido. (E) hidreto.

Resposta: alternativa (b) Conteúdo: Funções inorgânicas Resolução: O óxido de cálcio, CaO, ao reagir com a água forma como único produto o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, que é uma base, portanto, o óxido de cálcio, CaO, deve ser classificado como óxido básico. CaO + H2O  Ca(OH)2

www.sistemadeensinoequipe.com.br

2

Av. Gentil, 706 Trav. 14 de Abril, 1720

 3225-2499/3241-3083  3249-1533/ 3249-8445

Related Documents


More Documents from ""

Quimica Unama 2009/1
April 2020 2
Quimica_prise2
April 2020 6
April 2020 11
Quimica_pss 1
April 2020 3
Quimica_prise3
April 2020 10
Quimica_pss 2
April 2020 7