BEHAVIORISMO: PRINCÍPIOS BÁSICOS EXERCÍCIOS
1 (Moreira e Medeiros, Capítulo 12)
1. Qual é o papel do ambiente para a análise do comportamento? R: Ambiente para analise de comportamento tem um significado amplo que abrange o espaço físico, social e interno do sujeito, através do estudo do comportamento pela mudança no ambiente é possível prever qual será o comportamento.
2. Um dos objetivos da análise comportamental é prever e controlar o comportamento humano. Discuta esta afirmação. R: As conseqüências dos comportamentos passados produziram o reforço ou a sua extinção. Ter essa analise do comportamento torna possível prever qual será a ação emitida pelo sujeito. 3. Qual é o objeto de estudo da análise experimental do comportamento? R: A interação entre o sujeito e o ambiente, prever o que determinada alteração no ambiente provoca no seu comportamento. 4.
Por que não podemos lidar com os termos “análise do comportamento” e “behaviorismo” como sinônimos?
R:Porque behaviorismo é uma filosofia,não uma ciência, que rege a analise do comportamento. 5. Quais foram as principais objeções de Skinner ao Behaviorismo metodológico de Watson?
R: Ao dualismo de Watson a separação do físico e do mental, nega a existência das emoções, dos sentimentos. Watson teve uma idéia primitiva sem pode provar muitas de suas teorias, 6. Qual é a importância dos eventos privados (sonhos, pensamentos, sentimentos, etc.) para o behaviorismo radical? R: Os eventos privados são podem eliciar um comportamento mas não explicam ou justificam sua ocorrência. 7. Skinner rompe com o dualismo, com as concepções mentalistas e com a noção de causalidade vigentes na psicologia tradicional até então. Discuta esta afirmação a partir das do texto de Moreira e Medeiros (2007). Skinner não nega a existência das emoções, sentimentos e ideias, considera físico e mental um só organismo, questiona que possam ser a causa do comportamento, por isso rejeita a mente como agente causador, ele é monista.