1 Behaviorismo 2009

  • Uploaded by: Ariane
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 1 Behaviorismo 2009 as PDF for free.

More details

  • Words: 311
  • Pages: 2
BEHAVIORISMO: PRINCÍPIOS BÁSICOS EXERCÍCIOS

1 (Moreira e Medeiros, Capítulo 12)

1. Qual é o papel do ambiente para a análise do comportamento? R: Ambiente para analise de comportamento tem um significado amplo que abrange o espaço físico, social e interno do sujeito, através do estudo do comportamento pela mudança no ambiente é possível prever qual será o comportamento.

2. Um dos objetivos da análise comportamental é prever e controlar o comportamento humano. Discuta esta afirmação. R: As conseqüências dos comportamentos passados produziram o reforço ou a sua extinção. Ter essa analise do comportamento torna possível prever qual será a ação emitida pelo sujeito. 3. Qual é o objeto de estudo da análise experimental do comportamento? R: A interação entre o sujeito e o ambiente, prever o que determinada alteração no ambiente provoca no seu comportamento. 4.

Por que não podemos lidar com os termos “análise do comportamento” e “behaviorismo” como sinônimos?

R:Porque behaviorismo é uma filosofia,não uma ciência, que rege a analise do comportamento. 5. Quais foram as principais objeções de Skinner ao Behaviorismo metodológico de Watson?

R: Ao dualismo de Watson a separação do físico e do mental, nega a existência das emoções, dos sentimentos. Watson teve uma idéia primitiva sem pode provar muitas de suas teorias, 6. Qual é a importância dos eventos privados (sonhos, pensamentos, sentimentos, etc.) para o behaviorismo radical? R: Os eventos privados são podem eliciar um comportamento mas não explicam ou justificam sua ocorrência. 7. Skinner rompe com o dualismo, com as concepções mentalistas e com a noção de causalidade vigentes na psicologia tradicional até então. Discuta esta afirmação a partir das do texto de Moreira e Medeiros (2007). Skinner não nega a existência das emoções, sentimentos e ideias, considera físico e mental um só organismo, questiona que possam ser a causa do comportamento, por isso rejeita a mente como agente causador, ele é monista.

Related Documents


More Documents from "Maristela Toyofuku Rebonato"

May 2020 18
1 Behaviorismo 2009
May 2020 17
Fallen Star-4
May 2020 21
2 Reflexo 2009
May 2020 32
E_7 Esquemas 2009
May 2020 15