O Mundo Romano e a sua
VAMOS VIAJAR NO TEMPO…
Esta cidade tem quase três mil anos! Hoje, percorrendo as suas ruas, podes ver numerosas ruínas, que lembram a cidade antiga. Queres redescobrir a vida dos seus habitantes na época do nascimento de Cristo? Eram governados por imperadores e o poder romano dominava todos os países à volta do Mediterrâneo.
De simples povoado, Roma passou a capital de um dos mais poderosos impérios da Antiguidade
O Império Romano era imenso. Com povos tão diferentes, como conseguiram os Romanos manter o Império durante mil anos?
Meios de integração dos povos dominados Latim Leis Rede de estradas Administração pública do território Direito de cidadania
Culto ao Imperador
O que significa
romanizar? Eis aqui um bom exemplo
Nós garantimos a conquista do Império, a sua manutenção Somos agentes da Romanização, assim como os colonos e os mercadores.
Somos soldados muito disciplinados, fazemos mais de 30 km a pé e com mochilas muito pesadas.
O papel do exército na formação do Império
QUANDO É QUE NÓS USÁVAMOS A TÁCTICA DA TARTARUGA?
a rPa rP a v çn m ra so a a v çn m ra o sa so rm b o in im g ,o s o rb e io n ie g ,o u a su m so u m su m a so m rte u q u e rt u q u e s p ice la … p se ice … la g re e m so so g re u e m o s o su s c d o o sa rb e a c se u d o o se b ru e c b a çe ,a c a b çe ,a o fd ro m a n d o u m a f ro m a n u m a ca n o c h a q u e c o cn h q u e
Toda esta riqueza veio melhorar o nível de vida das populações? A enorme riqueza foi beneficiar apenas um reduzido
número de pessoas que ficaram mais ricas, enquanto o povo vivia na miséria, tendo dificuldade em arranjar emprego devido à existência de escravos.
O comércio no império romano no sec. II
Roma tornouse o mercado de toda a terra
Economia romana
urbana
comercial
monetária
esclavagista
Os romanos construiíam numerosas cidades, centos de produção e de consumo.
A principal actividade passou a ser o comércio marítimo e terrestre.
Grande circulação de moeda proveniente da exploração mineira e dos impostos.
Milhares de escravos trabalhavam nas obras públicas, campos e minas.
A VIDA QUOTIDIANA Uns viviam em cidades e tinham formas de vida requintadas, outros afastados dos centros urbanos eram rudes e ignorantes.
DOMUS (reconstituição) Vivendas pertencentes a famílias abastadas situadas em locais calmos. Possuíam banhos privados, várias divisões, aquecimento central e jardins interiores.
Um dia de um romano rico De manhã -Dá ordens aos escravos -Presta culto aos deuses domésticos Recebe os clientes -trata dos negócios De tarde: tarde -Vai às termas e aos
espectáculos públicos À noite: -Dá banquetes
A RIQUEZA-MISÉRIA DE ROMA A cidade era muito barulhenta!
Insula Prédio de vários andares, construído em ruas estreitas e mal cheirosas, onde residiam as famílias mais pobres.
OS DEUSES ROMANOS
Os romanos adoravam centenas de deuses e acreditavam que estes os protegiam de dia e noite. Os romanos aceitavam os deuses dos povos conquistados desde que estes também honrassem os seus deuses. Muitos dos deuses venerados na Grécia passaram a ser adorados por todo o império embora com outros nomes.
A
maior parte das grandes construções romanas situava-se nas cidades. Roma era a cidade modelo.
O FÓRUM
O Fórum era a praça pública da cidade. À volta ficavam os edifícios de lazer, de utilidade pública e de divertimentos e as zonas
A VIDA NOS CAMPOS A vida quotidiana deferia consoante se vivesse no campo ou na cidade. Nos campos, o quotidiano estava marcado pelos trabalhos agrícolas. Os camponeses trabalhavam a terra, do nascer ao pôr do sol e os divertimentos eram raros.
Grandes construtores e engenheiros
Ponte e aqueduto
Construção de uma estrada romana
As estradas e as pontes ligavam as várias regiões do Império. Sem aquedutos, as pessoas não teriam os banhos públicos, as casas de banho ou as fontes de água fresca.
LOCAIS DE DIVERTIMENTO
O Coliseu levava cerca de 50 mil espectadores, servia para lutas de gladiadores, combates de feras e batalhas navais. l
Era um local de muita violência.
OS DIVERTIMENTOS OS BANHOS Depois do almoço, a que se segue a sesta o romano dirige-se para os banhos públicos, as termas. Passeia pelos jardins, faz exercício físico, lê na biblioteca. Em seguida, toma banho de vapor e por fim, toma um banho de água fria e é massajado e perfumado por um escravo.
A ARTE ROMANA Os romanos embora influenciados pelos povos com quem contactaram não deixaram de ser originais
A arte romana é robusta e utilitária
Influências gregas
Os arquitectos recorreram a soluções inovadoras: arcos, cúpulas, abóbadas, o que lhes permitia construir espaços maiores. Mosaico
Os mosaicos aparecem associados à arquitectura, pavimentando e embelezando o chão dos edifícios com cenas da vida quotidiana.
Na pintura destacam-se os frescos que decoravam as casas nobres.
O retrato Os romanos foram mestres no retrato que era feito com muito realismo.
Fresco
UMA NOVA RELIGIÃO O cristianismo nasceu na Palestina. A sua doutrina de paz, amor, igualdade entre os homens, e ainda, a recusa do culto dos imperadores romanos levaram às perseguições durante três séculos. Já nos finais do séc. IV, o Cristianismo tornou-se a religião oficial do Estado romano.
FIM DO IMPÉRIO ROMANO
A cidade de Roma que havia conquistado o Mundo foi ela mesma conquistada!
A partir do fim do século III, o Império Romano entrou num período de crise profunda, motivada por problemas internos: -perda de prestígio e autoridade dos imperadores, enfraquecimento do exército -problemas económicos, com o fim das conquistas, e a falta de mão-de-obra escrava. No inicio do século V, a pressão exercida pelos Hunos sobre os Bárbaros forçou-os a entrar violentamente na parte ocidental do Império. O Império do Ocidente cai em 476 d.C. surgindo no seu lugar vários reinos Bárbaros.
Os Hunos
O Império romano caiu mas as suas heranças ficaram até aos nossos dias… Latim
Direito Técnicas de construção Urbanismo
O Cristianismo
Os números romanos