Quadrinhosd E Atividades Sobre Folclore

  • Uploaded by: Natania Nogueira
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Quadrinhosd E Atividades Sobre Folclore as PDF for free.

More details

  • Words: 1,928
  • Pages: 33
Quadrinhos, textos e atividades sobre Folclore Natania Nogueira

O SACI

Quem é que nunca ouviu falar do Saci-Pererê? É o famoso negrinho de uma perna só, que usa um gorro vermelho e fuma cachimbo. Ele aparece sempre ao anoitecer e adora fazer uma molecagem. Espalha farinha pela casa, assusta as galinhas, esconde coisas... Mas a travessura predileta do danado é montar num cavalo,trançar a sua crina e sair em disparada por aí. O Saci anda aos pulinhos. Quando está com pressa, gira sobre a sua perna, fazendo um redemoinho de poeira e folhas. Quem tiver coragem para tentar pegar o moleque, primeiro vai precisar de uma peneira. Depois, precisa se esconder e esperar o redemoinho. Quando estiver bem pertinho, é só jogar a peneira em cima dele. Aí, tomando muito cuidado para o Saci não fugir, tem que enfiar a mão debaixo da peneira e pegar o gorro vermelho, que é mágico. O Saci obedecerá todas as ordens de quem estiver com o gorro...mas só até consegui-lo de volta. O Saci-Pererê é a lenda mais famosa do nosso folclore. Há tantas histórias sobre este moleque, que muita gente acredita que ele existe mesmo. Alguns viajantes até carregam um rolo de fumo e uma garrafa de cachaça para agradar o Saci, caso encontrem com ele no meio do caminho.

Bumba-meu-Boi, o boi de mil nomes...

Só de nome esse boi está cheio! Quer ver? No Recife se chama Boi-Calemba; no Amazonas, Maranhão e Pará, Boi-Bumbá; em Alagoas, Folguedo-do-boi... e esses são só alguns nomes! (Dá para qualquer boi ficar confuso.) Bumba quer dizer "Bate!Chifra!" É uma festa muito popular no Norte e Nordeste do Brasil. O boi nasce em uma festa, morre em outra e ressuscita na última. Calma, não precisa ficar com pena dele. Não é um boi de verdade. É uma fantasia de boi toda enfeitada de fitas coloridas, e embaixo dela fica um dançador. Acompanhando o dançador vão pessoas vestidas de vaqueiros e gente de todo tipo, com roupas coloridas, cantando e dançando pelas ruas, indo de casa em casa. O Boi é uma mistura dos folclores africano, indígena e português! As festas acontecem de novembro até 6 de janeiro, o Dia de Reis.

Boitatá, a Cobra de fogo

Ou Batatá, Baitatá, Biatatá, Bitatá, Batatal... O nome é indígena e quer dizer "cobra de fogo". E é justamente o que ela é. Contam que certa vez houve uma grande enchente e todos os bichos morreram, menos a cobra. Quando a água baixou, era tanta comida que ela até ficou fresca: só queria comer os olhos dos bichos, porque eram mais molinhos (é meio nojento, mas a lenda é assim). Foi comendo tanto olho, tanto olho, que sua pele ficou transparente e ela virou uma cobra de luz! Virou o Boitatá. Dizem que o Boitatá persegue quem faz queimadas nas matas, e se você correr — babau! Lá vai ela atrás.

Curupira, o Protetor dos bichos

É um anão, de cabelo vermelho, os pés virados para trás e os calcanhares para a frente. Pode ser pequeno, mas é um danado: ele protege as matas e os bichos dos caçadores, e é bem mau com eles: faz esquecerem o caminho e ficarem perdidos da silva no meio da floresta, bate neles, faz com que desapareçam... e como tem os pés virados para trás, quando os caçadores acham que ele está indo, ele está é voltando. Ou será o contrário?

Boto, o pai dos filhos sem pai

Filho que ninguém sabe de quem é, é filho do Boto. É o que se diz no Norte do Brasil. O boto é um golfinho do rio Amazonas. Ele é um Don Juan de lá: quando a noite cai, ele sai do rio e vai para as festas paquerar as moças bonitas. E como não é bobo, ele não vai na forma de boto, porque senão ia matar as pobres moças do coração! Ele se transforma num rapaz bonito, alto, forte, grande dançador e bebedor (adora uma cachaça). Mas tudo tem seu prazo, e antes da madrugada ele tem de voltar para o rio, porque senão ele vira boto de novo... fora da água. Já viu que lá todo mundo desconfia dos moços bonitos que aparecem sem aviso nas festas e saem antes do amanhecer... Pudera!

Mula-sem-cabeça, a mulher do padre

Diz a lenda que mulheres que saem com padres viram mula-semcabeça na noite de quinta para sexta-feira. Ela sai galopando por aí, assombrando os pobres seres que cruzam seu caminho. Lança fogo pelas narinas e pela boca. Suas patas são de ferro, por isso ela pode galopar à vontade sem gastar os cascos. Como se não bastasse, fica relinchando a noite inteira e não deixa ninguém dormir. Para acabar o feitiço, alguém tem de ter a coragem de ir até ela e tirar o freio de ferro que ela leva nos dentes (dizem que ela não tem cabeça, mas tem boca, dentes e narinas). Haja coragem de enfrentar um bicho desses!

LEIA O TEXTO A LENDA DO GUARANÁ UM CASAL DE ÍNDIOS PERTENCENTE A TRIBO MAUÉS, VIVIA JUNTO POR MUITOS ANOS SEM TER FILHOS MAS DESEJAVA MUITO SER PAIS. UM DIA ELES PEDIRAM A TUPÃ PARA DAR A ELES UMA CRIANÇA PARA COMPLETAR AQUELA FELICIDADE. TUPÃ, O REI DOS DEUSES, SABENDO QUE O CASAL ERA CHEIO DE BONDADE, LHES ATENDEU O DESEJO TRAZENDO A ELES UM LINDO MENINO. O TEMPO PASSOU RAPIDAMENTE E O MENINO CRESCEU BONITO, GENEROSO E BOM. NO ENTANTO, JURUPARI, O DEUS DA ESCURIDÃO, SENTIA UMA EXTREMA INVEJA DO MENINO E DA PAZ E FELICIDADE QUE ELE TRANSMITIA, E DECIDIU CEIFAR AQUELA VIDA EM FLOR. UM DIA, O MENINO FOI COLETAR FRUTOS NA FLORESTA E JURUPARI SE APROVEITOU DA OCASIÃO PARA LANÇAR SUA VINGANÇA. ELE SE TRANSFORMOU EM UMA SERPENTE VENENOSA E MORDEU O MENINO, MATANDO-O INSTANTANEAMENTE. A TRISTE NOTÍCIA SE ESPALHOU RAPIDAMENTE. NESTE MOMENTO, TROVÕES ECOARAM E FORTES RELÂMPAGOS CAÍRAM PELA ALDEIA. A MÃE, QUE CHORAVA EM DESESPERO, ENTENDEU QUE OS TROVÕES ERAM UMA MENSAGEM DE TUPÃ, DIZENDO QUE ELA DEVERIA PLANTAR OS OLHOS DA CRIANÇA E QUE DELES UMA NOVA PLANTA CRESCERIA DANDO SABOROSOS FRUTOS. OS ÍNDIOS OBEDECERAM AOS PEDIDOS DA MÃE E PLANTARAM OS OLHOS DO MENINO. NESTE LUGAR CRESCEU O GUARANÁ, CUJAS SEMENTES SÃO NEGRAS, CADA UMA COM UM ARILO EM SEU REDOR, IMITANDO OS OLHOS HUMANOS.

RESPONDA: 1)QUAL É O TÍTULO DA LENDA? ( )LENDA DA MANDIOCA ( )LENDA DO GUARANÁ ( )LENDA DA CANA 2)ESTA LENDA É DE ORIGEM: ( )INDÍGENA ( )AFRICANA ( )PORTUGUESA 3)COMO ERA O FILHO DO CASAL DE ÍNDIOS? ( )BONITO, MALDOSO E INVEJOSO ( )BONITO, GENEROSO E BONDOSO ( )BONITO, INFELIZ E INVEJOSO 4)QUAL O NOME DO DEUS DA ESCURIDÃO? ( )JURUPARI ( )TUPÃ ( ) CURUMIM 5)NA FRASE ”UM DIA, O MENINO FOI COLETAR FRUTOS FLORESTA,” A PALAVRA GRIFADA PODE SER TROCADA POR: ( )USAR ( )APANHAR ( )COMER

NA

6)QUAL A PARTE DO CORPO DO MENINO QUE FOI PLANTADA E DEU ORIGEM AO GUARANÁ? R:_____________________________________________ 7)PARA OS ÍNDIOS, QUEM É TUPÃ? R:_____________________________________________

Teste folclore 1. Esconde coisas e dá nó na crina dos cavalos. ( ) Boitatá ( ) Curupira ( ) Saci-Pererê 2. Mora no fundo das águas, é metade mulher e metade peixe com cabelos longos e enfeitados: ( ) Náiade ( ) Iara ( ) Vitória-Régia 3. Galopa pela noite e solta fogo pelas ventas: ( ) Mula-sem-cabeça ( ) Cavalo de Tróia ( ) Mula-da-gaiola 4. Serpente de fogo que mora na água e protege as matas contra incêndios: ( ) Boitatá ( ) Mapinguari ( ) Tutu Marambá 5. Guardião da natureza, com cabelos de fogo e pés virados para trás: ( ) Pé de Garrafa ( ) Curupira ( ) Iupiara

6. Menino que foi amarrado num formigueiro e que ajuda a encontrar pessoas desaparecidas nos pampas gaúchos: ( ) Caipora ( ) Cuca ( ) Negrinho do Pastoreio 7. Bruxa que vive numa gruta e aparece de repente para assustar crianças: ( ) Caipora ( ) Cuca ( ) Sereia 8. Sai da água e se transforma em um moço bonito para encantar as moças: ( ) Boto ( ) Monstro do Lago Ness ( ) Godzila 9. O primeiro filho homem nascido depois de sete mulheres pode virar: ( ) Negrinho do Pastoreio ( ) Bicho-Papão ( ) Lobisomem

MAIS UMA PÁGINA PARA NOSSO ÁLBUM DE FIGURINHAS ESSA É SÓ DE PERSONAGENS DO FOLCLORE. RECORTE AS FIGURAS DA PRIMEIRA FOLHA E COLE-AS NO QUADRADINHO CORRESPONDENTE:

QUIBUNGO

NEGRINHO DO PASTOREIO

PAPAFIGO

MULA-SEM-CABEÇA

ALAMOA

BOITATÁ

CABOCLO

CUCA

CUIA

MULA – SEM – CABEÇA CONTA A LENDA QUE ÀS SEXTAS-FEIRAS, TODAS AS MULHERES MÁS SE TRANSFORMAM NESSE ANIMAL SEM CABEÇA. GALOPA PELA NOITE RELINCHANDO E ASSUSSTANDO QUEM ENCONTRA PELO CAMINHO.

IARA IARA OU MÃE D’ÁGUA É UM SER METADE PEIXE, METADE MULHER E DE UMA BELEZA SEM IGUAL. ELA MORA NOS LAGOS RIOS E IGARAPÉS. QUEM A VÊ FICA ENCANTADO PELA MAGIA DE SUA BELEZA. COM ISSO ELA ATRAI OS ENAMORADOS PARA O FUNDO DAS ÁGUAS.

BETO ESTÁ LIGANDO PARA EDU CONVIDANDO-O PARA PASSAREM O DOMINGO JUNTOS. O QUE SERÁ QUE ELES COMBINARAM?

BICHO – PAPÃO BICHO – PAPÃO OU BICHO – TUTÚ, TUTÚ ZAMBETA, TUTÚ DO MATO OU AINDA TUTÚ MARAMBÁ É O ASSOMBRADOR DE CRIANÇAS. APARECE NAS CANÇÕES DE NINAR. A CRIANÇA OUVE A CANTIGA, FECHA OS OLHOS DE MEDO E DORME.

LOBISOMEM NORMALMENTE É UM HOMEM PÁLIDO, COM POUCO SANGUE. DIZ A VELHA LENDA QUE É O FILHO QUE NASCE DEPOIS DE SETE FILHAS. EM NOITE DE LUA CHEIA VIRA UM BICHO COM ORELHAS GRANDES E PÊLOS POR TODO O CORPO, UNHAS COMPRIDAS E CARA DE CACHORRO. UIVA PARA A LUA E APARECE NAS ENCRUZILHADAS PARA ASSUSTAR O POVO.

SACI – PERERÊ

CURUPIRA PROTEGE AS MATAS E OS ANIMAIS. APARECE COMO UM ANÃO VERDE DE CABELO COR DE FOGO E PÉS VIRADOS PARA TRÁS.

PRETINHO FEITO CARVÃO, PULA NUMA PERNA SÓ E FUMA SEU CACHIMBO. É MUITO LEVADO E GOSTA DE ASSUSTAR QUEM PASSA NA SUA FRENTE. SEU MAIOR MEDO É FICAR PRESO NUMA GARRAFA.

CAÇA – FOLCLORE Q B M B

R I I O

L C L T

E H O O

N O S R

D P A O

A A P S

S P I A

G A G F

L O B I

O C L L

J K O H

L C Q C C U

O A E A U V

B B C R R G

A E U A U T

R L C P P U

M I A I I O

A C I X R I

C V F D A C

V D J R E D

S O M E M I

X N N T A R

O I A R A A

ONÇA-BOI

MÃOZINHA PRETA

ANIMAL ASSOMBRADO QUE ANDA PELA FLORESTA SEMPRE EM DUPLA. QUANDO UM FUGITIVO SOBE NUMA ÁRVORE, O CASAL MONSTRUOSO FICA EMBAIXO ESPERANDO...

APARECE SEM MAIS NEM MENOS FLUTUANDO PELO AR, ÀS VEZES, É ÚTIL AJUDANDO NOS SERVIÇOS DA CASA. OUTRAS VEZES FICA BRAVA E SAI PERSEGUINDO E BELISCANDO AS PESSOAS.

BOIÚNA COBRA GIGANTESCA QUE HABITA OS RIOS AMAZÔNICOS. SOLTA FOGO PELOS OLHOS E ENGOLE PESSOAS FACILMENTE.

HOMEM DO SACO SÃO HOMENS QUE ANDAM PELAS RUAS E ESTRADAS COM UM SACO GRANDE PENDURADO NAS COSTAS. COLOCAM AS CRIANÇAS MAL COMPORTADAS LÁ DENTRO E VÃO EMBORA.

PAPA-FIGO É UM TIPO DE BICHO – PAPÃO. ANDA ESFARRAPADO E SUJO, MUITO FEIO, PÁLIDO E BARBUDO. ROUBA CRIANÇAS MENTIROSAS E AS LEVA EMBORA PARA SEMPRE.

Fontes: Você Sabia? Turma da Mônica Folclore. Blog Ensinar Exige Alegria http://ensinarexigealegria1.blogspot.com/2009/07/historias-emquadrinhos-do-folclore.html Diversos documentos disponíveis em http://www.4shared.com/

Related Documents

Folclore
May 2020 10
Folclore
May 2020 8
Folclore
October 2019 17
Folclore
June 2020 13

More Documents from ""

April 2020 6
December 2019 8
P7-12 Freitas
May 2020 9
Jornal Atual 17
April 2020 5
June 2020 2