Quadrinhos, textos e atividades sobre Folclore Natania Nogueira
O SACI
Quem é que nunca ouviu falar do Saci-Pererê? É o famoso negrinho de uma perna só, que usa um gorro vermelho e fuma cachimbo. Ele aparece sempre ao anoitecer e adora fazer uma molecagem. Espalha farinha pela casa, assusta as galinhas, esconde coisas... Mas a travessura predileta do danado é montar num cavalo,trançar a sua crina e sair em disparada por aí. O Saci anda aos pulinhos. Quando está com pressa, gira sobre a sua perna, fazendo um redemoinho de poeira e folhas. Quem tiver coragem para tentar pegar o moleque, primeiro vai precisar de uma peneira. Depois, precisa se esconder e esperar o redemoinho. Quando estiver bem pertinho, é só jogar a peneira em cima dele. Aí, tomando muito cuidado para o Saci não fugir, tem que enfiar a mão debaixo da peneira e pegar o gorro vermelho, que é mágico. O Saci obedecerá todas as ordens de quem estiver com o gorro...mas só até consegui-lo de volta. O Saci-Pererê é a lenda mais famosa do nosso folclore. Há tantas histórias sobre este moleque, que muita gente acredita que ele existe mesmo. Alguns viajantes até carregam um rolo de fumo e uma garrafa de cachaça para agradar o Saci, caso encontrem com ele no meio do caminho.
Bumba-meu-Boi, o boi de mil nomes...
Só de nome esse boi está cheio! Quer ver? No Recife se chama Boi-Calemba; no Amazonas, Maranhão e Pará, Boi-Bumbá; em Alagoas, Folguedo-do-boi... e esses são só alguns nomes! (Dá para qualquer boi ficar confuso.) Bumba quer dizer "Bate!Chifra!" É uma festa muito popular no Norte e Nordeste do Brasil. O boi nasce em uma festa, morre em outra e ressuscita na última. Calma, não precisa ficar com pena dele. Não é um boi de verdade. É uma fantasia de boi toda enfeitada de fitas coloridas, e embaixo dela fica um dançador. Acompanhando o dançador vão pessoas vestidas de vaqueiros e gente de todo tipo, com roupas coloridas, cantando e dançando pelas ruas, indo de casa em casa. O Boi é uma mistura dos folclores africano, indígena e português! As festas acontecem de novembro até 6 de janeiro, o Dia de Reis.
Boitatá, a Cobra de fogo
Ou Batatá, Baitatá, Biatatá, Bitatá, Batatal... O nome é indígena e quer dizer "cobra de fogo". E é justamente o que ela é. Contam que certa vez houve uma grande enchente e todos os bichos morreram, menos a cobra. Quando a água baixou, era tanta comida que ela até ficou fresca: só queria comer os olhos dos bichos, porque eram mais molinhos (é meio nojento, mas a lenda é assim). Foi comendo tanto olho, tanto olho, que sua pele ficou transparente e ela virou uma cobra de luz! Virou o Boitatá. Dizem que o Boitatá persegue quem faz queimadas nas matas, e se você correr — babau! Lá vai ela atrás.
Curupira, o Protetor dos bichos
É um anão, de cabelo vermelho, os pés virados para trás e os calcanhares para a frente. Pode ser pequeno, mas é um danado: ele protege as matas e os bichos dos caçadores, e é bem mau com eles: faz esquecerem o caminho e ficarem perdidos da silva no meio da floresta, bate neles, faz com que desapareçam... e como tem os pés virados para trás, quando os caçadores acham que ele está indo, ele está é voltando. Ou será o contrário?
Boto, o pai dos filhos sem pai
Filho que ninguém sabe de quem é, é filho do Boto. É o que se diz no Norte do Brasil. O boto é um golfinho do rio Amazonas. Ele é um Don Juan de lá: quando a noite cai, ele sai do rio e vai para as festas paquerar as moças bonitas. E como não é bobo, ele não vai na forma de boto, porque senão ia matar as pobres moças do coração! Ele se transforma num rapaz bonito, alto, forte, grande dançador e bebedor (adora uma cachaça). Mas tudo tem seu prazo, e antes da madrugada ele tem de voltar para o rio, porque senão ele vira boto de novo... fora da água. Já viu que lá todo mundo desconfia dos moços bonitos que aparecem sem aviso nas festas e saem antes do amanhecer... Pudera!
Mula-sem-cabeça, a mulher do padre
Diz a lenda que mulheres que saem com padres viram mula-semcabeça na noite de quinta para sexta-feira. Ela sai galopando por aí, assombrando os pobres seres que cruzam seu caminho. Lança fogo pelas narinas e pela boca. Suas patas são de ferro, por isso ela pode galopar à vontade sem gastar os cascos. Como se não bastasse, fica relinchando a noite inteira e não deixa ninguém dormir. Para acabar o feitiço, alguém tem de ter a coragem de ir até ela e tirar o freio de ferro que ela leva nos dentes (dizem que ela não tem cabeça, mas tem boca, dentes e narinas). Haja coragem de enfrentar um bicho desses!
LEIA O TEXTO A LENDA DO GUARANÁ UM CASAL DE ÍNDIOS PERTENCENTE A TRIBO MAUÉS, VIVIA JUNTO POR MUITOS ANOS SEM TER FILHOS MAS DESEJAVA MUITO SER PAIS. UM DIA ELES PEDIRAM A TUPÃ PARA DAR A ELES UMA CRIANÇA PARA COMPLETAR AQUELA FELICIDADE. TUPÃ, O REI DOS DEUSES, SABENDO QUE O CASAL ERA CHEIO DE BONDADE, LHES ATENDEU O DESEJO TRAZENDO A ELES UM LINDO MENINO. O TEMPO PASSOU RAPIDAMENTE E O MENINO CRESCEU BONITO, GENEROSO E BOM. NO ENTANTO, JURUPARI, O DEUS DA ESCURIDÃO, SENTIA UMA EXTREMA INVEJA DO MENINO E DA PAZ E FELICIDADE QUE ELE TRANSMITIA, E DECIDIU CEIFAR AQUELA VIDA EM FLOR. UM DIA, O MENINO FOI COLETAR FRUTOS NA FLORESTA E JURUPARI SE APROVEITOU DA OCASIÃO PARA LANÇAR SUA VINGANÇA. ELE SE TRANSFORMOU EM UMA SERPENTE VENENOSA E MORDEU O MENINO, MATANDO-O INSTANTANEAMENTE. A TRISTE NOTÍCIA SE ESPALHOU RAPIDAMENTE. NESTE MOMENTO, TROVÕES ECOARAM E FORTES RELÂMPAGOS CAÍRAM PELA ALDEIA. A MÃE, QUE CHORAVA EM DESESPERO, ENTENDEU QUE OS TROVÕES ERAM UMA MENSAGEM DE TUPÃ, DIZENDO QUE ELA DEVERIA PLANTAR OS OLHOS DA CRIANÇA E QUE DELES UMA NOVA PLANTA CRESCERIA DANDO SABOROSOS FRUTOS. OS ÍNDIOS OBEDECERAM AOS PEDIDOS DA MÃE E PLANTARAM OS OLHOS DO MENINO. NESTE LUGAR CRESCEU O GUARANÁ, CUJAS SEMENTES SÃO NEGRAS, CADA UMA COM UM ARILO EM SEU REDOR, IMITANDO OS OLHOS HUMANOS.
RESPONDA: 1)QUAL É O TÍTULO DA LENDA? ( )LENDA DA MANDIOCA ( )LENDA DO GUARANÁ ( )LENDA DA CANA 2)ESTA LENDA É DE ORIGEM: ( )INDÍGENA ( )AFRICANA ( )PORTUGUESA 3)COMO ERA O FILHO DO CASAL DE ÍNDIOS? ( )BONITO, MALDOSO E INVEJOSO ( )BONITO, GENEROSO E BONDOSO ( )BONITO, INFELIZ E INVEJOSO 4)QUAL O NOME DO DEUS DA ESCURIDÃO? ( )JURUPARI ( )TUPÃ ( ) CURUMIM 5)NA FRASE ”UM DIA, O MENINO FOI COLETAR FRUTOS FLORESTA,” A PALAVRA GRIFADA PODE SER TROCADA POR: ( )USAR ( )APANHAR ( )COMER
NA
6)QUAL A PARTE DO CORPO DO MENINO QUE FOI PLANTADA E DEU ORIGEM AO GUARANÁ? R:_____________________________________________ 7)PARA OS ÍNDIOS, QUEM É TUPÃ? R:_____________________________________________
Teste folclore 1. Esconde coisas e dá nó na crina dos cavalos. ( ) Boitatá ( ) Curupira ( ) Saci-Pererê 2. Mora no fundo das águas, é metade mulher e metade peixe com cabelos longos e enfeitados: ( ) Náiade ( ) Iara ( ) Vitória-Régia 3. Galopa pela noite e solta fogo pelas ventas: ( ) Mula-sem-cabeça ( ) Cavalo de Tróia ( ) Mula-da-gaiola 4. Serpente de fogo que mora na água e protege as matas contra incêndios: ( ) Boitatá ( ) Mapinguari ( ) Tutu Marambá 5. Guardião da natureza, com cabelos de fogo e pés virados para trás: ( ) Pé de Garrafa ( ) Curupira ( ) Iupiara
6. Menino que foi amarrado num formigueiro e que ajuda a encontrar pessoas desaparecidas nos pampas gaúchos: ( ) Caipora ( ) Cuca ( ) Negrinho do Pastoreio 7. Bruxa que vive numa gruta e aparece de repente para assustar crianças: ( ) Caipora ( ) Cuca ( ) Sereia 8. Sai da água e se transforma em um moço bonito para encantar as moças: ( ) Boto ( ) Monstro do Lago Ness ( ) Godzila 9. O primeiro filho homem nascido depois de sete mulheres pode virar: ( ) Negrinho do Pastoreio ( ) Bicho-Papão ( ) Lobisomem
MAIS UMA PÁGINA PARA NOSSO ÁLBUM DE FIGURINHAS ESSA É SÓ DE PERSONAGENS DO FOLCLORE. RECORTE AS FIGURAS DA PRIMEIRA FOLHA E COLE-AS NO QUADRADINHO CORRESPONDENTE:
QUIBUNGO
NEGRINHO DO PASTOREIO
PAPAFIGO
MULA-SEM-CABEÇA
ALAMOA
BOITATÁ
CABOCLO
CUCA
CUIA
MULA – SEM – CABEÇA CONTA A LENDA QUE ÀS SEXTAS-FEIRAS, TODAS AS MULHERES MÁS SE TRANSFORMAM NESSE ANIMAL SEM CABEÇA. GALOPA PELA NOITE RELINCHANDO E ASSUSSTANDO QUEM ENCONTRA PELO CAMINHO.
IARA IARA OU MÃE D’ÁGUA É UM SER METADE PEIXE, METADE MULHER E DE UMA BELEZA SEM IGUAL. ELA MORA NOS LAGOS RIOS E IGARAPÉS. QUEM A VÊ FICA ENCANTADO PELA MAGIA DE SUA BELEZA. COM ISSO ELA ATRAI OS ENAMORADOS PARA O FUNDO DAS ÁGUAS.
BETO ESTÁ LIGANDO PARA EDU CONVIDANDO-O PARA PASSAREM O DOMINGO JUNTOS. O QUE SERÁ QUE ELES COMBINARAM?
BICHO – PAPÃO BICHO – PAPÃO OU BICHO – TUTÚ, TUTÚ ZAMBETA, TUTÚ DO MATO OU AINDA TUTÚ MARAMBÁ É O ASSOMBRADOR DE CRIANÇAS. APARECE NAS CANÇÕES DE NINAR. A CRIANÇA OUVE A CANTIGA, FECHA OS OLHOS DE MEDO E DORME.
LOBISOMEM NORMALMENTE É UM HOMEM PÁLIDO, COM POUCO SANGUE. DIZ A VELHA LENDA QUE É O FILHO QUE NASCE DEPOIS DE SETE FILHAS. EM NOITE DE LUA CHEIA VIRA UM BICHO COM ORELHAS GRANDES E PÊLOS POR TODO O CORPO, UNHAS COMPRIDAS E CARA DE CACHORRO. UIVA PARA A LUA E APARECE NAS ENCRUZILHADAS PARA ASSUSTAR O POVO.
SACI – PERERÊ
CURUPIRA PROTEGE AS MATAS E OS ANIMAIS. APARECE COMO UM ANÃO VERDE DE CABELO COR DE FOGO E PÉS VIRADOS PARA TRÁS.
PRETINHO FEITO CARVÃO, PULA NUMA PERNA SÓ E FUMA SEU CACHIMBO. É MUITO LEVADO E GOSTA DE ASSUSTAR QUEM PASSA NA SUA FRENTE. SEU MAIOR MEDO É FICAR PRESO NUMA GARRAFA.
CAÇA – FOLCLORE Q B M B
R I I O
L C L T
E H O O
N O S R
D P A O
A A P S
S P I A
G A G F
L O B I
O C L L
J K O H
L C Q C C U
O A E A U V
B B C R R G
A E U A U T
R L C P P U
M I A I I O
A C I X R I
C V F D A C
V D J R E D
S O M E M I
X N N T A R
O I A R A A
ONÇA-BOI
MÃOZINHA PRETA
ANIMAL ASSOMBRADO QUE ANDA PELA FLORESTA SEMPRE EM DUPLA. QUANDO UM FUGITIVO SOBE NUMA ÁRVORE, O CASAL MONSTRUOSO FICA EMBAIXO ESPERANDO...
APARECE SEM MAIS NEM MENOS FLUTUANDO PELO AR, ÀS VEZES, É ÚTIL AJUDANDO NOS SERVIÇOS DA CASA. OUTRAS VEZES FICA BRAVA E SAI PERSEGUINDO E BELISCANDO AS PESSOAS.
BOIÚNA COBRA GIGANTESCA QUE HABITA OS RIOS AMAZÔNICOS. SOLTA FOGO PELOS OLHOS E ENGOLE PESSOAS FACILMENTE.
HOMEM DO SACO SÃO HOMENS QUE ANDAM PELAS RUAS E ESTRADAS COM UM SACO GRANDE PENDURADO NAS COSTAS. COLOCAM AS CRIANÇAS MAL COMPORTADAS LÁ DENTRO E VÃO EMBORA.
PAPA-FIGO É UM TIPO DE BICHO – PAPÃO. ANDA ESFARRAPADO E SUJO, MUITO FEIO, PÁLIDO E BARBUDO. ROUBA CRIANÇAS MENTIROSAS E AS LEVA EMBORA PARA SEMPRE.
Fontes: Você Sabia? Turma da Mônica Folclore. Blog Ensinar Exige Alegria http://ensinarexigealegria1.blogspot.com/2009/07/historias-emquadrinhos-do-folclore.html Diversos documentos disponíveis em http://www.4shared.com/