Planejamento 2019 Início.docx

  • Uploaded by: Carmem Machado
  • 0
  • 0
  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Planejamento 2019 Início.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 1,498
  • Pages: 8
Planejamento 2019 – em construção....

As proposições dos territórios de Arte e Cultura, engloba ideias disseminadas desde 2003 pelas educadoras Mirian Celeste Martins e Gisa Picosque (2010, p.36) e está presente em propostas curriculares de Arte em redes públicas e privadas no Brasil. Os territórios de arte e cultura são marcados pela ideia de currículo-mapa, em que o professor traça percursos, cria rotas, escolhe caminhos, e é autor de seu próprio trabalho. A ideia é a de trazer o professor como um propositor, como já mencionado no início desse planejamento. Esse professor propositor cria trajetos, e percorre campos conceituais como: processo de criação; linguagens artísticas; forma e conteúdo; mediação cultural; materialidade; patrimônio cultural; saberes estéticos e culturais; conexões transdisciplinares e interdisciplinares, entre outros. São campos conceituais que nos ajudam a pensar o ensino de Arte de modo ampliado e inter-relacionado. A proposição de pensar o ensino de Arte por campos conceituais amplia as visões e percepções sobre como conhecer a arte por diversas vias. Desse modo, é possível que um campo conceitual se intercale com outro, porém ao olharmos mais de perto um conhecimento nos ajuda a dar mais objetivo aos percursos didáticos e pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem de Arte. Por isso, é importante que o professor tenha como foco objetos de conhecimento para provocar, mediar, propor processos de ensino e aprendizagem em que os estudantes possam desenvolver suas competências e habilidades em Arte no ensino fundamental 1º a 5º anos) em várias linguagens artísticas. Artes visuais: contextos e práticas; elementos da linguagem; matrizes estéticas e culturais; materialidades; processo de criação; sistema de linguagem. Dança: contextos e práticas; elementos da linguagem; processos de criação Música: contextos e práticas; elementos da linguagem; materialidades, notação e registro musical; processos de criação. Teatro: contextos e práticas; elementos da linguagem; processo de criação. Artes Integradas: processos de criação; matrizes estéticas e culturais; patrimônio cultural; arte e tecnologia.

Em andamento ......

1º ANO 1º SEMESTRE Artes Visuais Arte Rupestre: linhas, cores e formas. Música Paisagem sonora: sons da natureza e mecânico. Intensidade e timbre.

2º SEMESTRE Música Qualidades e curiosidades do som. Sons vocais e corporais. Duração do som. Materialidade dos sons materiais e imateriais (confecção de instrumentos). Expressão corporal Movimentos abertos, fechados, planos e gestuais. Jogos teatrais e dançados.

2ºANO 1º SEMESTRE Artes Visuais: Arte e natureza:   

Recursos da natureza, Materialidades, o que estão chamando de materialidades? Tintas e pigmentos naturais.

Expressão Corporal:  

Materialidade, corpo e objetos cênicos. Teatro de bonecos e jogos teatrais.

2º SEMESTRE Música e dança: Cultura Popular Brasileira:     

Tradição, canto e passos de ciranda; Movimentos dançados; Danças circulares; Discriminação de instrumentos musicais; Jogos teatrais.

3ºANO 1º SEMESTRE Artes Visuais      

Desenho: Observação, imaginação e memória; Surrealismo; Fauvismo; Hiper-Realismo; Arte invenção; Arte postal. 2ºsemestre Teatro e dança

Arte circense:   

Espetáculos; O Palhaço (história e composição); Expressão corporal. Música

Estrutura e forma musical:  

Apreciação de gêneros musicais; Parâmetros sonoros;



Brincadeiras musicais. 4º ano Artes Visuais

  

1ºsemestre

Fotografia: Materialidade; Composição fotográfica; Elementos da linguagem: luz, forma, planos, profundidade de campo.

Teatro   

Teatro de animação: Materialidade no teatro de animação; Mamulengos; Confecção e manipulação de mamulengos; ((( aqui está entrando modo de fazer))) 2ºsemestre Dança

    

Festival de desfiles: Danças e festas Art Naif; Festas tradicionais brasileiras; Movimento cultural: capoeira; Festa do Boi Bumbá; Ritmos e canções.

5° ANO

ARTES VISUAIS CINEMA:      

Fundamentos do cinema; Arte e tecnologia; Animação; Imagens em movimentos; Cor, forma, espaço, colagem; Arte contemporânea: instalação.

DANÇA       

Dança e música no cinema; Sapateado; Movimentos expressivos; Ritmo, movimento, sonoridade; Vídeodança; Espaço, peso tempo e fluxo; O corpo como suporte.

    

MÚSICA Paisagem sonora; Objetos sonoros e instrumentos musicais; Propriedades sonoras – grave, médio e agudo; Registro dos sons musicais: duração e pulso; Brincadeiras sonoras.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS Artes Visuais (EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertorio imagético. (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). (EF15AR03) Reconhecer e analisar a influencia de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais. (EF15ARO4) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, escultura, modelagem, instalação, vídeo etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05) experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais ( museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

Artes Visuais

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético. (EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). (EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais. (EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais. (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

Dança (EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal. (EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado. (EF15AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado. (EF15AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança. (EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Música

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana. (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical. (EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados. (EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional. (EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Teatro (EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional. (EF15AR19) Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.). (EF15AR20) Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. (EF15AR21) Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva. (EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos

Artes Integradas (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais. (EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Related Documents


More Documents from ""

July 2020 2
Eder-proenca.pdf
July 2020 8
Doc 5
October 2019 7
Altavista Club & Home
December 2019 26
Leancanvas4.docx
December 2019 5