Como Funcionam Os Alunos Da Geração Net

  • Uploaded by: Pedro C. C. Pimenta
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Como Funcionam Os Alunos Da Geração Net as PDF for free.

More details

  • Words: 3,138
  • Pages: 9
Como funcionam os alunos da Geração Net por Dave Roos - traduzido por HowStuffWorks Brasil (copiado da net em 5 de Novembro de 2008) Neste artigo 1. Introdução 2. Como os alunos da Geração Net aprendem e trabalham 3. Alunos da Geração Net e networking 4. Características dos alunos da Geração Net 5. Trabalhando com alunos da Geração Net 6. Alunos da Geração Net trabalhando 7. Mais informações

Introdução Vamos falar sobre a palavra "falar". Se você tem mais de 30 anos, falar significa conversar com um colega no telefone ou bater papo cara-aImagem cedida por iStockPhoto cara com um amigo. Alunos da Geração Net podem enviar texto e falar no telefone ao Para aqueles nascidos mesmo tempo após 1982 (também conhecidos como a Geração Net) a palavra "falar" assume um significado ligeiramente diferente. Uma mensagem de texto no celular agora se qualifica como "falar". Isso também ocorre com uma troca de mensagens de e-mail, uma conversa por mensagem instantânea (IM) e uma discussão de painel de mensagens com pessoas completamente estranhas. Isso ocorre porque a Geração Net cresceu em um mundo tão inundado por aparelhos e software de comunicação que eles nem vêem essas ferramentas como tecnologia. A Geração Net (site em inglês) é focada na atividade que lhes permite fazer isso e não na tecnologia específica. Não se trata de mensagens de texto, mensagens instantâneas e envio de e-mails. Trata-se em falar, colaborar e engajar. A Geração Net é a maior da história americana (acima de 100 milhões e continua aumentando) e seu uso intuitivo da tecnologia está mudando rapidamente como os professores ensinam e os locais de trabalho funcionam. Neste exato momento, universidades e escritórios corporativos ainda estão divididos em linhas de gerações, separadas entre o que Marc Prensky (site em inglês) chama de "Nativos Digitais" e "Imigrantes Digitais".

Nativos digitais incluem alunos universitários e jovens trabalhadores. Eles "falam a língua" da tecnologia fluente, espontaneamente. Eles navegam pelos mundos virtual e físico com facilidade. Os nativos digitais se sentem tão à vontade para enviar uma mensagem de texto com uma pergunta para um amigo do outro lado do país como virar-se para falar com a pessoa que se senta ao lado deles na sala de aula. Por outro lado, a maioria dos professores universitários e chefes são Imigrantes Digitais. Eles podem compartilhar algumas das características da Geração Net (preferência por email, Google e compra de ingressos online) mas eles sempre falarão "com sotaque". Eles nunca exporiam seus pensamentos e emoções diários em um blog. Eles não conseguem escrever um relatório de vendas, enviar mensagens instantâneas a seis amigos e assistir à ESPN ao mesmo tempo. E o Facebook, para eles, poderia estar escrito em grego. Para essas duas gerações se comunicarem eficazmente é necessário compreender realmente o que move o aluno universitário da Geração Net. Neste artigo, exploraremos como os alunos universitários da Geração Net aprendem e trabalham. Nós explicaremos como eles se comunicam, como vêem seu mundo e, finalmente, como as escolas e empresas estão evoluindo para aproveitar melhor os excepcionais talentos dessas mentes jovens com tarefas e talentos múltiplos.

Números da Geração Net De acordo com a Pesquisa sobre a Geração Net, de 2006, um estudo com quase 8 mil alunos universitários em sete faculdades e universidades norte-americanas: • 97% possuem um computador • 94% possuem um telefone celular • 56% possuem um aparelho de MP3 • 76% usam mensagens instantâneas, estando logados em média 35 horas por semana • 75% fazem os deveres de casa enquanto enviam mensagens instantâneas • 28% possuíam um blog, 44% os liam • 34% obtêm suas notícias principalmente de sites na Internet • 69% possuem uma conta no Facebook [fonte: Mastrodicasa]

Como os alunos da Geração Net aprendem e trabalham O aluno universitário da Geração Net trabalha de modo similar à própria Internet. Sua mente se parece com "hipertexto", significando que as imagens, sons e texto interligam pedaços de informação. E essa mente não fica parada por muito tempo.

Imagem cedida por iStockPhoto

Alunos da Geração Net estão acostumados com tarefas múltiplas

Alunos da Geração Net são conhecidos por suas habilidades de tarefas múltiplas e intervalos de atenção curtos. Como cresceram online, estão treinados em consumir e processar rápida e simultaneamente informações a partir de várias fontes de informação e ignorar qualquer coisa que seja "desinteressante" ou que não seja estimulante. De acordo com a descoberta feita pela Pesquisa sobre a Geração Net, 75% dos alunos trocam mensagens instantâneas ao fazer o trabalho escolar. Ao mesmo tempo, o aluno também reproduz e faz download de músicas, assiste ao "The Daily Show" da noite passada e fala ao telefone, segundo a pesquisa. A Geração Net rapidamente muda a atenção de um projeto ao próximo, sempre priorizando a velocidade. Às vezes essa velocidade tem um custo. Educadores e pesquisadores descobriram que falta à Geração Net profundidade em suas pesquisas e habilidades críticas. Eles freqüentemente apanham informações da primeira página que surge no Google, sem examinar totalmente se o site é uma fonte confiável. A pesquisa mostra que os alunos universitários da Geração Net são fortes aprendizes visuais e fracos aprendizes textuais. Um estudo examinou um curso Biblioteca 1010 na Universidade do Estado da Califórnia - Hayward, onde os alunos freqüentemente ignoravam instruções muito extensas para deveres de casa. Quando as instruções eram reescritas usando imagens no início, as notas dos alunos aumentavam em 11 a 16% e a recusa em concluir o trabalho diminuía em 10 a 14%.

As aulas online são a solução? De acordo com um estudo da Iniciativa de Pesquisa sobre Eficácia do Ensino (site em inglês) da Universidade da Flórida Central, alunos mais velhos são muito mais propensos a se satisfazer com cursos online do que alunos da Geração Net. Isto é porque muitos cursos online são apenas simples cópias de cursos offline que não aproveitam a interatividade e imediatismo da Internet. Painéis de discussão e salas de bate-papo são imprescindíveis. Alunos da Geração Net são ávidos por interatividade com seus pares e professores, mesmo se não se encontram pessoalmente em uma sala de aula. O trabalho em grupo é muito importante para alunos da Geração Net, mesmo em cursos online, algo que é desprezado por muitos professores que presumem que alunos online são trabalhadores independentes.

Alunos da Geração Net também esperam respostas rápidas de professores online, algo que muitos professores nem sempre têm tempo ou interesse em dar. Alunos da Geração Net vivem em um ambiente de comunicações onde amigos e membros estão constantemente "logados" e podem ser contatados por telefone, email ou mensagens instantâneas. A Internet é perfeita para aprendizes de multimídia, mas poucos cursos online aproveitam esta capacidade de apresentar informações, não apenas como texto, mas também como vídeo, áudio e imagens. É preciso tempo e habilidades técnicas para criar um conteúdo online empolgante, duas coisas que faltam aos professores. Como os alunos da Geração Net batem papo, fazem compras e vivem online, você acha que eles também desejariam ter todas as suas aulas da faculdade online, mas nem sempre isso acontece.

A Geração Net não é apenas adepta do processamento de informações de várias fontes, mas também são atraídos intuitivamente pela criação de apresentações multimídia. Tendo passado a infância assistindo à MTV, filmes e videoclipes online, eles possuem olhos e ouvidos naturalmente atraídos para editar áudio, vídeo e texto. E como eles cresceram em torno de câmeras de vídeo digital e software de edição simples, todos são cineastas. Os alunos da Geração Net também são fortes aprendizes experimentais. Eles preferem aprender por descobertas, ao invés de apenas dizerem a eles que algo é verdadeiro. Eles estão acostumados com o mundo online (site em inglês), onde o Google responde a todas as curiosidades. Eles lêem e escrevem opiniões de consumidores sobre livros, jogos e aparelhos, e confiam nessas opiniões de pares mais do que qualquer comercial de TV ou crítica "oficial". Acima de tudo, os alunos da Geração Net são excelentes colaboradores. Eles se relacionam em redes de forma natural e adoram trabalhar em equipe. Para a Geração Net, a colaboração pode ocorrer na mesma sala de aula ou com membros da equipe no mundo todo. Eles se sentem à vontade para iniciar e manter relacionamentos online e tornar-se "bons amigos" de pessoas que nunca encontraram pessoalmente. Isso porque, para a Geração Net, as linhas entre o mundo virtual e físico são tênues, se não invisíveis. Não é de surpreender que a Pesquisa sobre a Geração Net descobriu que 80% dos alunos universitários já enviaram mensagens instantâneas para alguém na mesma sala. Agora que sabemos mais sobre como o aluno da Geração Net aprende e trabalha, vamos explorar como eles se comunicam com pares, professores e até mesmo seus pais.

Alunos da Geração Net e networking A Geração Net está conectada constantemente. Não apenas à internet, mas uns com os outros. O que seriam as mensagens instantâneas, afinal, sem uma lista de amigos? Para a Geração Net, a tecnologia oferece uma maneira de estar constantemente em contato com amigos antigos e novos. A poderosa combinação de telefones celulares, mensagens de texto, mensagens instantâneas e e-mail significa que os alunos da Geração Net estão sempre em meio a conversas com um ou mais amigos, seja online, ao vivo ou ambos ao mesmo tempo.

"Social networking" (rede social) é um termo chique para um modo de vida da Geração Net. A Pesquisa sobre a Geração Net descobriu que 69% dos alunos universitários pesquisados possuíam uma conta no Facebook. Não vamos nem entrar em detalhes sobre o MySpace. O que esses e muitos outros Imagem cedida por iStockPhoto sites oferecem é uma Alunos permancem conectados mesmo quando estão em grupos forma rápida de publicar um perfil pessoal e começar a reunir os "amigos". Os alunos da Geração Net são abertos e emocionalmente honestos em suas comunicações online. Para muitos, os seus blogs são literalmente diários online, onde nenhum tópico é tabu. Com a popularidade do YouTube, mais e mais pessoas estão publicando vlogs, ou vídeo-blogs, que eliminam intermediários, comunicando-se diretamente com o espectador. É essa honestidade emocional que ajuda os membros da Geração Net a conectar-se uns aos outros tão rapidamente e sentir-se como velhos amigos. Redes sociais não são criaturas estáticas. Para a Geração Net, eles se misturam e cruzam círculos acadêmicos e profissionais, criando novas exigências para antigas instituições, como o relacionamento entre professor e aluno. Alunos universitários da Geração Net esperam uma conexão profunda e pessoal com seus professores. Eles não desejam apenas um tempo de contato pessoal ao vivo com seus professores, eles querem ser capazes de ler o blog da sua professora e saber onde ela compra seus doces favoritos. Eles querem ser capazes de enviar mensagens de e-mail e de texto para ela e obter rápidas respostas de volta. Para muitos professores, tanto velhos como jovens, esse nível de acesso é impossível, mas todos concordam que é uma das novas realidades mais poderosas no ensino da Geração Net. Um dos resultados mais surpreendentes da Pesquisa da Geração Net é que, em média, o aluno universitário da Geração Net fala com um ou ambos os seus pais 1,5 vezes ao dia. Os pesquisadores descobriram que os alunos da Geração Net possuem relacionamentos muito estreitos e abertos com seus pais, com quem eles compartilham muitos dos mesmos valores. Parte dessa comunicação constante pode ser creditada à tecnologia da telefonia celular. Os alunos da Geração Net sempre possuíram seu próprio telefone celular e se comunicam sempre com seus pais. Esses pais podem se desapontar, entretanto, com uma recente pesquisa do Projeto Pew sobre Internet & Vida Americana (site em inglês) que descobriu que 39% das pessoas com idade entre 18 e 29 anos mentiam sobre sua localização ao falar ao telefone celular.

A seguir, falaremos sobre como o aluno da Geração Net vê o mundo e seu papel em tornálo um lugar melhor.

Características dos alunos da Geração Net Em contraste com a cínica Geração X, a Geração Net é otimista, positiva e voltada para o sucesso. Como são altamente bem-sucedidos, eles são ávidos por recompensas e reconhecimento por seu trabalho duro. Eles estão cientes dos muitos problemas significativos que afetam o mundo, mas estão confiantes que através de inovação jovial e tecnologia em constante aperfeiçoamento esses problemas serão resolvidos. Os alunos da Geração Net estão acostumados com o serviço comunitário. Projetos voluntários têm feito parte de sua vida acadêmica e extra-curricular desde o jardim de infância. Por isso, eles valorizam trabalho que tenha significado e melhore a vida dos outros.

Imagem cedida por iStockPhoto

Alunos da Geração Net participam de programas de serviços comunitários

Alunos universitários da Geração Net são fortemente motivados por projetos acadêmicos que possuam um componente do mundo real, especialmente aqueles voltados para uma grande "questão" como o meio-ambiente, falta de moradia ou pobreza. Alunos da Geração Net trabalham em equipes para pesquisar uma questão, criar um plano e colocá-lo em ação dentro de sua comunidade local. Alunos da Geração Net consideram-se "cidadãos globais" ativos, participando de projetos internacionais de estudos e serviços. Eles refletem os valores de celebridades em evidência que assumiram causas internacionais e jovens bilionários que se dedicam à filantropia. Em 2005, o Corpo de Paz (site em inglês) registrou o maior número de pedidos de inscrição em 30 anos. Na Geração Net, é legal ser esperto, bem-sucedido e "dar algo em troca"(site em inglês). Agora vamos examinar como as faculdades e empresas estão respondendo para atender a este grupo especial de alunos e empregados.

Trabalhando com alunos da Geração Net As faculdades (site em inglês) foram alguns dos lugares que mais cedo adotaram as redes de alta velocidade sem fio presentes em todo lugar. Isto é porque os alunos esperam estar conectados em qualquer lugar e em todo lugar. No entanto, muitas faculdades ainda

precisam obter serviços essenciais para os alunos, como a inclusão de dinheiro em contas de alimentação, marcação de consultas com o médico no centro de saúde dos alunos e renovação livros da biblioteca online, disponíveis a qualquer hora. Alunos da Geração Net esperam a mesma disponibilidade de administradores, funcionários e professores da faculdade. Eles Imagem cedida por iStockPhoto desejam enviar um e-mail para o diretor do Alunos da Geração Net usam programa de estudos no exterior e receber ferramentas online para reunir informações uma resposta rapidamente. Os alunos da Geração Net trabalham rápido e fazem planos ainda mais rápido. Eles necessitam de infraestruturas institucionais que possam acompanhar o seu passo. Como alunos que foram criados em um ambiente de notícias 24 horas, eles desejam ser os primeiros a saber dos eventos que os afetam pessoalmente. Em resposta à tragédia na Virginia Tech, mais campus estão se registrando em serviços de notificação de emergência que enviam alertas, avisos de segurança e cancelamentos de aulas diretamente aos endereços de e-mail e telefones celulares dos alunos. Os professores universitários entendem que o método tradicional de "discurso, leitura e teste" não está conseguindo atingir o aluno universitário da Geração Net. Grandes cursos discursivos estão sendo regularmente subdivididos em discussões com pequenos grupos. As apresentações com o Microsoft PowerPoint são populares, como também a disponibilização de todas as apresentações, observações das palestras, tarefas e conteúdo programático online. Muitos cursos universitários tradicionais agora possuem componentes de discussão online gerenciados por softwares e serviços como os recém-fundidos Blackboard (site em ingês) e WebCT. Alunos e professores estão se esforçando para que esses componentes de cursos online incluam mais da experiência multimídia da Internet com a qual a Geração Net está acostumada: as imagens, áudio e vídeo que tornam as informações mais vívidas. Mas nem todas as pessoas no ambiente acadêmico estão comprando a idéia de que a Geração Net representa uma grande mudança nos antigos estilos de aprendizado de todos os alunos universitários. Na verdade, dizem alguns educadores, os alunos é que tinham de adaptar seus estilos de aprendizado privados de atenção para se adequar à educação universitária tradicional, e não o contrário. Em um artigo em "Chronicle for Higher Education", a professora de linguística da American University Naomi Baron (site em inglês) diz que os alunos da Geração Net têm confundido comunicação eficaz com auto-expressão a todo custo. Seu processo de escrita e pensamento não possui profundidade, pois nenhum tempo é reservado para uma reflexão adequada. Há algo a ser dito, argumenta a professora Baron, em favor da capacidade de parar para pensar.

Alunos da Geração Net trabalhando

As empresas também estão se esforçando para entender e trabalhar com uma nova espécie de empregados. O professor de Psicologia Larry D. Rosen (site em ingês) diz que chefes "baby boomers" precisam "dar [aos empregados da Geração Net] um trabalho, afastar-se e deixá-los trabalhar". O foco deveria ser no produto, não no processo. Trabalhadores da Geração Net ainda farão tarefas múltiplas. Eles Showface | Dreamstime.com terão seu iPod ligado, seis janelas Empregados da Geração Net necessitam da liberdade de navegador abertas, três para desempenhar tarefas múltiplas no trabalho conversas de mensagens instantâneas ao mesmo tempo, enquanto escrevem código de software. O autor e especialista em Geração Net, Don Tapscott, enfatiza a importância da liberdade para o trabalhador da Geração Net. As burocracias tradicionais nos escritórios deixam o empregado da Geração Net se sentindo restringido. Ele não terá a paciência de escrever um memorando e enviá-lo pela cadeia de comando para obter retorno. O fluxo livre de idéias é essencial. Um empregado iniciante deveria ser capaz de enviar uma mensagem instantânea para um alto executivo com uma idéia e esperar receber uma resposta. Os empregados deveriam ser capazes de montar equipes virtuais dentro dos escritórios e por diferentes locais para desenvolver novas idéias independentemente. Rosen diz que os empregados da Geração Net estão acostumados com os prêmios e o reconhecimento que recebem quando são alunos excepcionalmente bem-sucedidos no ensino médio e faculdade, e o local de trabalho não deveria ser uma exceção. Trabalhadores da Geração Net esperam um retorno rápido dos superiores e incentivos por trabalhos bem feitos, como tempo adicional de férias ou prêmios. Trabalhadores da Geração Net desejam trabalhar à distância pelo menos uma parte da sua carga horária ou criar horários de trabalho flexíveis que podem não corresponder à carga horária tradicional das nove às cinco. Eles também possuem passatempos e interesses tão ecléticos como seus históricos de navegação na Internet. Para muitos deles, o trabalho nunca será o centro de suas vidas e eles buscam empregadores que compreendam a importância de manter um equilíbrio saudável entre trabalho e diversão. Para mais informações sobre os alunos da Geração Net e tópicos relacionados, confira os links na próxima página.

Mais informações

Artigos relacionados • • • • • • •

Como funcionam seminários na Web (em inglês) Como funcionam as notificações de emergência Como funcionam os PDAs Como funcionam os aparelhos de fax Como funciona o SMS Como funciona o fax sobre IP Como funciona o e-mail

Mais links interessantes (em inglês) • •

Facebook Crescendo digitalmente

Related Documents


More Documents from ""

November 2019 24
June 2020 13
P1-2.22.set.08
June 2020 7
May 2020 8
Wikipedia Web2.0
November 2019 12