Análise De Glicose.

  • Uploaded by: Gesiane G. Ferreira
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Análise De Glicose. as PDF for free.

More details

  • Words: 737
  • Pages: 6
GESIANE G. FERREIRA

RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA Teste de glicose

UNIVERCIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-UNIPAC Ipatinga 2009

GESIANE G. FERREIRA

RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA Teste de glicose

Relatório apresentado por Gesiane G. Ferreira, 3º período de farmácia.

UNIVERCIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-UNIPAC Ipatinga 2009

INTRODUÇÃO A glicose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos que inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. As moléculas de glicose são transportadas para dentro das células por um hormônio, a Insulina. Quando a produção de insulina é deficiente, a glicose se acumula no sangue e na urina, causando deficiência nutricional às células. Este distúrbio metabólico é chamado de diabetes, e é classificada de acordo com a causa inicial da insuficiência de insulina. Em uma pessoa que não tenha diabetes, o corpo mantém o nível de glicose do plasma entre as refeições com uma variação de 70 a 99 miligramas por decilitro (mg/dl). Depois de comer, o nível de glicose sobe, dependendo do tamanho e do conteúdo da refeição, mas não ultrapassando a 139 mg/dl e voltam rapidamente para os níveis normais de glicose durante o jejum ou período entre as refeições. Em uma pessoa com diabetes, o nível de glicose aumenta muito além do normal depois de comer, demora muito mais tempo para abaixar, e não retorna para os valores normais, nem mesmo nos períodos de jejum. Existem três testes diferentes para saber se a pessoa tem diabetes: teste ao acaso, teste de glicemia em jejum e o teste de tolerância oral à glicose. Se o paciente apresenta sintomas óbvios de diabetes, pode-se fazer um teste de glicemia ao acaso. Esse teste pode ser feito a qualquer hora e não requer preparativos. Se o nível de glicose no sangue for mais do que 200 miligramas por decilitro (mg/dl), será confirmada a diabetes. Entretanto, o teste da glicemia em jejum é um método de diagnóstico mais definitivo e o mais utilizado.

OBJETIVO Analisar o resultado do nível de glicose no soro sanguíneo pelo método enzimático colorimétrico sem desproteinização, teste ao acaso.

PRÁTICA Materiais e reagentes utilizados: Solução padrão de glicose 100 mg/dl. Reagente enzimáticos de cor.

Banho-maria. Centrífuga. Espectrofotômetro. Pipetas. Tubos de ensaio.

PROCEDIMENTO Após a colher a amostra de sangue do paciente, aguarda-se a coagulação para garantir que moléculas de fibrina não atrapalhem a análise. A amostra é centrifugada. Em 3 tubos de ensaio colocam-se 1000 μl de reagente de cor. No primeiro tubo de ensaio acrescentam-se 10 μl de solução padrão. No segundo tubo de ensaio – 10 μl do soro sanguíneo da amostra. No terceiro tubo de ensaio não acrescenta-se nada, haverá apenas o reagente de cor. Base

Padrão

Amostra

Reagente de cor

1000μl

1000μl

1000μl

Solução padrão

--

10μl

--

Amostra

--

--

10μl

Os tubos de ensaio são colocados em banho-maria por 10 minutos. Ocorrem mudanças de cores nos tubos de ensaio que contêm a solução padrão e a amostra. O reagente de cor é utilizado para a calibração do espectrofotômetro. E logo são analisados e considerados os resultados obtidos no espectrofotômetro para as soluções da amostra e para a solução padrão.

RESULTADO Leitura no espectrofotômetro, comprimento de onda: 500 nm. Absorbância: Solução padrão: ΔA 0,282 Solução da amostra: ΔA 0,291 C = 100 x ΔAamostra : ΔApadrão (mg/dl) C= 100 x 0,291 : 0,282 = 103,2 mg/dl Ou ainda, para a confirmação do resultado: Fator de calibração: Fc = 100 : ΔApadrão Fc = 100 : 0,282 = 354,6 Glicose (mg/dL) = ΔAamostra x Fc Glicose = 0,291 x 354,6 = 103,2 mg/dl

Valores de referências De 70 a 99 mg/dL

Normal

De 100 a 125 mg/dL

Pré-diabetes

> 126 mg/dL

Diabetes

CONCLUSÃO O paciente apresenta uma pré-disposição a diabetes. Porém, o resultado pode ser considerado normal, se o paciente desjejuou a poucas horas antes da colheita da amostra. Deve-se considerar que o nível de glicose sobe depois de uma refeição e cai dentro de algumas horas, para pessoas que sejam consideradas não diabéticas. Para os que têm diabetes, a glicose no sangue permanece relativamente alta por um longo período de tempo após a refeição.

É muito importante a entrevista com o paciente, tomando nota do horário do desjejum, antes de se concluir o resultado.

BIBLIOGRAFIA Glucose liquicolor. Disponível in: . Acessado em 22, jun. 2009. Sociedade brasileira de diabetes. Disponível in: acessado em 22, jun. 2009.

Related Documents

Anlise Preliminar De Riscos
November 2019 43
De
November 2019 92
De
November 2019 101
De
May 2020 87
De
June 2020 79
De
June 2020 68

More Documents from "Marquis Gonzales"

May 2020 8
Escorbuto
April 2020 5
April 2020 10
Antibiograma
April 2020 18