Geografia
Professor Silvio Araujo de Sousa
Petróleo - Crises
Atividade para sala de aula - Petróleo e suas principais crises Tema da questão 38 Vestibular 2010 – Unesp Escola Estadual Prof. Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá - SP
Petróleo - matéria prima não renovável O petróleo não é uma matéria-prima renovável e precisou de milhões de anos para sua criação. A maioria dos poços encontra-se no Oriente Médio, na antiga União Soviética e nos EUA. Sua importância aumentou desde meados do século XIX, quando era usado na indústria e hoje é um dos grandes fatores de conflitos no Oriente Médio.
O Primeiro Choque Em 1973, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP*), fundada em 1960, diminuiu a produção e o preço do produto disparou. O objetivo era pressionar os países ocidentais a reduzir ou retirar o apoio ao Estado de Israel, devido a este ter vencido a Guerra do Yom Kippur. O barril do petróleo tipo Brent, referência do mercado livre, sofreu um aumento de 1000%, passando de US$ 3 para US$ 12. (*)Países membros da OPEP, Arábia Saudita ( maior reserva e maior produtor mundial ), Irã, Iraque, E.A.U., Kuwait, Quatar, Nigéria, Líbia, Argélia, Venezuela( país fundador da OPEP ) e Indonésia, respondem por um terço do consumo de petróleo do planeta.
O Segundo Choque Em janeiro de 1979, estourou outra crise mundial. A Revolução Islâmica no Irã, um dos maiores exportadores de petróleo, tirou do poder o xá Reza Pahlevi, aliado do Ocidente no Mundo Árabe, subindo ao poder o aiatolá Khomeini levando a uma instabilidade política. Resultado: novo choque, duas vezes maior que o anterior.
O Terceiro Choque Em agosto de 1990, o Iraque invade o Kuwait. Eclode a Guerra do Golfo. Com a possibilidade de que o ditador iraquiano Saddam Hussein ao dominar o Kuwait passaria a controlar também parte das reversas mundiais de petróleo. As economias do Oriente Médio ficam abaladas por uma década. Para saber mais: http://www.geocotidiano.xpg.com.br/hist_crise_petro.html
UNESP - 2010 - Questão 38: Aponte as três primeiras grandes crises do petróleo nos últimos anos (A) A primeira foi em 1973, quando os EUA tentaram invadir Israel para dominar os poços petrolíferos desse país; a segunda foi em 1979, quando foi criado o Estado da Palestina e eclodiu o conflito com a Arábia Saudita; a terceira foi em 1991, quando começou a guerra do Iraque. (B) A primeira foi em 1973, quando houve uma crise de produção no Oriente Médio, levando ao aumento do preço dos barris de petróleo no mundo todo; a segunda foi em 1979, quando o Kuwait se recusou a vender petróleo para os EUA; a terceira foi em 1991, quando começou a guerra dos EUA contra o Afeganistão.
(C) A primeira foi em 1973, devido ao conflito árabe-israelense; a segunda em 1979, quando os árabes diminuíram a produção de barris; a terceira em 1991, que acabou gerando a Guerra do Golfo, quando o Iraque invadiu o Kuwait. (D) A primeira foi em 1973, quando o Iraque invadiu a Palestina; a segunda foi em 1979, período de baixa produção de petróleo no Oriente Médio; a terceira foi em 1991, devido à Guerra do Golfo. (E) A primeira foi em 1973, quando vários países do mundo exigiram a fundação da OPEP para controlar os preços dos barris de petróleo; a segunda foi em 1979, quando se deuo conflito árabe-israelense; a terceira foi em 1991, quando teve início a guerra da Palestina.
Fontes: Vestibular
- UNESP - 2010 - questão 38
http://www.geocotidiano.xpg.com.br/hist_crise_petro.html Professor Silvio Araujo de Sousa - Geografia - Escola Estadual Professor Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá - SP - Brasil