10 - Complicações Na Gestação.pdf

  • Uploaded by: Luciano Raimundo
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 10 - Complicações Na Gestação.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 670
  • Pages: 5
31/01/2019

Introdução 

É importante alertar que uma gestação que está transcorrendo bem pode se tornar de risco a qualquer momento, durante a evolução da gestação ou durante o trabalho de parto.



Os fatores de risco gestacional podem ser prontamente identificados no decorrer da assistência pré-natal.

Complicações na Gestação

Hipertensão gestacional

Síndromes Gestacionais

Hipertensivas

É o desenvolvimento de hipertensão sem proteinúria que ocorre após 20 semanas de gestação. O diagnóstico é temporário e pode representar hipertensão crônica recorrente nessa fase da gravidez. Complicações hipertensivas na gravidez são a maior causa de morbidade e mortalidade materna e fetal; ocorrem em cerca de 10% de todas as gestações;

Eclâmpsia Pré-eclâmpsia A pré-eclâmpsia geralmente ocorre após a 20ª semana de gestação, classicamente pelo desenvolvimento gradual de hipertensão e proteinúria. Apresenta-se quando o nível da pressão arterial for maior ou igual a 140/90 mmHg, com proteinúria e após 20 semanas de gestação. Pode evoluir para eclâmpsia.

A eclâmpsia caracteriza-se pela presença de convulsões em mulher com qualquer quadro hipertensivo, não causadas por epilepsia ou qualquer outra doença convulsiva. Pode ocorrer na gravidez, no parto e no puerpério imediato. Em gestante com quadro convulsivo, o primeiro diagnóstico a ser considerado deve ser a eclâmpsia.

1

31/01/2019

Abortamento  Conceitua-se

como abortamento a interrupção da gravidez ocorrida antes da 22ª semana de gestação.

SÍNDROMES HEMORRÁGICAS

O

abortamento pode ser precoce, quando ocorre até a 13ª semana e tardio, quando entre 13ª e 22ª semanas.

Placenta Prévia

Descolamento Prematuro de Placenta

Placenta prévia é definida como a placenta que se implanta total ou parcialmente no segmento inferior do útero.

Descolamento Prematuro de Placenta

O descolamento prematuro de placenta (DPP) é definido como a separação da placenta da parede uterina antes do parto. Essa separação pode ser parcial ou total.

Rotura Uterina 

É uma complicação muito grave em obstetrícia sendo uma importante causa de morbimortalidade materna



O maior fator de risco para rotura é a presença de cicatriz uterina e o antecedente de cesariana é o principal delas. Outras causas possíveis são antecedentes As gestantes que possuem duas ou mais cesáreas prévias têm um risco de rotura uterina maior.



2

31/01/2019

NÁUSEAS E VÔMITOS DA GRAVIDEZ

NÁUSEAS E VÔMITOS DA GRAVIDEZ As náuseas e vômitos representam as condições médicas mais comuns da gravidez, contribuindo para um alto grau de ansiedade e preocupação nas mulheres. Nas suas formas mais graves, são chamadas de hiperemese gravídica, definida como vômitos persistentes que levam a uma perda de peso associada a desequilíbrio hidroeletrolítico.

Infecção Urinária Infecção Urinária

Este é o problema urinário mais comum durante a gestação. Ocorre em 17 a 20% das gestações e se associa a complicações como rotura prematura, trabalho de parto prematuro, febre no pós-parto, sepse materna e infecção neonatal.

Anemias Anemias

As principais causas de anemia na gestação são:  Deficiência de ferro;  Deficiência de acido fólico;  Deficiência de vitamina B12;  Perda sanguínea crônica

3

31/01/2019

Diabetes

Diabetes

O diabetes mellitus e uma doença metabólica crônica, caracterizada por hiperglicemia. Diabetes Gestacional

Diagnosticado durante a gravidez.

Diabetes PréGestacional

tipo 1, tipo 2 ou outros

Diabetes Mellitus

HIPOVITAMINOSE A HIPOVITAMINOSE A

A vitamina A é nutriente que atua no sistema imunológico, auxiliando no combate às infecções, tais como diarréia e sarampo. Ajuda também no crescimento e desenvolvimento, além de ser muito importante para o bom funcionamento da visão. A falta de vitamina A pode resultar em cegueira.

HIPOVITAMINOSE A Toda puérpera no pós-parto imediato, ainda na maternidade, deve receber uma megadose de vitamina A garantindo-se, assim, reposição dos níveis adequados de vitamina A no leite materno até que o bebê atinja os 6 meses de idade, diminuindo-se o risco de deficiência dessa vitamina entre as crianças amamentadas.

INCOMPATIBILIDADE DE RH

4

31/01/2019

INCOMPATIBILIDADE DE RH A vitamina A é nutriente que atua no sistema imunológico, auxiliando no combate às infecções, tais como diarréia e sarampo. Ajuda também no crescimento e desenvolvimento, além de ser muito importante para o bom funcionamento da visão. A falta de vitamina A pode resultar em cegueira.

5

Related Documents

Na
October 2019 47
Na
April 2020 40
Na
November 2019 50

More Documents from ""