http://www.jamaisdesista.com.br “...eis que estou convosco todos os dias... “ (Mt 28:20)
"... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).
PREGAÇÃO NA PRIMEIRONA (30/10/2009). Tema: As Escolhas de Paulo e Silas. Ref. Bíblica: At 16: 19 a 34. 19 Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; 20 e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, 21 propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. 22 Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. 23 E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24 Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 ¶ Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. 26 De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriramse todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos. 27 O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido. 28 Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! 29 Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. 30 Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? 31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 32 E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. 34 Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus. Propósito da pregação:
1. Alertar o povo de Deus quanto às escolhas a que estamos sujeitos. 2. Demonstrar que o Espírito Santo é o mesmo ontem, hoje e sempre. 3. Incentivar o povo de Deus a escolher o louvor em meio às circunstâncias adversas. Desenvolvimento:
1. Paulo e Silas antes da prisão O capítulo 16 de Atos dos Apóstolos começa com o apóstolo Paulo, juntamente com Silas e, provavelmente, Lucas, chegando a Derbe e Listra onde encontraram a Timóteo o qual Paulo insistiu que seguissem com eles CONFIRMANDO AS IGREJAS NA FÉ. Antes disso, estavam reunidos Paulo, Silas, Barnabé e João, chamado Marcos e Lucas. Era esse quinteto que iria viajar confirmando as igrejas na fé, mas devido a um probleminha técnico (Paulo e Barnabé se desentenderam a tal ponto Visite: http://www.jamaisdesista.com.br/ (não se esqueça de citar a fonte)
1/6
http://www.jamaisdesista.com.br “...eis que estou convosco todos os dias... “ (Mt 28:20)
"... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).
de se separarem por causa de Marcos que Barnabé insistia que deveria ir com eles e Paulo não concordava) Barnabé e Marcos foram para Chipre. Passaram depois por Frigia, Galacia, e, diz a palavra, foram IMPEDIDOS de pregarem na Ásia pelo Espírito Santo. Passaram depois por Mísia e iam para Bitinia, mas de novo o Espírito de Jesus não o permitiu. De Mísia, foram a Trôade onde Paulo teve uma visão de um varão da Macedônia que pedia que passassem por lá para ajudá-los. De Trôade foram para Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis e dali para Filipos, cidade de Macedônia, primeira cidade da Macedônia. Conheceram Lídia que se converteu e a batizaram juntamente com toda a sua família (que bênção!). Lídia muito simpática, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, rogou que passassem em sua casa e ficassem ali. Eles ficaram hospedados ali. Diz a Bíblia que indo eles À ORAÇÃO (que tanta oração é essa desses homens de Deus!), uma jovem com espírito de adivinhação por muitos dias ficava no caminho de Paulo e de Silas dizendo o que eles estavam fazendo. Essa jovem devia ser conhecida deles na região e ela, com espírito de adivinhação, dava muitos lucros aos seus senhores, logo devia também ser escrava. Cansado daquilo todos os dias, Paulo, cheio do Espírito Santo, expulsou da jovem aquele espírito de adivinhação e logo seus senhores (homens maus) ficaram furiosos. Muitas das vezes quando pregamos o evangelho, contrariamos muitos interesses e esses contrariados ficam impacientes e logo procuram as autoridades para fazerem suas acusações falsas e infundadas. Quem prendeu Paulo e Silas, diz a Bíblia, foram eles, esses senhores da jovem que tinha o espírito de adivinhação. Esses senhores, inflamaram a multidão da cidade e influenciaram os magistrados que foi quem mandou açoitar e prender a Paulo e a Silas. Reparem, Paulo e Silas:
- Estavam a serviço do Reino de Deus e de sua Justiça. Nós fomos salvos e agora pertencemos ao Reino de Deus também para estarmos a serviço. Pode não ser à semelhança do pastor, mas fazemos nosso trabalho cristão quando anunciamos a Jesus. - Foram surrados por amor a Cristo e devido a sua missão: pregar o evangelho a toda criatura. Muitas vezes, no afã de servir a Cristo, nos defrontaremos e contrariaremos pessoas, negócios e interesses maléficos e espúrios. A libertação daquela jovem não foi louvada, mas condenada. O interesse não era pela saúde e bem estar da jovem, mas por causa do lucro que suas adivinhações lhes proporcionavam. - Foram presos e aprisionados em um tronco (instrumento de tortura que se prendia às pernas). Essa foi a recompensa que receberam pelo amor que demonstraram àquele povo. Quando estivermos anunciando o evangelho, também estaremos sujeitos a coisas muito piores. - Não sabiam o que iria acontecer no dia seguinte. Poderiam morrer, serem torturados, maltratados. Quem de nós sabe o nosso dia de amanhã? No entanto, não estamos desamparados e abandonados. Deus está conosco em todo o tempo. 2. Paulo e Silas na prisão.
- Poderiam estar chorando, gemendo por causa dos ferimentos e assim se lamentando. - Poderiam estar praguejando e pedindo a Deus a morte de seus inimigos. Visite: http://www.jamaisdesista.com.br/ (não se esqueça de citar a fonte)
2/6
http://www.jamaisdesista.com.br “...eis que estou convosco todos os dias... “ (Mt 28:20)
"... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).
- Poderiam estar arquitetando planos de fuga. - Poderiam estar se preparando para a morte (suicídio). - Poderiam estar desesperados da vida, de Deus, de tudo. 2.1.
As escolhas de Paulo e Silas
A nossa vida é feita de escolhas. Em todo o tempo estamos escolhendo algo. Como disse a Drª Lenise, esposa do Drº Pacheco, no site da “Primeirona” (http://www.primeiraipt.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=35&Itemid=2) as duas coisas mais inevitáveis de nossa vida são: primeiro: a morte – ela é inevitável, todos passaremos por ela; segundo: a nossa contínua necessidade de fazer escolhas. Paulo e Silas escolheram contra toda a lógica, louvar e cantar ao Senhor. E você, o que anda escolhendo? Por que eles escolheram cantar e louvar?
a) Porque o Espírito Santo estava na vida deles. Um parêntesis sobre o Espírito Santo. Deus é um só! Assim é o Filho e assim é o Espírito Santo. Será que o Espírito Santo também está em nossas vidas como esteve na vida de Paulo e de Silas? No culto de ações de graça dos 150 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil, o Rev. Roberto Brasileiro expressou um forte desejo do seu coração (dos presbiterianos) expresso em oração pelo derramamento do Espírito Santo a fim de que ocorra no Brasil um reavivamento à semelhança do que trouxe o Rev. Ashbel G. Simonton, em 12/08/1959, ao Brasil e que nunca mais ocorreu, nesses 150 anos de história. Eu farei algumas perguntas? Poderia usar todas as personagens bíblicas, mas somente usarei 3 delas, representando todos eles. Moisés, Elias e Paulo. A primeira pergunta: eles estão entre os vivos (não perguntei se estão vivos) hoje? Não! Eles foram cheios do Espírito Santo enquanto vivos e fizeram a obra do Senhor? Sim! Quantos Espírito Santo existem? A pergunta parece tão bobinha, não é? E ai qual a resposta? Segurem a resposta e responda mais algumas perguntas: Se Moisés, Elias e Paulo não estão entre os vivos quem Deus irá usar nesses últimos tempos? A resposta é essa: eu e você! Deus não irá ressuscitar dos mortos alguém para fazer o papel que temos de fazer. Ele irá usar a nós! Nós somos a geração que Deus irá usar no dia de hoje! Somente há um Espírito Santo! É! Isso mesmo, você já sabia a resposta, não é? Então porque tem ainda dúvidas? O Espírito Santo que agiu na vida de Moisés, de Elias e de Paulo e de Silas não é o mesmo que está em tua vida, ó homem de pequena fé? Um só é o Espírito! (Deus imutável: Sl 102:27; Ml 3:6; Hb 1:12; 13:8; Tg 1:17. Um só Esírito: I Co 12:11; 8:6; Ef 4: 4-6 e I Tm 2:5).
Visite: http://www.jamaisdesista.com.br/ (não se esqueça de citar a fonte)
3/6
http://www.jamaisdesista.com.br “...eis que estou convosco todos os dias... “ (Mt 28:20)
"... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).
Deus irá usá-lo da mesma forma! Levanta daí, saia dessa derrota e ore a Deus que tem pressa em usá-lo. Para finalizar, cito E. M. Bound: “... o Espírito Santo não se derrama através dos métodos, mas por meio de homens. Não vem sobre maquinaria, mas sobre homens. Não unge planos, mas homens de oração.”. Seja, em Nome de Jesus, a partir de hoje, um Homem de Oração! A Deus toda a glória pelos séculos dos séculos. Amém! O Espírito Santo está também em tua vida? Então arregasse as mangas e mãos às obras!
b) Porque eles sabiam em quem estavam crendo e em quem estavam confiando as suas vidas. Somente oram, cantam e louvam a Deus quem o conhece e tem experiência de que Deus é bom a despeito de quaisquer circunstâncias. DEUS É BOM! Deus é bom e a sua misericórdia dura para sempre! (Sl 106:1). Jamais duvide de que Deus é bom. Todos os seus atos são de bondade pura, de amor. Se pudéssemos personificar a Bondade, seu nome legítimo seria Deus. Você tem experiência de que Deus é bom? Ele é o autor da vida e o seu sustentador. Circunstâncias adversas são de difícil compreensão e aceitação. Como já disse o Pr. Sabino quando pregou sobre “o por quê?” há porquês em nossas vidas que jamais compreenderemos nessa vida. Não tente viver na dependência do porque isso, porque aquilo. Isso irá escravizá-lo ao amargor e roubar a doçura da tua vida. Você não é uma ilha isolada: outros há, vivos, que precisam de você, de seu amor.
c) Porque este é o caminho dos que andam com Deus. Quem anda com Deus e o segue vive erguendo altares por onde anda (vejam Gênesis e contemplem a Abraão, Isaque, Jacó e muitos outros que de cidade em cidade, de região em região, por onde andavam iam erguendo altares ao Senhor para o adorar), vivem orando e louvando (vejam o exemplo de Daniel, de José, de Jeremias, do próprio Senhor, em sua jornada terrena e de muitos outros) em todo o tempo ao Senhor porque sabem que Deus é digno de toda a glória.
2.1.1.
Comparação entre as conseqüências das escolhas de Davi e de Paulo e Silas
Ninguém escolhe algo sem o seu respectivo anexo, ou seja, sem as suas respectivas conseqüências. O problema é que quando fazemos as nossas escolhas, não vemos o principal, o anexo, nem o podemos imaginar. Parece que nestas horas vem sobre a nossa mente um torpor que tira de nossos olhos a visão. A) No caso de Davi e as suas escolhas: Davi, por exemplo, ele escolheu o pecado sexual que às vistas parecia muito agradável e desejável para dar prazer. Se Davi tivesse visto o anexo, ele teria insistido com a sua escolha? E você que está diante de uma oferta irrecusável, já parou para ver o anexo? Será que vale a pena?
Visite: http://www.jamaisdesista.com.br/ (não se esqueça de citar a fonte)
4/6
http://www.jamaisdesista.com.br “...eis que estou convosco todos os dias... “ (Mt 28:20)
"... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).
Para Davi a sua escolha, trouxe conseqüências terríveis. Davi tinha já uns 50 anos e estava no auge de suas conquistas. Tudo lhe ia tão bem. Sucesso, fama, prestígio, riquezas, mulheres (esse foi o seu problema!). Eu penso: e se Davi não tivesse caído? Não dá para brincar com o pecado! Quem consente com ele também leva junto as conseqüências. São inseparáveis! As personagens dessa história terrível: Urias: herói, homem de princípios, valoroso; BateSeba: infiel, ambiciosa; Rei Davi: imoral, traidor, covarde, egoísta; Joabe: general inescrupuloso, que compactua com o mal. Russel Shedd foi muito preciso e perspicaz ao fazer seus comentários em II Sm 11: 6-25 e em 12:1, sobre as conseqüências. Deus lhe enviou: Natã = “dádiva” 2 Sm 12: 1-7 A morte da criança – 2 Sm 12:18 A vergonha do incesto na pessoa de seus filhos, Tamar e Amnom – 13:1-23 A morte de Amnom – 13:28-29 O usurpador do trono, na pessoa de seu filho Absalão – 2 Sm 15:1-18 A vergonha e a afronta quando Absalão coabitou com as suas concubinas – 2 Sm 16:21-22 A morte traiçoeira de Absalão – 2 Sm 18:12-15 A praga 2 Sm 24:10-17
Para lhe (conseqüências – 2 Sm 12: 912): Revelar o seu pecado Para lhe mostrar o salário do pecado – Rm 6:23 Para lhe lembrar a podridão moral que ele mesmo semeou – 11:4 Para lhe lembrar a morte de Urias – 2 Sm 12:9 e 2 Sm 11:15 Para lhe lembrar que usurpou o lugar de Urias – 2 Sm 11:3 Para lhe lembrar o que ele fez à mulher de Urias – 2 Sm 11:2-4 Para lhe lembrar a traição na morte de Urias – 2 Sm 12:9; 11:14-17 Para lhe lembrar o seu orgulho e torná-lo humilde – Rm 8:28
Obs.: Quadro elaborado com base nos comentários de 2 Sm 12:1, de Russel Shedd, em sua Bíblia Shedd. Ele, curiosamente (é um homem de Deus) chama isso tudo de “AS DÁDIVAS DE DEUS A DAVI”
O que assusta são as conseqüências. Meu amigo, não olhe somente para o pecado, veja também o seu anexo! Espero em Deus que você saia daqui assustado, apavorado, desesperado a ponto de jamais se deixar levar pela oferta enganosa do pecado. Se Davi tivesse visto que junto com o pecado ele iria levar o que levou, eu duvido que teria se quer ousado desejar a Bate-Seba. (Eu não sou melhor do que Davi. Quem de nós é melhor do que ele? Somos todos pecadores, malignos. Só a graça de Deus é que pode nos suster). B) No caso de Paulo e Silas e as suas escolhas Escolher orar e louvar a Deus é sempre uma ótima escolha. As conseqüências da escolha de Paulo e Silas redundaram em ações por parte de Deus que, sobrenaturalmente, interveio na história, mudando a sua direção e propósito para se conformar à sua vontade e desígnios.
-
Terremoto. É um mover de Deus tão grande e maravilhoso que ao invés de causar danos, irá abrir as portas das prisões que outros, por inveja, ganância, perseguições, te causaram. Anjos. O agir sobrenatural de grandes anjos está associado a terremotos. Deus os envia em missões especiais e suas aparições ocasionam, inclusive, terremotos.
Visite: http://www.jamaisdesista.com.br/ (não se esqueça de citar a fonte)
5/6
http://www.jamaisdesista.com.br “...eis que estou convosco todos os dias... “ (Mt 28:20)
-
"... esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo ..." (Fp 3:13,14).
Quebra de cadeias. Não há porta que Deus não abra, nem porta que se fecha a Deus. As cadeias não podem prender aquele que canta, que louva , que ora a Deus de todo CAFÉ (Mc 12:30). Libertação. Não houve somente a libertação deles das cadeias, mas de almas que agora passaram a desejar a salvação. Quem está preso ao pecado, não pode manifestar o seu desejo pela salvação. Salvação. Onde Deus está agindo, o pecador está a salvo. Também vem a salvação pela graça de Deus que alcança não somente uma pessoa, mas toda a família. Toda a família daquele carcereiro foi salva. Aleluias! Grande gozo e amor compassivo – At 16:33,34. Pela manifestação da graça de Deus, vem o gozo, a alegria, pois as coisas velhas já se passaram e eis que tudo se fez novo. Leiam At 16:34 e vejam quão grande alegria trouxe aos corações aquela salvação de Deus que começou numa simples oração, num simples louvor, à meia-noite, na cadeia!
3. Palavras Finais. Para finalizar, cito a própria pregação do Rev. Sabino, que se baseando, também, em Paulo e Silas na prisão, desafiou-nos a fazer a escolha – ação da livre vontade do homem – de cantar, de louvar, de adorar a Deus, não quando tudo está “às mil maravilhas”, mas quando a carne está ferida pelas chicotadas dos outros e, além disso, recebemos a prisão e, por isso, estamos também em cadeias. É nesse momento de dor, de feridas e de sangue escorrendo que o louvor, a oração e o canto são recebidos por Deus como sacrifícios agradáveis. Quem faz escolhas, leva junto as conseqüências (cuidado com o ANEXO!)! Cuidado, você, com tuas escolhas e procure ver se vale a pena levar também as conseqüências, O ANEXO, que ela produz, pois escolhas e conseqüências (ANEXOS!) são inseparáveis. Posteriormente, passados um tempinho (alguns anos), Paulo escreveu em Roma, por volta dos anos 60-61 DC a epístola de Filipenses, o qual é o 50° livro da Bíblia, cuja temática principal é, resumidamente falando, JAMAIS DESISTA! A Epístola aos Filipenses é pequena, com apenas 4 capítulos e 104 versículos, mas que fala de ALEGRIA (alegria, gozo, regozijo) 14 vezes. Parecia até que Paulo estava em êxtase de tanto falar de alegria. Um dos versículos mais interessantes dos 14, sem dúvida é a sua exortação: “ALEGRAI-VOS NO SENHOR, OUTRA VEZ DIGO: ALEGRAI-VOS” (Fp 4:4). A Deus toda a glória. Amém! Agradeço a oportunidade em o nome do Senhor Jesus Cristo! Aleluias!
Visite: http://www.jamaisdesista.com.br/ (não se esqueça de citar a fonte)
6/6