02 - Anatomia Do Sistema Genital.pdf

  • Uploaded by: Luciano Raimundo
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View 02 - Anatomia Do Sistema Genital.pdf as PDF for free.

More details

  • Words: 848
  • Pages: 6
07/03/2018

Anatomia do Sistema Genital

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Sistema reprodutor feminino 

É constituído por externamente pela  uma vulva (genitália externa) Internamente por:  uma vagina,  um útero,  duas tubas uterinas (ovidutos ou trompas de Falópio),  dois ovários. 



 

Gônadas (ovários): produção de óvulos e hormônios sexuais estrógeno e progesterona; Tubas uterinas (trompas de Falópio): transportam os óvulos até o útero, possuem de 7 a 10 cm; Útero: órgão oco, em forma de pera. Tem 2,5 cm de espessura, 5 cm de largura e 7,5 cm de comprimento. Formado por:  Corpo: região superior;  Istmo: estreitamento do útero;

Está localizado no interior da cavidade pélvica.

 Colo (cérvix): ligamento entre istmo e vagina, possuindo um óstio;  Fundo: ligamento entre corpo uterino e tubas.

Funções do útero   

Na menstruação: desprende o revestimento uterino (descamação do endométrio); Na gestação: local de desenvolvimento do embrião, abriga o feto, permitindo seu crescimento; No trabalho de parto e no parto: os músculos uterinos contraem-se e o colo dilata-se, permitindo a passagem do feto.

Sistema reprodutor feminino 

Paredes do útero:  Perimétrio: mais externa, serosa, é formada pelo peritônio;  Miométrio: dá sustentação ao útero;  Endométrio: Reveste cavidade uterina. No período de ovulação,

fica mais espesso para preparar o útero para a gestação. Se não ocorrer fecundação, ele é eliminado, constituindo a menstruação. 

Vagina: canal musculoso de ligação entre o útero e o meio externo. Possui células produtoras de muco para lubrificação na relação sexual, produzidas pelas glândulas de Bartholin.

1

07/03/2018

Sistema reprodutor feminino 

 



Tipos de Hímen

Vulva: genitália externa. Formada pelos grandes e pequenos lábios, que protegem a abertura vaginal e o clitóris; Clitóris: saliência, formada por tecido erétil, que atua na excitação sexual feminina; Hímen: membrana localizada na entrada da vagina, essencial na infância como proteção contra infecções genitais, que se rompe com o ato sexual. Períneo: região entre a vulva e o ânus, com músculos que dão sustentação aos órgãos pélvicos.

2

07/03/2018

ANATOMIA E FISIOLOGIA INTERNA DOS OVÁRIOS 

São as gônadas femininas  responsáveis pela produção dos gametas femininos  ovogênese.



Produzem estrógeno e progesterona  hormônios sexuais femininos.

3

07/03/2018

HOMOLOGIA DOS ÓRGÃOS GENITAIS EXTERNOS

Sistema reprodutor masculino     

Testículos 



Duas glândulas ovoides, envolvidas pela bolsa escrotal. Durante o desenvolvimento embrionário, ficam alojados na cavidade abdominal; São compostos por um emaranhado de tubos – tubos seminíferos, responsáveis por:

Gônadas (testículos); Vias espermáticas; Glândulas anexas (próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais); Pênis; Escroto.

Vias espermáticas 

Epidídimos: tubos enovelados que armazenam os espermatozoides até serem liberados no ato sexual;



Canais deferentes: ligam-se aos epidídimos, é por onde os espermatozoides passam e são lançados às vesículas seminais.

 Formação dos espermatozoides;  Produção do hormônio testosterona.

Glândulas anexas 





Vesículas seminais: produzem um líquido que será liberado no ducto ejaculatório – o fluído seminal. Este tem a capacidade de neutralizar a acidez da uretra e do canal vaginal. Próstata: localizada abaixo da bexiga, secreta o líquido prostático, que também neutraliza a acidez, e dá mobilidade aos espermatozoides; Glândulas bulbouretrais: lançam secreção transparente dentro da uretra, para limpá-la e lubrificar o pênis, preparando para a passagem dos espermatozoides. A união de espermatozoides, fluído seminal e líquido prostático forma o sêmen.

Pênis 

Principal órgão do sistema reprodutor masculino. Responsável por depositar os espermatozoides no interior da vagina. Internamente é composto por:  Um corpo esponjoso (protege a uretra);  Dois corpos cavernosos;  Uretra.



Externamente é composto por:  Glande: cabeça do pênis, atua da excitação sexual;  Prepúcio: pele que envolve a glande, se recolhe durante a ereção;  Meato uretral: ligação entre a uretra e o meio externo.

4

07/03/2018

Testosterona        

Espermatogênese   

Espermatogênese

Processo de formação do espermatozoide; Ocorre de modo contínuo até o fim da vida do homem. Processo (a nível cerebral):  Hipotálamo produz GnRH (hormônio de liberação da

gonadotrofina);  Hipófise: sob efeito da GnRH, produz Gn (gonadotrofina), que agem nos testículos. São de 2 tipos:  

FSH (hormônio foliculoestimulante) LH (hormônio luteinizante)

Desenvolvimento órgãos genitais masculinos; Estímulo aos folículos pilosos; Estímulo crescimento glândulas sebáceas; Aumento massa muscular na puberdade; Ampliação da laringe, tornando a voz mais grave; Desenvolvimento de maior massa óssea, protegendo contra osteoporose; Aumenta produção de gordura visceral; Diminui produção de HDL e aumenta de LDL ( risco IAM)



LH: ordena produção de testosterona. Esta inicia o processo de produção de espermatozoides;



FSH: estimula células de Sertoli (presentes nos testículos) a complementarem o processo iniciado pela testosterona e, finalmente, concluir a produção de espermatozoides.

Agem nos testículos

5

07/03/2018





Entre 200 a 500 milhões de espermatozoides são depositados na parte posterior da vagina e apenas 300 a 500 conseguem alcançar o local da fecundação.

Os espermatozoides sobrevivem até 48-72h pós ejaculação no corpo da mulher. Os que sobrevivem por mais tempo são os que carregam o cromossomo X, ou seja, são os que gerarão uma menina.

6

Related Documents


More Documents from ""