Note que a transformação consiste numa adição, seguida de eliminação, por esse motivo a equação global corresponde a uma substituição.
O Texto 12 refere-se às questões 43 e 44. Texto 12 O estireno é uma substância utilizada na produção do isopor, um isolante térmico, e como matéria prima para produção de outras substâncias de interesse para a indústria química. Considere as equações químicas (I), (II) e (III) representadas abaixo.
b) Incorreta: A equação (II) representa uma desidrogenação. c) Incorreta: Um dos carbonos da dupla ligação presente na cadeia lateral do estireno possui dois hidrogênios, logo essa dupla não apresenta isomeria geométrica. d) Correta: Na equação III forma-se um carbocátion secundário a partir da adição do íon hidrogênio ao carbono mais hidrogenado da insaturação.
e) Incorreta: Na equação (III) ocorre cisão heterolítica.
QUESTÃO
QUESTÃO
44
Sobre a Equação III, do Texto 12, é correto afirmar que a substância Y é:
43
a) um álcool primário. b) um álcool terciário. c) o 2-hidróxi-1-feniletano. d) o 2-feniletan-2-ol. e) um álcool secundário.
De acordo com o Texto 12, é correto afirmar: a) Na Equação I, um dos intermediários de reação é um carbânion. b) A Equação II é uma reação de hidrogenação. c) O estireno é um alceno de configuração trans. d) Na Equação III, o intermediário de reação é um carbocátion secundário. e) O intermediário de reação da Equação III é formado por clivagem homolítica.
Resposta: alternativa (e) Conteúdo: Nomenclatura, funções e reações orgânicas. Resolução: Essa transformação consiste na adição de água a insaturação da cadeia lateral, formando um álcool secundário (apresenta hidroxila liagada a carbono secundário).
Resposta: alternativa (d) Conteúdo: Reações orgânicas Resolução: a) Incorreta: Na reação (I) a presença de um ácido de Lewis indica que os reagentes sofrem cisão heterolítica. O haleto origina o carbocátion etila (+CH2CH3). Quando esse carbocátion etila atacar o núcleo benzênico, haverá formação de um outro carbocátion derivado do próprio núcleo. Veja o mecanismo da alquilação.
1-feniletanol
QUESTÃO
45
A substância de estrutura química representada abaixo é a responsável pelo odor agradável do morango.
10 passo: cisão heterolítica no haleto, formando carbocátion etila.
20 Passo: Adição do eletrófilo ao núcleo benzênico.
Sobre a estrutura acima, assinale a alternativa correta. a) A substância pode ser obtida pela reação do ácido acético com o 2-metilpropan-1-ol. b) A substância pode ser obtida pela reação do etanol com o ácido acético. c) A reação de hidrólise da substância produz acetaldeido e o álcool isobutílico. d) A substância pertence à função cetona. e) A substância pode ser obtida pela reação do ácido propanóico com o álcool isobutílico.
30passo: Eliminação do íon hidrogênio, do carbono vizinho ao que recebeu o carbocátion.
Resposta: alternativa (a) Conteúdo: Nomenclatura e Reações orgânicas
www.sistemadeensinoequipe.com.br
1
Av. Gentil, 706 Trav. 14 de Abril, 1720
3225-2499/3241-3083 3249-1533/ 3249-8445
Resolução: Os ésteres podem ser obtidos pela reação de esterificação entre um ácido carboxílico e um álcool. No caso do Etanoato de isobutila (Acetato de isobutila), teríamos que usar o ácido etanóico (ácido acético) e o 2-metil-propan-1-ol.
Conforme informação do texto, a solubilização de metais pesados é favorecida pela redução do pH, logo no igarapé (I), que apresenta o menor pH, ocorre maior solubilização desses metais.
QUESTÃO
47
O sal, cloreto de sódio, faz parte da cultura alimentar da humanidade desde a antiguidade. Esse produto é obtido da evaporação da água do mar que é realizada a céu aberto nas salinas. A água do mar contém uma grande quantidade de cloreto de sódio dissociado e em equilíbrio conforme a equação abaixo:
É correto afirmar que, com: a) a evaporação da água, o equilíbrio não se altera. b) o aumento da concentração de cloreto de sódio, o equilíbrio se desloca para a esquerda. c) o aumento da concentração dos íons, o equilíbrio se desloca para a direita. d) o aumento da concentração dos íons, o equilíbrio se desloca para a esquerda. e) o aumento da concentração dos íons, o equilíbrio não se altera.
O éster etanoato de isobutila (acetato de isobutila) pode ser obtido pela esterificação entre o ácido etanóico (ácido acético) e o álcool 2-metilpropan-1-ol, conforme a equação a seguir.
QUESTÃO
46
Uma das principais formas de contaminação por metais pesados é o lançamento de efluentes industriais em fontes hídricas. Diversas pesquisas apontam que a redução do pH em ambientes aquáticos favorece a solubilização de metais pesados no ambiente. Uma análise físico-química em dois igarapés localizados em um distrito industrial apontou as seguintes concentrações médias de H+ ou OH-:
Resposta: alternativa (d) Conteúdo: Equilíbrio químico Resolução: Considerando o equilíbrio NaCℓ(s) Na+(aq) + Cℓ(aq), podemos prever que um aumento na concentração dos íons sódio, Na+(aq), e cloreto, Cℓ-(aq), promoverá um deslocamento do equilíbrio no sentido inverso, ou seja, para a esquerda.
amostra [H+] ou [OH-] igarapé (I) [H+] = 2,3. 10-5 igarapé (II) [OH-] = 10-8
QUESTÃO
Assinale a alternativa que apresenta os valores corretos de pH nos igarapés analisados e o igarapé que apresenta maior solubilização de metais pesados, considerando-se o pH observado:Considere log 2,3 = 0,36
O cloreto de sódio é utilizado modernamente como matéria prima para a obtenção de gás cloro e sódio metálico. Estes produtos são obtidos a partir da eletrólise de cloreto de sódio fundido. Considerando a equação balanceada da eletrólise, é correto afirmar que, neste processo, ocorre formação do sódio metálico:
a) pH (I) = 2,7; pH (II) = 6; igarapé I apresenta maior solubilização de metais pesados. b) pH (I) = 2,7; pH (II) = 8; igarapé I apresenta maior solubilização de metais pesados. c) pH (I) = 4,64; pH (II) = 6; igarapé I apresenta maior solubilização de metais pesados. d) pH (I) = 4,64; pH (II) = 8; igarapé II apresenta maior solubilização de metais pesados. e) pH (I) = 5,36; pH (II) = 8; igarapé II apresenta maior solubilização de metais pesados.
a) pelo ganho de dois elétrons por dois íons sódio e formação de gás cloro com a perda de dois elétrons por dois íons cloreto. b) com a perda de dois elétrons por dois íons sódio e a formação de gás cloro com a perda de dois elétrons por dois íons cloreto. c) pelo ganho de dois elétrons por dois íons sódio e a formação de gás cloro a partir da perda de um elétron, por um íon cloreto. d) pelo ganho de um elétron e formação de gás cloro a partir da perda de um elétron por um íon cloreto. e) com a perda de um elétron e formação de gás cloro com a perda de um elétron de dois elétrons por dois íons cloreto.
Resposta: alternativa (c)
Resposta: alternativa (a)
Conteúdo: Equilíbrio iônico Resolução: Temos as seguintes concentrações: Igarapé (I): [H+]=2,3.10-5/pH=-log.[H+] /pH=-log.2,3.10-5/ pH= 4,64
Conteúdo: Eletroquímica (Eletrólise) Resolução: Considerando a eletrólise ígnea do cloreto de sódio, NaCℓ, teremos as seguintes semi-reações. Semi-reação no cátodo: 2Na+ + 2e- 2Na0 Cada íon sódio ganha um elétron, logo dois íons sódio, ganham dois elétrons. Semi-reação no ânodo: 2Cℓ- 2e- + Cℓ2 Cada íon cloreto, perde um elétron, logo dois íons cloreto, perdem dois elétrons.
Igarapé (II): [OH]=10-8. Considerando que a temperatura da amostra de água do igarapé II, seja de 250C, onde o produto iônico da água será 1014 , então deduzimos que a concentração dos íons hidrogênio, será igual a 10-6 mol/L. Kw = [H+] . [OH-] ∴ 10-14 = [H+] . 10-8 ∴ [H+] = 10-6 pH = - log.10-6, então pH=6.
www.sistemadeensinoequipe.com.br
48
2
Av. Gentil, 706 Trav. 14 de Abril, 1720
3225-2499/3241-3083 3249-1533/ 3249-8445