plano anual de actividades 200910 | Lisboa
Nota introdutória O Plano de Actividades (PA) para o ano lectivo 2009.10 visa, à semelhança dos anos anteriores, a prossecução e desenvolvimento dos objectivos do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Pretende, ainda, criar um modus operandi coerente e articulado com as diversas parcerias, tendo por base os princípios orientadores estatuídos no documento Programa RBE – Acompanhamento e apoio no terreno às bibliotecas integradas ou a integrar na RBE. Assim, destacam-se como pressupostos deste PA: o apoio à criação e desenvolvimento de bons serviços nas bibliotecas escolares (BE) e o estabelecimento de parcerias com os serviços de educação e cultura das autarquias, as bibliotecas municipais, os centros de formação e outras instituições/ estruturas que, pela sua natureza, permitam o desenvolvimento das linhas orientadoras do Programa RBE.
Lisboa em 30 de Setembro de 2009
A coordenadora interconcelhia
1|4
plano anual de actividades 200910 | Lisboa
1. Organização e tratamento de informação • Actualizar a base de dados dos contactos dos vários intervenientes do Programa Rede de Bibliotecas Escolares: agrupamentos, escolas, centros de formação, autarquias, bibliotecas municipais e outras parcerias. • Pesquisar, seleccionar e produzir documentação/ materiais para apoio à actividade das BE: guiões p/ gestão documental e modelos de documentação varia: relatórios, manuais de procedimentos, legislação, … • Promover a partilha de experiências, através da divulgação dos materiais produzidos pelas escolas, bibliotecas públicas e outras parcerias. • Participar em encontros de trabalho programados e coordenados pelo sector das bibliotecas escolares da Direcção Regional de Educação (DRE). • Recolher e tratar informação sobre as escolas integradas e não integradas no Programa RBE. • Responder, em tempo oportuno, às solicitações do Gabinete RBE.
plano anual de actividades 200910
2. Contactos com as parcerias envolvidas/ a envolver no Programa RBE • Promover contactos com os agrupamentos/escolas, bibliotecas públicas, serviços de educação e cultura das autarquias, centros de formação e outras instituições/estruturas afins, com o intuito de promover/alargar uma cultura de trabalho em rede. • Calendarizar e preparar reuniões com as diversas instituições, tendo como objectivo o cumprimento das linhas de acção do Programa RBE, procurando optimizar e articular as deslocações no terreno. • Incentivar o trabalho em rede das bibliotecas públicas e escolares, através do estabelecimento de protocolos de incidência local, visando a institucionalização dos grupos de trabalho concelhio. • Recolher e tratar informação: grelhas de observação/avaliação, planos de actividade, relatórios de actividade e outra documentação considerada relevante para o conhecimento do trabalho desenvolvido pelas BE. 3. Elaboração de documentação • Produzir relatórios trimestrais sobre a actividade desenvolvida. • Elaborar mapas mensais de deslocação no terreno. • Recolher informação e actualizar a base de dados do Programa RBE [ http://w3.gepe.min-edu.pt/rbe/lista.asp ] • Produzir relatórios, por solicitação do Gabinete RBE, sobre situações pontuais. 4. Apoio/ integração RBE 2009 • Acompanhar as escolas integradas e/ou reestruturadas em 2009: apoio à implementação dos projectos – obras de construção civil, aquisição de mobiliário/equipamento e fundos documentais. • Apoiar a criação e consolidação das equipas das bibliotecas escolares integradas em 2009 e as que sofreram alterações na coordenação e/ou constituição das equipas. 5. Formação • Promover de sessões de formação, a implementar em articulação com as equipas das BE, para directores de turma e professores dos agrupamentos/escolas, de forma a potencializar os recursos e meios disponibilizados pelas bibliotecas escolares. • Realizar sessões de trabalho, com carácter formativo, para os coordenadores e equipas da BE, sobre temáticas varia, de acordo com as necessidades específicas de cada escola: gestão documental, promoção da leitura; articulação com os departamentos curriculares e outros a definir. • Participar em acções de formação, colóquios e encontros relacionados com o âmbito das bibliotecas escolares, bibliotecas em geral e promoção da leitura. • Participar em acções de formação no âmbito do Programa RBE.
2|4
plano anual de actividades 200910 | Lisboa
Actividades de acompanhamento no terreno | cronograma Acti vidade Reuniões de trabalho com a totalidade coordenadores das bibliotecas escolares .
dos
Acompanhamento das escolas integradas em 2009
Apoio aos processos de reestruturação – 2009
Apoio aos coordenadores dos agrupamentos/ escolas
Acompanhamento das bibliotecas integradas na RBE.
Agrupamentos/escolas
Calendarização
Observações
Todas as dos distritos de
. 04.09 . 05.09
Reuniões de trabalho para lançamento do ano lectivo 2009/10. Vide memorando de preparação do ano lectivo 2009/10.
. Setembro – Dezembro (1ª fase)
1ª Fase – Apoio ao processo de instalação das BE: preparação/organização dos novos espaços e formação das equipas.
. Janeiro – Junho (2ª fase)
2ª Fase – O processo de acompanhamento de proximidade deverá manter-se até ao final do ano lectivo, de forma a consolidar o processo de instalação das BE.
. Setembro – Dezembro
Acompanhamento dos processos de reestruturação [Apoio RBE 2008]: aquisição de fundos documentais e instalação de uma área para o 1º CEB na BE da EBI ….
. 16 de Setembro (1ª fase)
1ª Fase – Articulação e definição de metodologias de trabalho a implementar em 2009.10: funções/ actividades e horário de trabalho.
. Outubro – Março (2ª fase)
2ª Fase – Acompanhamento e “monitorização” da actividade desenvolvida, de forma a optimizar/redireccionar as principais linhas de actuação.
. Maio – Julho (3ª fase)
3ª Fase – balanço da actividade desenvolvida: principais pontos fortes e a optimizar.
EB23S … EB23 … EB23 …
EBI … EB1 …
…
Escolas integradas em 2008; Novembro – Dezembro (1º fase) Escolas onde se registaram alterações na coordenação e/ ou equipa; Janeiro – Junho (2ª fase) Escolas com programas de apoio já iniciados: instalação/ formação de software de gestão do catálogo; programas de formação de utilizadores e promoção da leitura; Restantes escolas.
1º Fase – Escolas integradas em 2008. 2º Fase – O acompanhamento às escolas deverá ser priorizado em função do tipo de apoio/ trabalho a realizar e do cronograma estabelecido nas diferentes visitas/ reuniões.
3|4
plano anual de actividades 200910 | Lisboa
Outras actividades | cronograma Acti vidade
Calendarização
Gabinete RBE – reuniões de trabalho
Observações Calendarização a definir pelo Gabinete RBE.
Setembro/ Outubro Dezembro Março Julho
Articulação c/ Direcção Regional de Educação
Prevê-se a realização de uma reunião por período lectivo.
Actualização dos contactos das diferentes parcerias e preparação de Setembro – Novembro materiais varia para apoio à actividade. . Manutenção do apoio online prestado às escolas, através de correio electrónico e/ou outra tipologia de aplicação. Produção/ elaboração de documentação/ instrumentos actividade das BE’s.
de apoio à
Produção/ elaboração de documentação/ instrumentos actividade das BE’s.
de apoio à
Setembro – Julho
Outubro – Julho Outubro – Novembro
. Elaboração de documentação técnica de apoio às equipas das BE’s e grupos de trabalho de incidência local, designadamente na preparação dos catálogos colectivos de âmbito concelhio. . Elaboração de mapas mensais de deslocações; . Relatórios trimestrais de actividade; . Recolha de informação e preenchimento online da base de dados da RBE, calendarização a definir pelo GRBE. . Formação PORBASE para funcionários e coordenadores das bibliotecas escolares do 1º Ciclo EB da … Realização de acções de formação com carácter informal para as equipas da BE e para docentes: directores de turma, coordenadores de departamento e/ou outros, em datas a calendarizar com as escolas/ bibliotecas.
Formação
Outra tipologia de formação a definir em função dos problemas/ situações diagnosticados e/ou em articulação com os centros de formação.
Outra tipologia de actividades
Calendarização a definir
As actividades a desenvolver com as parcerias não tuteladas pelo Ministério da Educação (autarquias, bibliotecas municipais e outras) estarão sujeitas a uma calendarização específica. Poderá, ainda, haver lugar à concretização/ realização de quaisquer outras actividades, de acordo com eventuais indicações do Gabinete da RBE.
4|4