UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMANET SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – SECAD/MEC CURSISTA: MARIA APARECIDA MARCONCINE TUTORA: ANDREIA OLIVEIRA VICENTE CURSO FORMAÇÃO DE TUTORES
TAREFA FINAL: PROPOSTA DE EAD 1 IDENTIFICAÇÃO EAD: Curso de Pós-Graduação lato sensu Tecnologias da Informação para Educadores INSTITUIÇÕES: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA) AVA: TelEduc ENDEREÇO: http://teleduc332.cinted.ufrgs.br/pagina_inicial/index.php?
2 ANÁLISE A ferramenta TelEduc (Figura 1) é um ambiente virtual para educação a distância, concebido, prioritariamente, para a formação de professores na área de Informática na Educação. Com base na metodologia de formação contextualizada, foi desenvolvido pelos pesquisadores do NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) e UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).
Figura 1. Ambiente TelEduc
O Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc facilita a reflexão e a construção do conhecimento, uma vez que oportuniza aos cursistas estratégias pedagógicas como trabalhos de grupo, desenvolvimento de projetos, discussões, debates, estudos de textos, além de diferentes tipos de interação, o que favorece a construção do conhecimento e a autonomia do aluno. A pedagogia de autonomia está centrada na tomada de decisões e responsabilidades de forma consciente. O ambiente TelEduc é muito utilizado em cursos de pós-graduação, como suporte a atividades totalmente on-line ou combinadas de forma presencial e a distância, sendo também utilizado como apoio a aulas presenciais e a projetos do Ensino Médio e Tecnológico. Uma das vantagens apontadas por Heloísa Vieira da Rocha (2002) no uso do TelEduc é a sua flexibilidade e funcionalidade no modo de utilização, o que tem permitido que pessoas não especializadas encontrem facilidades no seu manuseio. Algumas ferramentas utilizadas neste AVA são: Estrutura do Ambiente, Dinâmica do Curso, Agenda, Avaliações, Atividades, Material de Apoio, Leituras, Perguntas freqüentes, Exercícios, Enquetes, Parada Obrigatória, Mural, Fóruns de Discussão, Bate-Papo, Correio, Grupos, Perfil, Diário de Bordo, Portfólio, Acessos, Intermap, Configurar, Administração, Suporte e Sair. A “Estrutura do Ambiente” apresenta a descrição das principais ferramentas presentes no TelEduc, com explicações do acesso ao ambiente e da utilização da licença de distribuição e modificação concedidas pelo NIED. Na ferramenta “Avaliações” encontra-se o resultado das avaliações realizadas e as indicações de futuras avaliações, com os respectivos valores, objetivos e critérios. A Ferramenta “Intermap” apresenta o nível de interação entre os participantes na utilização das ferramentas do TelEduc através de gráficos polar ou de tabelas. (FILHO, 2007)
3 LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA - RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001 Art. 11 Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância só poderão ser oferecidos por instituições credenciadas pela União, conforme o disposto no § 1º do art. 80 da Lei 9.394, de 1996.
Parágrafo único. Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso. Art. 12 A instituição responsável pelo curso de pós-graduação lato sensu expedirá certificado a que farão jus os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, assegurada, nos cursos presenciais, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência
REFERÊNCIAS CNE. Resolução CNE/CES 1/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2001. Seção 1, p. 12 e 13. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2009. FILHO, Gentil Gonçalves. TelEduc Oficina de Filosofia no Dom José. Métodos e Tecnologias. Indaiatuba, 2007. Descrição de Projeto em Andamento. Educação Média e Tecnológica. EE Dom José de Camargo Barros. MARCONCINE, Maria Aparecida Conceição. Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem como Proposta Inovadora no Ensino Médio. Porto Alegre: UFRGS/UNIVIMA. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação para Educadores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Universidade Virtual do Maranhão, Porto Alegre, 2009. ROCHA, Helena. O ambiente TelEduc para Educação à Distância baseada na Web: Princípios,Funcionalidades e Perspectivas de desenvolvimento. In: Moraes, M.C. (Org). Educação à Distância: Fundamentos e Práticas. Campinas, SP:Unicamp/Nied, 2002.