COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO E MARCOS CAVANIS ENSINO MÉDIO
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES IÔNICAS Bruno Araujo Oliveira Luís Fernando de Oliveira Bernardo Bueno da Rosa
Castro 2009
COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO E MARCOS CAVANIS ENSINO MÉDIO
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES IÔNICAS Bruno Araujo Oliveira Luís Fernando de Oliveira Bernardo Bueno da Rosa Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Química, do curso de Ensino Médio, no Colégio Estadual Antonio e Marcos Cavanis, Ministrada pela professora Carine.
Castro 2009
Introdução: Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto. Neste trabalho, apresentaremos as propriedades coligativas das soluções iônicas (formada por íons).
Propriedades Coligativas As propriedades coligativas dizem respeito a principais características dos efeitos dos solutos nas soluções. Interferem nos pontos de ebulição e fusão, pressões osmóticas e de vapor.
1) Relação Ebulição x Fusão Para esses efeitos existem os chamados efeitos crioscópico e ebulioscópico. O efeito crioscópico diz a respeito da diminuição do ponto de fusão enquanto que o ebulioscópico é o inverso, aumento do ponto de ebulição. Para ilustrar daremos o exemplo da água potável e da água com NaCl: A água potável ferve (á 1 atm) á temperatura de 100°C e congela a 0°C. Isso, porque, se desconsiderarmos os íons dissolvidos, só há moléculas de água que apresentam essa característica. Já a água com sal ferve a uma temperatura maior do que 100°C e congela a uma temperatura um pouco abaixo do 0°C. Isso se deve ao fato do NaCl estar em dissociação provocada pela água. O NaCl consome energia para se dissociar, energia essa que seria utilizada para congelar a água ou fervê-la. Também há a solvatação dos íons pela água. Nesse caso, íons de Na+ e Cl- possuem moléculas de água ao seu redor, afastando as moléculas umas das outras e, interferindo, por isso, no congelamento e na ebulição. Essas alterações são os efeitos que citamos acima e eles podem ser aumentados ou diminuídos conforme a solubilidade dos compostos em questão. Se comparássemos uma solução aquosa de NaCl (como o exemplo acima) com uma solução aquosa de açúcar (consideremos como glicose), os efeitos coligativos seriam mais evidentes na solução aquosa de NaCl do que na solução de glicose, devido ao fato da solubilização de um composto iônico ser mais fácil do que de um composto molecular (compostos moleculares não se solubilizam facilmente devido a pouca ou nenhuma dipolaridade na sua molécula, enquanto que compostos iônicos são facilmente dissolvidos por causa da dipolaridade em seu agregado iônico).
2) Pressão Osmótica Osmose é o fluxo de solvente de um meio hipotônico(muito solvente e/ou pouco soluto) para um meio hipertônico (muito soluto e/ou pouco solvente). Assim, meios com matéria dissolvida apresentam maior fluxo de solvente saindo de si e indo para meios com muita matéria dissolvida. Esse fenômeno é denominado de efeito osmoscópico e pode ser aumentado conforme é aumentada a concentração do soluto em soluções hipertônicas. Já que a tendência do sistema é entrar em equilíbrio (isotonia), esse fluxo de solvente só cessará quando existirem as mesmas quantidades de matéria dissolvidas nas duas soluções. Em solutos iônicos, como o caso do NaCl, a pressão osmótica é mais elevada do que em compostos moleculares (água com açúcar ou água potável). Isso ocorre porque há uma maior concentração de íons dissolvidos em solução do que nos casos acima. É só lembrar do seguinte: NaCl -> Na+ + Cl- (n° de íons em solução: 2, quantidade de matéria em solução: 2mol) C6H12O6 -> C6H1206 (quantidade de matéria em solução: 1mol)
3)Pressão de Vapor Essa pressão trata da evaporação do solvente. Sabemos que a água evapora normalmente sem chegar a 100°C. Isso ocorre porque a pressão de vapor dela se iguala a pressão do ambiente. É como se na água existisse uma pressão maior que faz com que ela seja líquida e, como ela vai diminuindo até se igualar a pressão ambiente, ela vai mudando de estado lentamente até se transformar em vapor. Os solutos dissolvidos aumentam a pressão de vapor, dificultando a sua evaporação. Solutos iônicos aumentam mais a pressão de vapor do que solutos moleculares, porque eles se dissociam com mais facilidade do que solutos moleculares (que pouco se dissociam ou nem são dissociados). A esse efeito é chamado de efeito tonoscópico.
Conclusão As propriedades coligativas dizem respeito a principais características dos efeitos dos solutos nas soluções. Interferem nos pontos de ebulição e fusão, pressões osmóticas e de vapor.