Proposta De Ead

  • Uploaded by: Cida Marconcine
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Proposta De Ead as PDF for free.

More details

  • Words: 645
  • Pages: 3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMANET SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – SECAD/MEC CURSISTA: MARIA APARECIDA MARCONCINE TUTORA: ANDREIA OLIVEIRA VICENTE CURSO FORMAÇÃO DE TUTORES

TAREFA FINAL: PROPOSTA DE EAD 1 IDENTIFICAÇÃO EAD: Curso de Pós-Graduação lato sensu Tecnologias da Informação para Educadores INSTITUIÇÕES: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA) AVA: TelEduc ENDEREÇO: http://teleduc332.cinted.ufrgs.br/pagina_inicial/index.php?

2 ANÁLISE A ferramenta TelEduc (Figura 1) é um ambiente virtual para educação a distância, concebido, prioritariamente, para a formação de professores na área de Informática na Educação. Com base na metodologia de formação contextualizada, foi desenvolvido pelos pesquisadores do NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) e UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

Figura 1. Ambiente TelEduc

O Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc facilita a reflexão e a construção do conhecimento, uma vez que oportuniza aos cursistas estratégias pedagógicas como trabalhos de grupo, desenvolvimento de projetos, discussões, debates, estudos de textos, além de diferentes tipos de interação, o que favorece a construção do conhecimento e a autonomia do aluno. A pedagogia de autonomia está centrada na tomada de decisões e responsabilidades de forma consciente. O ambiente TelEduc é muito utilizado em cursos de pós-graduação, como suporte a atividades totalmente on-line ou combinadas de forma presencial e a distância, sendo também utilizado como apoio a aulas presenciais e a projetos do Ensino Médio e Tecnológico. Uma das vantagens apontadas por Heloísa Vieira da Rocha (2002) no uso do TelEduc é a sua flexibilidade e funcionalidade no modo de utilização, o que tem permitido que pessoas não especializadas encontrem facilidades no seu manuseio. Algumas ferramentas utilizadas neste AVA são: Estrutura do Ambiente, Dinâmica do Curso, Agenda, Avaliações, Atividades, Material de Apoio, Leituras, Perguntas freqüentes, Exercícios, Enquetes, Parada Obrigatória, Mural, Fóruns de Discussão, Bate-Papo, Correio, Grupos, Perfil, Diário de Bordo, Portfólio, Acessos, Intermap, Configurar, Administração, Suporte e Sair. A “Estrutura do Ambiente” apresenta a descrição das principais ferramentas presentes no TelEduc, com explicações do acesso ao ambiente e da utilização da licença de distribuição e modificação concedidas pelo NIED. Na ferramenta “Avaliações” encontra-se o resultado das avaliações realizadas e as indicações de futuras avaliações, com os respectivos valores, objetivos e critérios. A Ferramenta “Intermap” apresenta o nível de interação entre os participantes na utilização das ferramentas do TelEduc através de gráficos polar ou de tabelas. (FILHO, 2007)

3 LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA - RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001 Art. 11 Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância só poderão ser oferecidos por instituições credenciadas pela União, conforme o disposto no § 1º do art. 80 da Lei 9.394, de 1996.

Parágrafo único. Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial de monografia ou trabalho de conclusão de curso. Art. 12 A instituição responsável pelo curso de pós-graduação lato sensu expedirá certificado a que farão jus os alunos que tiverem obtido aproveitamento segundo os critérios de avaliação previamente estabelecidos, assegurada, nos cursos presenciais, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência

REFERÊNCIAS CNE. Resolução CNE/CES 1/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2001. Seção 1, p. 12 e 13. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2009. FILHO, Gentil Gonçalves. TelEduc Oficina de Filosofia no Dom José. Métodos e Tecnologias. Indaiatuba, 2007. Descrição de Projeto em Andamento. Educação Média e Tecnológica. EE Dom José de Camargo Barros. MARCONCINE, Maria Aparecida Conceição. Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem como Proposta Inovadora no Ensino Médio. Porto Alegre: UFRGS/UNIVIMA. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação para Educadores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Universidade Virtual do Maranhão, Porto Alegre, 2009. ROCHA, Helena. O ambiente TelEduc para Educação à Distância baseada na Web: Princípios,Funcionalidades e Perspectivas de desenvolvimento. In: Moraes, M.C. (Org). Educação à Distância: Fundamentos e Práticas. Campinas, SP:Unicamp/Nied, 2002.

Related Documents

Proposta De Ead
June 2020 12
Ead
April 2020 19
Ead
May 2020 15
Grupo De Esportes Ead
May 2020 40
Cronologia De Ead Ppt
November 2019 16

More Documents from ""