CURSO TÉCNICO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO
Turma: S2N1 noturno Professor: Alceu da Silva Menezes Aluno: Beatriz Fernandes Carvalho Lopes
Relatório técnico do processo de restauração de imagem sacra
Introdução: O relatório consiste em relatar o processo de restauração da imagem de Santa Luzia. A imagem pertence ao professor Renato. O professor Alceu deixou sobre a minha responsabilidade durante o processo de restauro, com a livre escolha de guardar a peça como recordação. As decisões tomadas e atividades realizadas foram realizadas por Beatriz Lopes, sempre sob a orientação e direcionamento do professor Alceu Menezes, responsável pela disciplina.
Imagem sacra na fase de higienização.
Desenvolvimento: O processo de restauro da imagem de Santa Luzia foi desenvolvido em etapas que consiste no diagnóstico, higienização da imagem com água deionizada, enxerto com gesso cré, e reconstituição da camada pictórica. No primeiro momento ocorreu a identificação das patologias existentes na imagem, junto com o diagnóstico para definição dos procedimentos a serem tomados no processo de restauro. A segunda etapa consistiu na remoção mecânica de poeira e sujidades com uso de pincel e swob, feito com material de segurança (luvas, máscaras e jaleco). O Terceiro passo foi o processo de retirada de todo excesso de tinta. Posteriormente foram para o processo de higienização aquosa, que consiste na remoção de sujidades com o uso do swob mergulhado em água deionizada, para higienização e retirada de quaisquer camadas pictóricas existentes em excesso. Depois a imagem é reservada, para secar naturalmente. O processo seguinte é o processo de reconstituição. Depois de seco o suporte passa pela reconstituição de sua matéria prima, fazendo uso da técnica de enxerto com gesso crê, onde cada parte com desgaste do suporte, perfurações, ou quebras acidentais é recomposta, votando a ser reservada para a fixação do enxerto. Após a secagem do enxerto, começa o processo de modelagem deste enxerto, dando formas que foram perdidas com as quebras do suporte. A última etapa consiste na recuperação da camada pictórica perdida. Nesse processo é coberta qualquer perda pictórica visível na imagem. E, de livre escolha do restaurador, a aplicação final de um verniz, para conservação da imagem.
Considerações Finais: Foi necessária uma atenção especial a uma parte da obra em questão, mais complicada para mim. Este processo ainda é novo para mim. O nariz da imagem estava totalmente destruído, então tive que restaurar do inicio, moldando seu nariz. Outra dificuldade encontrada, e superada foi encontrar o tom das cores exatamente que necessitava finalizar as misturas, obtendo êxito em sua recuperação pictórica.