3 Reforçamento Positivo E Extinção 2009

  • Uploaded by: Ariane
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 3 Reforçamento Positivo E Extinção 2009 as PDF for free.

More details

  • Words: 557
  • Pages: 2
REFORÇAMENTO POSITIVO E EXTINÇÃO EXERCÍCIOS

3 (Moreira e Medeiros, Capítulo 7)

1. Coloque cada um dos exemplos dados a seguir no paradigma do procedimento de reforçamento positivo. (LOMBARD-PLATET, WATANABE e CASSETARI, 2003) a. Sempre que Érika queixa-se de dores para sua mãe e sua irmã, estas lhe perguntam se que remédio, se mellhorou, etc... S antecedente Resposta S r+ Na presença da mãe e irmã Queixa-se para sua mãe e A mãe e a Irma perguntam ela queixa-se irmã se melhorou.

b. Letícia pede tudo gritando quando está na sua casa, principalmente quando sua mãe está por perto. Sua mãe acaba atendendo seus pedidos e a menina continua a pedir gritando S antecedente Resposta S r+ Na presença da mãe está Letícia pede tudo gritando Sua mãe acaba atendendo perto ao pedido c. Tatiana tinha o péssimo costume de mentir para sua patroa. Sempre que isso acontecia, sua patroa aceitava suas mentiras. Tatiana continuava a mentir. S antecedente Resposta S r+ na presença da Patroa mentir Aceitação da patroa d. Depois do jantar, Bruno freqüentemente pede para seu aceita o convite. S antecedente Resposta Pede para brincar com o pai Na presença do pai depois do jantar

pai para brincarem e seu pai S r+ Apresentação da aceitação do pai

2. Quando podemos chamar uma conseqüência de reforçadora? 3. Discuta a seguinte afirmação: “As características físicas ou a natureza de um estímulo não podem qualificá-lo como reforçador”. 4. O que é um reforçador natural? 5. O que é um reforçador arbitrário? 6. Defina resistência à extinção. 7. Quais são os fatores que influenciam a resistência à extinção? Explique.

8. Quais são os efeitos da extinção que podemos observar no momento em que rompemos a relação entre a emissão da resposta e a produção de conseqüências reforçadoras? 9. Para cada um dos exemplos dados a seguir, construa o paradigma completo do procedimento envolvido, colocando também os dados referentes ao exemplo. Dê o nome técnico do procedimento que está sendo tratado. (LOMBARD-PLATET, WATANABE e CASSETARI, 2003) a. No começo de sua vida de casada, Fabiana passava as tardes cozinhando. Quando o marido chegava, ele a elogiava e ela continuava a preparar pratos variados para o jantar. b. Com o passar dos dias, Fabiana ficava cozinhando para o marido, porém quando ele chegava, não fazia mais aqueles elogios. Com o tempo, Fabiana foi deixando de preparar pratos variados para o jantar. c. Quando na presença de seus pais, Flávio pronunciava palavras e frases de forma incorreta, estes o corrigiam e lhe davam uma “bronca”. Flávio continuava a falar errado. d. Depois, aconselhados por um psicólogo, quando Flávio pronunciava palavras e frases de forma incorreta, seus pais não o corrigiam mais e nem lhe davam mais broncas. Parece que Flávio está deixando de falar de forma tão errada. e. Ao mesmo tempo, o psicólogo orientou que, quando este falasse algo de forma correta na presença dos pais, estes deveriam elogiá-lo e prestar atenção ao que Flávio estava lhe dizendo. f. Um rapaz que não trabalha (e nem sequer pensa em fazê-lo) pede dinheiro a seus pais e estes atendem ao seu pedido. Ele, é claro, continua insistindo em pedir dinheiro a eles. g. Este mesmo rapaz, também recebia dinheiro de seus avós. Atualmente, no entanto, quando pede dinheiro a estes, não o recebe mais. Ele parou de pedir dinheiro aos avós.

Related Documents

Positivo
June 2020 24
Cambio Positivo
November 2019 41
Espirito Positivo
December 2019 46
Pensamiento Positivo
November 2019 47

More Documents from ""

May 2020 18
1 Behaviorismo 2009
May 2020 17
Fallen Star-4
May 2020 21
2 Reflexo 2009
May 2020 32
E_7 Esquemas 2009
May 2020 15