QUESTÃO
(D) A analogia que usa a bola de ping-pong superestima a razão de diâmetros núcleo/átomo em 10-4 ordens de magnitude. (E) A analogia que usa a bola de futebol apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo.
26
Os elementos oxigênio e enxofre pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica e, juntamente com átomos de hidrogênio, podem formar a água, H2O, e o sulfeto de hidrogênio, H2S, respectivamente. Apesar da similaridade das fórmulas químicas dessas substâncias, a água é liquida à temperatura ambiente, enquanto o sulfeto de hidrogênio é um gás (ponto de ebulição 0 normal igual a -63 C). A explicação para isso está relacionada ao fato de que
Resposta: alternativa (a) Conteúdo: Estrutura atômica Resolução: O diâmetro de um átomo é cerca de 10.000 (104) a 100.000 (105) vezes maior que o diâmetro do seu próprio núcleo. Fazendo a razão entre o diâmetro do estádio do maracanã e o diâmetro dos objetos citados, chegaríamos aos seguintes resultados. Maracanã/ grão de areia = 200m/0,5.10-3m = 4.105 = 400.000: O diâmetro do estádio do maracanã é cerca de 400.000 (quatrocentos mil) vezes maior que o diâmetro de um grão de areia. Maracanã/ bola de ping-pong = 200m/40.10-3 m = 5.104 = 50.000: O diâmetro do estádio do maracanã é cerca de 50.000 (cinqüenta mil) vezes maior que o diâmetro de uma bola de pingpong. Maracanã/bola de futebol = 200m/22.10-2m ≅ 9,09.102 ≅ 909: O diâmetro do estádio do maracanã é cerca de 909 (novecentos e nove) vezes maior que o diâmetro de uma bola de futebol. Portanto, concluímos que a analogia entre a razão de diâmetros núcleo/átomo e objeto/estádio, mais adequada dentre as opções apresentadas, é bola de ping-pong/estádio do maracanã.
(A) a molécula de H2O é angular, enquanto a de H2S é linear. (B) o ângulo de ligação da molécula de H2O é menor que o da molécula de H2S. (C) o vetor momento dipolar da molécula de água é maior que o da molécula de H2S. (D) as ligações químicas S-H na molécula de H2S são covalentes apolares. (E) a carga elétrica parcial positiva dos átomos de H na molécula de H2O é menor do que na molécula de H2S.
Resposta: alternativa (c) Conteúdo: Ligações químicas, geometria molecular e polaridade das ligações e das moléculas. Resolução: A maior diferença de eletronegatividade na ligação entre o hidrogênio e o oxigênio (H–O), produz um vetor de polarização de maior intensidade, originando um maior momento dipolar na molécula de água.
QUESTÃO
QUESTÃO
Um fenômeno comum, observado por muitos cozinheiros, é o surgimento de uma cor amarela intensa quando o líquido de uma panela, contendo sal de cozinha, derrama e atinge a chama do fogão. A explicação para esse fenômeno é:
27
(A) A água, quando atinge a chama, se dissocia liberando energia, que se manifesta na freqüência de onda correspondente à cor amarela. (B) O cloreto de sódio, ao atingir a chama, se dissocia nos íons + Na e Cℓ , liberando energia, que se manifesta na freqüência de onda correspondente à cor amarela. (C) O íon cloreto, ao atingir a chama, absorve energia e perde o seu elétron mais externo. A diminuição de energia da chama provoca a mudança de coloração de azul para amarelo. + (D) Alguns elétrons dos íons de Na são promovidos a estados de maior energia e, ao retornarem ao estado inicial, emitem radiação de freqüência correspondente à cor amarela. + (E) Os íons de Na , ao atingirem a chama, recebem energia suficiente para perderem mais um elétron. A diminuição de energia da chama provoca a mudança de coloração de azul para amarelo.
No estudo do átomo, geralmente causa admiração a descoberta de Rutherford e colaboradores a respeito da dimensão do núcleo atômico em relação ao tamanho do próprio átomo. É comum, em textos de química, o uso de uma analogia em que um objeto redondo é colocado no centro do campo de futebol, do estádio do Maracanã, para ajudar na visualização de quão pequeno é o núcleo atômico. Na tabela 1, abaixo, encontram-se os diâmetros de alguns “objetos” redondos e o diâmetro interno aproximado do estádio do Maracanã.
Resposta: alternativa (d)
Considerando-se a razão de diâmetros núcleo/átomo, encontrada na experiência de Rutherford, é correto afirmar:
Conteúdo: Modelos atômicos Resolução: Os elétrons ao absorverem energia proveniente da chama são excitados para níveis mais externos que representam estados mais energéticos. Ao retornarem para níveis mais internos (menos energéticos) devolvem a energia que haviam absorvido na forma de radiações eletromagnéticas. Para o íon sódio, Na+, essas radiações coincidem com a freqüência da luz amarela.
(A) A analogia que usa a bola de ping-pong apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo. (B) A analogia que usa o grão de areia apresenta a melhor aproximação para a razão de diâmetros núcleo/átomo. (C) A analogia que usa a bola de futebol subestima a razão de diâmetros núcleo/átomo em duas ordens de magnitude.
www.sistemadeensinoequipe.com.br
28
1
Av. Gentil, 706 Trav. 14 de Abril, 1720
3225-2499/3241-3083 3249-1533/ 3249-8445
Leia o texto abaixo para responder às questões 29 e 30 Leia o texto abaixo para responder às questões 29 e 30. O carbonato de sódio anidro, conhecido comercialmente como barrilha, é um sal branco e translúcido, utilizado nas indústrias de sabão, vidro, têxtil, tintas e outras. Industrialmente a barrilha pode ser obtida por meio do Processo Solvay, que utiliza como matérias primas o cloreto de sódio, o amoníaco e o carbonato de cálcio, de acordo com as reações representadas pelas equações químicas abaixo: eq. 1NaCl(aq) + NH3(g) + CO2(g) + H2O(ℓ) NaHCO3(s) + NH4Cℓ(aq) eq. 2 CaCO3(s) CaO(s) + CO2(g) eq. 3 CaO (s) + 2NH4Cℓ(aq) 2NH3 (g) + CaCℓ2 (aq) + H2O(ℓ) eq. 4 NaHCO3(s) Na2CO3(s) + H2O(ℓ) + CO2(g)
QUESTÃO
29
A última etapa do processo Solvey (eq. 4) é uma reação classificada como (A) síntese. (B) simples troca. (C) decomposição. (D) dupla-troca. (E) combustão.
Resposta: alternativa (c) Conteúdo: Classificação das reações químicas Resolução: A equação química 4 (não balanceada): NaHCO3(s) Na2CO3(s) +
H2O(ℓ)
+
CO2(g)
Apresenta um reagente e três produtos, representa uma reação de análise ou decomposição.
QUESTÃO
logo
30
O óxido de cálcio, produzido conforme a eq. 2, ao reagir com a água forma hidróxido de cálcio. Nesse sentido, podemos classificar o óxido de cálcio como um. (A) óxido ácido. (B) óxido básico. (C) óxido neutro. (D) peróxido. (E) hidreto.
Resposta: alternativa (b) Conteúdo: Funções inorgânicas Resolução: O óxido de cálcio, CaO, ao reagir com a água forma como único produto o hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, que é uma base, portanto, o óxido de cálcio, CaO, deve ser classificado como óxido básico. CaO + H2O Ca(OH)2
www.sistemadeensinoequipe.com.br
2
Av. Gentil, 706 Trav. 14 de Abril, 1720
3225-2499/3241-3083 3249-1533/ 3249-8445